Com o objetivo de apoiar o fortalecimento do turismo paranaense e, também, de favorecer a retomada do setor pós-pandemia, Sebrae/PR, Fecomércio PR e a Paraná Turismo, estão realizando uma série de workshops na região, voltados para as Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), associações sem fins lucrativos, que são como espaços de articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.
Essa iniciativa oferece possibilidade de profissionalização, capacitações e melhoria em aspectos como gestão, liderança e representatividade institucional. Nas três IGRs atendidas pela Regional Centro do Sebrae/PR: Terra dos Pinheirais; Entre Matas, Morros e Rios; e Campos Gerais o próximo workshop ‘Ferramentas para lideranças, facilitando na condução e interatividade nas reuniões e eventos remotos’, acontece no dia 23. Já no dia 28, será abordada a temática ‘Formatação e comercialização de produtos turísticos e como a IGR pode fazer parcerias com agências emissivas e receptivas, nacionais e internacionais’.
No mês de outubro, os workshops serão nos dias 19 e 21, com os temas ‘Hospitalidade e receptividade local: guias de turismo, estruturas, serviços e equipamentos necessários para prática das atividades de turismo de aventura e ecoturismo e os impactos de cada atividade no setor ambiental e suas legislações’ e ‘MKT de Posicionamento voltado para o associativismo’, respectivamente. Também estão previstas consultorias gratuitas e individualizadas para os membros das IGRs.
“A conclusão dessas atividades será até outubro deste ano. Os trabalhos estão embasados no Decreto nº 5925/2012, que institui o Certificado de Reconhecimento das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Paraná e, também, no Masterplan Paraná Turismo 2026”, explica a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, onde cada IGR tem suas particularidades e demandas diferentes.
Em encontro no início do mês, membros da IGR Terra dos Pinheirais participaram do workshop ‘Liderança e envolvimento regional’, que contou com a participação de 35 pessoas, entre elas da presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná (Adecsul), Estela Mara Rosa.
“As capacitações podem agregar no fortalecimento do turismo e da IGR. Qualquer movimento neste sentido é muito válido”, considera Estela.
Outro encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 14, com a IGR Entre Matas, Morros e Rios, sobre a elaboração de projetos e captação de recursos.
O gerente de turismo do Sesc e representante da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, comenta que o trabalho de regionalização do turismo tem frutos positivos em outros países, como é caso de Portugal, que se destaca na Europa. “Um grande trabalho é feito de várias mãos. A regionalização é importante para construirmos lideranças engajadas no desenvolvimento do setor. A Fecomércio sempre apoio o turismo, que gera emprego e renda, e que tem grande potencial no Estado”, reforça.
A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, ressalta a importância da regionalização do turismo no Estado. “É um trabalho de formiguinha, que depende muito da interação e articulação das IGRs e do reconhecimento do trade do turismo”, avalia.
Em cada região, as IGRs são compostas por representantes que atuam para melhorar a articulação e interlocução entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Com o início desta ação proposta pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR e Paraná Turismo, a expectativa é que esse trabalho seja ainda mais fortalecido.
-
Contato para imprensa:
Patrícia Biazetto – (42) 98827-9194
-