ASN PR Atualização
Compartilhe

Festival Papo Reto incentiva cultura empreendedora entre estudantes de Curitiba e região

Iniciativa do Sebrae/PR foi realizada com conteúdo de empreendedorismo e cidadania em palestras, exposição, oficinas e entretenimento
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Mais de 70 oficinas, workshops, palestras, espaço de exposição e interatividade para jovens de 13 a 17 anos de Curitiba e região metropolitana. O Sebrae/PR realizou nesta sexta-feira (16) a primeira edição do Festival Papo Reto, com atividades espalhadas em 17 salas nos dois blocos da sede de Curitiba e Regional Leste, no Prado Velho. O festival teve apoio do Sicredi, da Fomento Paraná, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Pró-Metrópole.

1400 estudantes participaram em dois turnos do evento. Fotos: Inove

Rosangela Angonese, coordenadora de Cultura Empreendedora e Liderança do Sebrae/PR, enalteceu a parceria das escolas e professores.

“Lançamos uma experiência nova, abrindo o Sebrae/PR para jovens de Curitiba e região metropolitana, com apoio fundamental dos educadores. A iniciativa fomenta a cultura empreendedora entre adolescentes que se preparam para concluir o ensino médio. Para além de incentivar o empreendedorismo, nossa missão no Sebrae/PR é inspirar a realização de sonhos, ajudando a estruturar e colocar em prática as diversas vocações profissionais”, afirmou.

A palestra de abertura do Festival Papo Reto recebeu a empreendedora e executiva Vivi Ruskowski, nascida e criada em uma das maiores favelas de Porto Alegre (RS), que superou obstáculos e hoje soma em seu currículo a abertura de vários restaurantes de sucesso.

Sebrae/PR recebeu estudantes de 13 a 17 anos para experiências com educação empreendedora, cidadania, aprendizado e inovação

“Quem sabe da nossa profissão somos nós mesmos, mas sempre de forma colaborativa. Ninguém faz nada sozinho, nem cresce sozinho. É impossível não enfrentar percalços no caminho, mas temos que levar essas experiências como aprendizado. Saiba que o concorrente do seu negócio não é o que faz o mesmo que você, mas o que faz diferente. Por exemplo, concorrente de uma hamburgueria é comida japonesa, não outras hamburguerias”, explanou Vivi Ruskowski.

Educação empreendedora

O professor Eduardo Emmerich, do Colégio Lysímaco Ferreira da Costa, em Curitiba, participou do festival com turmas de alunos nos dois períodos.

Professor Eduardo levou turmas para desenvolver práticas empreendedoras

“Temos uma turma no colégio que trabalha o empreendedorismo em uma disciplina, mais pelo aspecto teórico, então para nós foi uma satisfação receber o convite para participar do Festival Papo Reto. Também já realizamos alguns cursos on-line do Sebrae/PR com nossos alunos. No próximo trimestre, vamos desenvolver a ideia de um produto que vai ser posto em prática, tendo o colégio como principal cliente, para poder desenvolver essa parte do empreendedorismo com os alunos. Envolve criação de marca, parte jurídica, finanças e até buscar parcerias”, detalha o professor.

Vinda de Araucária, Márcia Regina Katuragi, diretora do Colégio Metropolitana, participou da palestra para educadores ministrada pelo especialista Marcos Meier, “Aprendizagem significativa e o novo mindset da educação”.

“A programação foi bem elaborada, de forma criativa e interessante para os estudantes. E também para nós, diretores e professores. Adorei a palestra do Meier, foi inspiradora, para repensarmos a forma de encarar nosso ofício de docente em um mundo em plena transformação. Trouxemos 45 alunos para as atividades da manhã. Para cativar o público adolescente, é preciso mais iniciativas como essa”, sugere.

Professora Glaci já realiza projetos de educação empreendedora na escola e participou com duas turmas

Glaci Velasco é professora de matemática do Colégio Estadual Santa Cândida, de Curitiba, e trouxe 45 alunos pela manhã e 40 alunos à tarde.

“Trabalho com os meus alunos desde o ano passado com empreendedorismo e educação financeira, já fizemos outras parcerias com o Sebrae/PR também. Fiz a inscrição para o festival e os alunos escolheram várias atividades: a palestra de empoderamento feminino, a oficina sobre como sair bem na foto da rede social, o trabalho de DJ, as oficinas da Renault e do perfil ‘Futeboleza’ também”, conta.

Palestras inspiradoras

Ao longo do dia, o Festival Papo Reto recebeu ainda o criador de um dos maiores canais de games do Brasil, com mais de 6 milhões de inscritos no Youtube: Skorpion Gamer falou sobre sua trajetória no empreendedorismo, trocando experiências com os participantes. Já Mara Teresa, do Soul Sports, e Isabela Antonietto de Abreu apresentaram os desafios da vida empreendedora sob a ótica de mulheres que lideram negócios inovadores em áreas majoritariamente masculinas.

Outros convidados que participaram do evento, em palestras ou oficinas, foram Gi Baldino, narradora de jogos e host do podcast @umporcentomais; Ícaro, criador do perfil Futeboleza, que desafia jogadores profissionais destacados a jogar pedra, papel e tesoura, transformando esses conteúdos em vídeos que se espalham pela internet; e Iuri Coutinho de Alencar, com a oficina “Resolvendo problemas e superando desafios: aprenda sobre a metodologia de Design Thinking”.

Diretor José Gava Neto interage na abertura do Festival Papo Reto

As oficinas, palestras e exposição foram distribuídas nos turnos da manhã (das 8h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h). José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR e Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, fizeram as boas-vindas aos alunos nos turnos distintos.

-

  • educação empreendedora
  • empreenedorismo
  • estudantes
  • papo reto