ASN PR Atualização
Compartilhe

Inteligência Artificial nos pequenos negócios é tema de encontro nacional, em Curitiba

Enampe chega à 22ª edição, reunindo representantes de 16 estados
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A capital paranaense recebeu o XXII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe), nesta quinta-feira (22), que trouxe como principal temática “Inteligência Artificial nos Pequenos Negócios – Oportunidades e Desafios”, e contou com a participação de empreendedores, diretoria executiva e representantes de 16 estados brasileiros.

Encontro reuniu representantes de 16 estados para falar sobre IA. Fotos: Inove.

O evento foi organizado pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar) e Sebrae/PR, e aconteceu no auditório do Victoria Villa Hotel.

“O Enampe é mais do que um encontro. É a materialização do compromisso do nosso sistema com o futuro das pequenas empresas, com inovação e representatividade. O tema não poderia ser outro além da Inteligência Artificial (IA) e sua capacidade de desenvolver negócios. Tanto as grandes quanto as pequenas empresas precisam conhecer e utilizar a IA em seus processos. É mais velocidade, crescimento e ajuda aos empresários”, destacou Ercílio Santinoni, presidente da Fampepar e da Conampe.

Ercílio Santinoni, presidente da Conampe e Fampepar.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, evidencia a importância da Inteligência Artificial e sugere, de forma especial, que os empreendedores a utilizem em conjunto com um planejamento adequado para administrar o grande fluxo de informações.

“É uma ótima ferramenta. Quando bem utilizada, pode levar a decisões mais assertivas e técnicas, sendo uma grande apoiadora das micro e pequenas empresas que buscam alavancar seus negócios de forma sustentável, aumentando sua produtividade e competitividade”, destacou.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, lembrou a IA já faz parte da vida do pequeno empreendedor, sendo frequentemente aplicada em áreas como vendas, atendimento, produção e relacionamento com clientes e fornecedores.

“É fundamental promovermos espaços de reflexão e mobilização em torno de quem move a economia do nosso país: os micro e pequenos negócios. No Sebrae, já atuamos para que a inteligência artificial se torne uma aliada no dia a dia desses empreendedores, seja automatizando tarefas rotineiras, qualificando o atendimento ao cliente ou mesmo apoiando decisões mais estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios”, comentou Tioqueta.

José Roberto Ricken, presidente do CDE do Sebrae/PR e do Sistema Ocepar.
Letramento digital

O secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Mauricio Juvenal, iniciou o evento com a apresentação das políticas nacionais implementadas pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Ele destacou que a gestão do ministério busca encontrar a melhor forma de atuação governamental, considerando as peculiaridades de cada território. Quando o assunto é o ambiente digital, Mauricio ressalta que uma das principais barreiras é o fato de que menos de 5% dos pequenos negócios possuem presença on-line.

“Esse abismo evidencia o tamanho do desafio, tanto para o governo quanto para as instituições e a sociedade como um todo, para que possamos identificar dificuldades e gargalos. É necessário um esforço conjunto de todos em prol de conteúdos, capacitações e eventos que agreguem valor e demonstrem benefícios a quem empreende”, apontou.

O secretário também destacou a atuação do Estado em temas como a concessão de crédito e o acesso dos pequenos negócios às compras públicas.

“O Paraná é um exemplo nacional quando o assunto são políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas. E são práticas como essas que costumam nos trazer até aqui, em busca de replicar essas iniciativas por todo o País, para que possamos construir um legado que desenvolva a sociedade por meio do empreendedorismo”, finalizou.

Políticas públicas

Na parte da manhã, o painel “Liderança e Marketing para MPEs” destacou a construção de posicionamento e da atuação estratégica por parte dos pequenos negócios. Majô Capdeboscq, presidente da Câmara de Vereadores de Maringá e empresária, compartilhou sua experiência à frente de iniciativas que conectam e fortalecem o empreendedorismo feminino.

O debate também contou com a participação de Christiano Souto Puppi, que trouxe a perspectiva da gestão pública e de experiências jurídicas aplicadas ao ambiente dos negócios, com o fortalecimento das lideranças empreendedoras passa, necessariamente, pela compreensão dos marcos legais e pela atuação colaborativa entre setor privado e poder público. Luiz Lemos Leite, presidente da Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac), destacou que as empresas de pequeno porte precisam estar atentas às oportunidades oferecidas por instrumentos como o fomento comercial.

Além disso, Carlos Henrique de Assis, diretor de Simplificação e Modernização Secretária da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, trouxe um olhar técnico sobre como a IA pode ser aplicada em diferentes segmentos, incluindo gestão pública, cidades inteligentes e comércio. Ambos foram unânimes ao afirmar que entender e utilizar essas tecnologias não é mais uma escolha, mas uma necessidade competitiva para os pequenos negócios.

Ainda na linha do fortalecimento empresarial, a executiva Célia Linsingen conduziu a palestra “Como Criar uma Marca que o Cliente Nunca Esquece”, na qual detalhou estratégias de branding e posicionamento de mercado. A especialista destacou que uma marca forte vai além de um logotipo ou de uma campanha bem-sucedida.

Na parte da tarde, Amberson Bezerra, coordenador de Serviços Financeiros do Sebrae/PR, e Luciano Martins, gerente de Mercado da Fomento Paraná trouxeram uma visão prática sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores com o painel “O acesso ao crédito e a educação financeira no desenvolvimento dos pequenos negócios”.

Apresentação com dicas práticas pra crescer com responsabilidade.

O encerramento foi com a palestra “O novo normal: E agora, como ter sucesso?”, onde Emerson Tokarski apresento histórias, visão de futuro e motivou o público.

Presenças

Também participaram do evento o secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani; diretor de operações do setor privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro; superintendente da Fecoopar, Nelson Costa; diretor financeiro do Sistema Fiep e presidente do Conselho fiscal do Sebrae/PR, Evaldo Kosters; diretor sindical empresarial da Fecomércio PR, Alberto Samways; e presidente do Comitê de Desburocratização da Casa Civil do Paraná, Jean Rafael Puchetti.

Realização

O XXII Enampe é realizado pela Fampepar, Conampe e pelo Sebrae/PR, com patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Fomento Paraná; Associação Nacional dos Bureaus de Crédito; Sistema Faep; Fecomércio PR; e Sistema Fiep. São apoiadores da iniciativa a Seic; Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme); Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac); Instituto Nacional da Micro e Pequena Empresa (Monampe); Fempipar e AmpeCard Benefícios.

  • conampe
  • curitiba
  • MEMP
  • Ocepar