ASN PR
Compartilhe

Gamificação: projeto incentiva capacitação de lojistas, em Cascavel

Durante quatro meses, empresários receberam desafios para cumprir jornada
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Com o objetivo de incentivar a capacitação e a aplicação de boas práticas nos negócios, o Sebrae/PR desenvolveu o Projeto JL On Game. A primeira edição, realizada entre maio e agosto deste ano, envolveu 21 empreendedores do Cascavel JL Shopping e a dinâmica ocorreu por meio de técnicas de gamificação, que consiste na aplicação de estratégias de jogos no dia a dia visando aumentar o engajamento dos participantes.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich, o projeto foi pensado para se adequar à rotina dos lojistas, incentivando a participação e, ao mesmo tempo, entregando conteúdos relevantes. Para isso, os participantes foram incluídos em um grupo de WhatsApp, onde eram divulgados conteúdos diversificados e capacitação e desafios que deveriam ser cumpridos em um determinado período.

“Semanalmente, esses vídeos eram enviados e, na sequência, os empresários também recebiam quizzes e formulários para responder, além de outros desafios que deveriam ser cumpridos, como postagens em redes sociais e avaliação de clientes com relação ao atendimento e aparência das vitrines – tudo evidenciado no grupo. Trabalhamos temas como gestão financeira, marketing, boas práticas, redes sociais para negócios, dentre outros”, explica Angélica.

A iniciativa, segundo a coordenadora de marketing do Shopping, Dhyellen Peloia, colaborou para a melhoria de diversas frentes, mas, principalmente, para a integração entre os lojistas e a motivação dos funcionários.

“Observamos que houve contribuição com a evolução das empresas e a motivação e a satisfação dos funcionários foi evidente, pois o game criou uma competitividade saudável. Os participantes tiveram que se reinventar nas suas rotinas, que, muitas vezes, são bem aceleradas, para conseguirem finalizar as missões e aprender conceitos novos. Os esforços foram muitos e acredito que todos finalizam o projeto mais preparados para os desafios do mercado”, celebra.

Vencedores

Nesta semana, foram divulgados os vencedores do game. A loja Lupo conquistou o terceiro lugar; a Clube Morena Rosa ficou na segunda colocação e a grande campeã foi a Track & Field.

A empreendedora Daniele Machado da Luz é sócia administrativa da loja vencedora e garante que conseguiu aprender muito com os conteúdos e com o formato do projeto.

“Coloquei como tarefa para as vendedoras da loja ter uma história de sucesso por semana, então elas tinham que aplicar as ferramentas com os clientes, porque precisava ser algo que vivenciaram de fato. Melhoramos muito as vendas, a loja cresceu e evoluímos como equipe também”, enaltece.

Com o projeto, Daniele aplicou algumas ideias, como: segmentação de contatos via WhatsApp Business; uso de calendário alternativo para gerar mais vendas; e postagem de testemunhos de clientes nas redes sociais.

“Foi muito bom. Normalmente, os projetos que têm são mais voltados para os clientes, então foi muito legal ter algo voltado para as lojas. A gente se sente valorizado”, enfatiza.

Como prêmio, Daniela e os demais empreendedores que conquistaram o pódio foram presenteadas com vouchers de benefícios do próprio shopping, como desconto em condomínio, por exemplo. Agora, segundo a consultora do Sebrae/PR, a ideia é levar o projeto para outros lugares.

“Essa foi uma ação diferente, mas conectada com as necessidades dos empresários. Pudemos trabalhar temas e inspirações que, muitas vezes, em treinamentos curtos ou palestras, não temos tempo hábil para abordar. Foi uma oportunidade de melhoria para os negócios”, conclui Angélica.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, pet shop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site.

  • cascavel jl shopping
  • gamificação
  • jl shopping
  • on game
  • shopping jl