Mais de 70 oficinas, workshops, palestras, espaço de exposição e interatividade para jovens de 13 a 17 anos de Curitiba e região metropolitana. O Sebrae/PR realizou nesta sexta-feira (16) a primeira edição do Festival Papo Reto, com atividades espalhadas em 17 salas nos dois blocos da sede de Curitiba e Regional Leste, no Prado Velho. O festival teve apoio do Sicredi, da Fomento Paraná, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Pró-Metrópole.
Rosangela Angonese, coordenadora de Cultura Empreendedora e Liderança do Sebrae/PR, enalteceu a parceria das escolas e professores.
“Lançamos uma experiência nova, abrindo o Sebrae/PR para jovens de Curitiba e região metropolitana, com apoio fundamental dos educadores. A iniciativa fomenta a cultura empreendedora entre adolescentes que se preparam para concluir o ensino médio. Para além de incentivar o empreendedorismo, nossa missão no Sebrae/PR é inspirar a realização de sonhos, ajudando a estruturar e colocar em prática as diversas vocações profissionais”, afirmou.
A palestra de abertura do Festival Papo Reto recebeu a empreendedora e executiva Vivi Ruskowski, nascida e criada em uma das maiores favelas de Porto Alegre (RS), que superou obstáculos e hoje soma em seu currículo a abertura de vários restaurantes de sucesso.
“Quem sabe da nossa profissão somos nós mesmos, mas sempre de forma colaborativa. Ninguém faz nada sozinho, nem cresce sozinho. É impossível não enfrentar percalços no caminho, mas temos que levar essas experiências como aprendizado. Saiba que o concorrente do seu negócio não é o que faz o mesmo que você, mas o que faz diferente. Por exemplo, concorrente de uma hamburgueria é comida japonesa, não outras hamburguerias”, explanou Vivi Ruskowski.
Educação empreendedora
O professor Eduardo Emmerich, do Colégio Lysímaco Ferreira da Costa, em Curitiba, participou do festival com turmas de alunos nos dois períodos.
“Temos uma turma no colégio que trabalha o empreendedorismo em uma disciplina, mais pelo aspecto teórico, então para nós foi uma satisfação receber o convite para participar do Festival Papo Reto. Também já realizamos alguns cursos on-line do Sebrae/PR com nossos alunos. No próximo trimestre, vamos desenvolver a ideia de um produto que vai ser posto em prática, tendo o colégio como principal cliente, para poder desenvolver essa parte do empreendedorismo com os alunos. Envolve criação de marca, parte jurídica, finanças e até buscar parcerias”, detalha o professor.
Vinda de Araucária, Márcia Regina Katuragi, diretora do Colégio Metropolitana, participou da palestra para educadores ministrada pelo especialista Marcos Meier, “Aprendizagem significativa e o novo mindset da educação”.
“A programação foi bem elaborada, de forma criativa e interessante para os estudantes. E também para nós, diretores e professores. Adorei a palestra do Meier, foi inspiradora, para repensarmos a forma de encarar nosso ofício de docente em um mundo em plena transformação. Trouxemos 45 alunos para as atividades da manhã. Para cativar o público adolescente, é preciso mais iniciativas como essa”, sugere.
Glaci Velasco é professora de matemática do Colégio Estadual Santa Cândida, de Curitiba, e trouxe 45 alunos pela manhã e 40 alunos à tarde.
“Trabalho com os meus alunos desde o ano passado com empreendedorismo e educação financeira, já fizemos outras parcerias com o Sebrae/PR também. Fiz a inscrição para o festival e os alunos escolheram várias atividades: a palestra de empoderamento feminino, a oficina sobre como sair bem na foto da rede social, o trabalho de DJ, as oficinas da Renault e do perfil ‘Futeboleza’ também”, conta.
Palestras inspiradoras
Ao longo do dia, o Festival Papo Reto recebeu ainda o criador de um dos maiores canais de games do Brasil, com mais de 6 milhões de inscritos no Youtube: Skorpion Gamer falou sobre sua trajetória no empreendedorismo, trocando experiências com os participantes. Já Mara Teresa, do Soul Sports, e Isabela Antonietto de Abreu apresentaram os desafios da vida empreendedora sob a ótica de mulheres que lideram negócios inovadores em áreas majoritariamente masculinas.
Outros convidados que participaram do evento, em palestras ou oficinas, foram Gi Baldino, narradora de jogos e host do podcast @umporcentomais; Ícaro, criador do perfil Futeboleza, que desafia jogadores profissionais destacados a jogar pedra, papel e tesoura, transformando esses conteúdos em vídeos que se espalham pela internet; e Iuri Coutinho de Alencar, com a oficina “Resolvendo problemas e superando desafios: aprenda sobre a metodologia de Design Thinking”.
As oficinas, palestras e exposição foram distribuídas nos turnos da manhã (das 8h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h). José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR e Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, fizeram as boas-vindas aos alunos nos turnos distintos.
-