ASN PR Atualização
Compartilhe

Grupo do Maranhão conhece boas práticas das Salas do Empreendedor de Maringá e Campo Mourão

Objetivo é compartilhar experiências e melhorar atendimento aos microempreendedores individuais
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Uma comitiva formada por representantes do Sebrae e coordenadores de Salas do Empreendedor viajou quase três mil quilômetros do Maranhão para Maringá e Campo Mourão, onde estiveram nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23) para conhecer a experiência paranaense. O noroeste do Estado foi escolhido para visita técnica por ser a regional do Paraná que mais obteve Selos Diamante em premiação realizada pelo Sebrae em reconhecimento às salas que se destacaram em aspectos como a prontidão do atendimento, qualidade do ambiente, presença digital, articulação junto ao município para fomento ao empreendedorismo e na qualidade do conteúdo entregue ao público.

Dos 148 troféus de Diamantes no Brasil, 44 foram paranaenses, o primeiro Estado do ranking. Destes, 17 foram entregues a serviços da Regional Noroeste, 38% do total no Paraná. A Regional, que abrange 112 municípios, conta com 97 Salas em atividade e realizou, só em 2024 até o momento, 126.358 atendimentos a 38.253 empresas únicas.

Patrícia Pessoa, coordenadora da Sala do Empreendedor de Governador Nunes Freire, no Maranhão, que também conquistou o Diamante no Selo Sebrae de Referência em Atendimento, conta que a maior expectativa com a visita é aplicar na cidade práticas que fazem com que as Salas do noroeste paranaense se destaquem.

“Temos gratidão por transformar a vida de microempreendedores. Foram mais de mil atendimentos no último ano. Mas alguns aspectos podem melhorar. Em Maringá e Campo Mourão há parcerias fortes com instituições que auxiliam na rede de apoio ao MEI. E o tempo todo há profissionais para atender o público. Não temos um modelo de especialistas dedicados à gestão do atendimento. São exemplos que levaremos para casa”, diz Patrícia.

Da capital do Maranhão, São Luís, a coordenadora de Integração e Atendimento do Sebrae/MA, Magnólia Everton Costa conta que a viagem ao Paraná é uma oportunidade de crescimento para os profissionais que atuam junto às Salas. Além de Governador Nunes Freire, estiveram representados os municípios Santa Inês, Timon e Parnarama.

“Reconhecemos bons trabalhos realizados, dentre as nossas 155 Salas atuantes, com visitas técnicas, a fim de que conheçam experiências que possam agregar ao seu trabalho. O Paraná é referência no Selo, aqui começou tudo. Também nos chamou a atenção a Sala de Campo Mourão, que recentemente conquistou a certificação ISO 9001”, comenta Magnólia.

Grupo conheceu boas práticas das Salas do Empreendedor da região noroeste. Foto: Divulgação.

A Casa do Empreendedor de Campo Mourão recebeu a Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001 do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é um dos organismos de certificação de sistemas acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O recebimento da chancela ocorreu em setembro deste ano, fazendo da iniciativa mourãoense pioneira dentre as 2.825 Salas no Brasil e 366 no Paraná.

Para a ISO, 62 processos passaram por análise e validação, foram criados canais para registro de erros e de melhorias, estabelecidas métricas de desempenho, entre outras exigências da certificação. Foram 16 meses de trabalho até a implantação da ISO, com auditorias, adequações e inovações, a fim de manualizar os processos. No período, a equipe contou com apoio focado do Sebrae/PR e da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão.

“Somos a Regional com o maior número de Salas e a que obteve mais Selos Diamante no Estado. Recebemos em nossa casa o grupo do Maranhão para compartilhar todas as experiências positivas que temos e conhecer, também, as boas práticas do estado nordestino. O relacionamento e a proximidade com os atendentes das Salas nos ajuda em entregas com qualidade de resultados positivos”, acentua a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira.

  • Maranhão
  • sala do empreendedor
  • visita técnica