ASN PR Atualização
Compartilhe

Maringá recebe evento que busca posicionar a cidade como destino seguro e inclusivo para mulheres que viajam

Gratuito, Programa Viajantes + Seguras oferece capacitações para o setor de turismo
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Pela primeira vez Maringá recebe as oficinas do programa Viajantes + Seguras, na próxima quinta-feira (23). Lançado em 2024, o programa é promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em conjunto com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e Sebrae/PR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/WyCBQUeGHLJg2zkQ7.

Oficina do Programa Viajantes + Seguras realizada neste ano em Foz do Iguaçu. Foto: Dielson Kleber Pickler.

O Programa é voltado para a segurança do público feminino que viaja, especialmente mulheres desacompanhadas, e tem como eixo central a igualdade de gênero no setor do turismo.

Com o tema “Viajantes Mais Seguras e Acessibilidade”, o evento tem como público-alvo micro e pequenas empresas de turismo, gestores públicos, bares e restaurantes, hotéis e agências de viagens. O objetivo é oferecer capacitação voltada à segurança e o acolhimento de mulheres viajantes, promovendo boas práticas de hospitalidade, inclusão e respeito, para que as mulheres possam contar com pessoas preparadas para agir em casos de ameaça e violência.

A iniciativa tem como parceiros a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Secretarias de Aceleração Econômica e Turismo, de Políticas Públicas para Mulheres e da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Maringá, Conselho Municipal de Turismo de Maringá (CMTUR), Câmara Técnica do Turismo e Cultura do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Visite Maringá, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maringá (Sindhotel), Instância de Governança Regional Encanto dos Ipês e Hotel Metrópole.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Perseu Gomes, o programa é uma oportunidade para posicionar Maringá como um destino seguro, atraindo e fortalecendo o turismo local.

“As mulheres vão se sentir mais confortáveis de vir para a cidade. Além disso, a capacitação visa garantir a acessibilidade de qualquer visitante. O programa fomenta o turismo e aumenta as possibilidades de ganho para o município”, diz.

Perseu destaca que para as micro e pequenas empresas, adotar essa integração vai além da responsabilidade social, sendo também uma estratégia de mercado.

“Oferecer experiências seguras e acessíveis aumenta a satisfação do cliente, multiplica as recomendações espontâneas e abre portas para novos segmentos de turistas. Investir em segurança e acessibilidade não é apenas atender demandas atuais, mas também preparar o negócio para crescer de forma sustentável em um mercado cada vez mais competitivo”, justifica.

Na ocasião, os participantes poderão ampliar sua rede de contato, trocar experiências e capacitar seus empreendimentos para que sejam reconhecidos como seguros, inclusivos e acessíveis, uma combinação que atrai mais público, promove reputação positiva e fortalece o turismo regional.

“Empresas que oferecem segurança, respeito, comunicação clara e acessibilidade terão maior chance de conquistar clientes, fidelizar turistas e receber boas avaliações. Além disso, a adoção dessas práticas pode reduzir riscos, aumentar a eficiência dos serviços e cumprir normas legais, o que protege o negócio”, acrescenta Perseu.

Turma do Programa Viajantes + Seguras realizada em Ponta Grossa neste ano. Foto: Divulgação.

A embaixadora do Programa no Paraná, Danielle Cenerini, pontua que o Viajantes + Seguras nasceu para fortalecer a segurança, autonomia e confiança das mulheres que viajam pelo Estado.

“É uma iniciativa que une turismo e cuidado, trazendo informação, capacitação e rede de apoio para que viajar seja uma experiência positiva, sem medo ou limitação, que é o que acontece muitas vezes. A nossa missão é ampliar oportunidade no turismo, de forma sempre inclusiva e consciente”, diz.

De acordo com Danielle, o encontro em Maringá será especial, porque reunirá empresários, empreendedores e especialistas, com uma programação com palestras, oficinas, rodas de conversa e troca de experiência.

“É um espaço para dialogarmos sobre segurança, inovação e também para mostrar as boas práticas que estão acontecendo no nosso estado”, reforça.

Ela acrescenta que o Programa tem grande importância, pois turismo não se refere somente ao lazer.

“Também se refere a negócios, impacto econômico, oportunidade e impacto social. Garantir que nós mulheres sejamos parte segura nesse processo significa ampliar o mercado, estimular novos negócios e ao mesmo tempo promover a dignidade e o bem-estar. É uma pauta extremamente necessária e urgente para um futuro mais humano e sustentável no turismo. Nosso Estado mais uma vez sai à frente e já é um case de inspiração para todo o país”, justifica.

Segundo a Coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu), Anna Carolina Vargas de Faria, o Programa Viajantes + Seguras reconhece e celebra a presença das mulheres em todos os lugares, em todas as atividades e experiências durante suas viagens.

“O tema central do Programa é a igualdade de gênero no turismo. Quando atuamos com esse enfoque valorizamos as viajantes ao mesmo tempo que reconhecemos a força da mulher enquanto profissional do nosso setor. A qualificação presencial é um convite para empreendedores e profissionais do turismo conhecerem e a se envolverem nesta iniciativa, porque a segurança é responsabilidade de todas e todos. Juntos, construímos destinos melhores e experiências mais ricas para receber nossas viajantes mulheres”, destaca.

O Presidente do Visite Maringá e do Conselho Municipal de Turismo, Michel Tamura, reforça que é um evento que vem ao encontro de temas mundialmente discutidos no setor do turismo.

“Como é o exemplo da temática dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que reúnem diversas pautas relacionadas à inovação e tecnologia para gerir processos sustentáveis para melhorar a experiência do visitante e a qualidade de vida do residente do destino. O evento vai tratar a pauta acessibilidade, bem como trará temas relacionados à segurança das mulheres no setor”, diz.

Participantes reunidos em oficina do Programa realizada em Ponta Grossa. Foto: Divulgação.

Selo de reconhecimento

Os estabelecimentos que participam da capacitação e adotam o Código de Conduta e o Protocolo de Atendimento podem solicitar o Selo Viajantes + Seguras Paraná, que sinaliza ao público que o local conta com equipe preparada para identificar sinais de violência de gênero, acolher a vítima e acionar os canais de suporte.

Para receber o Selo, o interessado precisa se qualificar de forma gratuita, disponível neste link pela Trilha do Conhecimento “Mulheres Viajantes + Seguras” do Sebrae/PR, ou participar da oficina presencial. Pelo menos 70% dos profissionais dos estabelecimentos, que atuam diretamente no atendimento ao turista, devem estar certificados, sendo recomendável que 100% da equipe conclua a trilha. Após a conclusão, é necessário preencher o formulário de inscrição da empresa.

Atualmente, o programa já reúne 151 estabelecimentos credenciados em diferentes regiões do Estado.

Programação

14h às 14h30 – Boas-vindas com os Parceiros
14h30 às 15h20 – Mesa Redonda – Acessibilidade no Turismo: Desafios e Caminhos para a Inclusão (Sebrae/PR)
15h20 às 15h40 – Conheça o Programa Viajantes + Seguras (Setu)
15h40 às 16h30 – Oficina Viajantes + Seguras (Larissa Hack – consultora contratada do Instituto Batom)
16h30 às 16h45 – Intervalo
16h45 às 17h30 – Vivências Práticas: Estratégias para Segurança e Bem-Estar (Larissa Hack – consultora contratada do Instituto Batom)
17h30 às 18h – Compartilhar, Conectar e Encerrar (Setu)

Serviço

Oficina Viajantes + Seguras em Maringá
Quando: 23 de outubro (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Sebrae – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116
Inscrições: Gratuitas, pelo link https://forms.gle/WyCBQUeGHLJg2zkQ7.

  • maringá
  • Noroeste
  • Semipi
  • Setu
  • turismo
  • Viajantes + Seguras