Empreendedores da área de tecnologia de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, vivenciarão uma experiência diferente entre os dias 7 e 19 de setembro deste ano. Eles participarão de uma missão internacional para a Alemanha, com o intuito de conectar empresários e lideranças do setor a um dos ecossistemas de inovação mais robustos do mundo. A comitiva contará com a participação de empresários, além de representantes do setor público e privado.
A iniciativa integra a estratégia de reposicionamento do setor de tecnologia no município, construída de forma conjunta entre o Sebrae/PR e o Núcleo de Tecnologia da Informação de Pato Branco (NTI), com parcerias envolvendo os demais atores que integram o Ecossistema Local de Inovação.
Consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima destaca que o intuito da viagem é oportunizar aos empresários experiências novas e enriquecedoras em um país que é reconhecidamente um celeiro na área de tecnologia.
“Não tenho dúvidas que conhecer a Alemanha e as experiências que lá serão vivenciadas no setor de tecnologia será um divisor de águas para os nossos empreendedores. Desde a ênfase na inovação, a inteligência artificial, a transformação digital e a indústria 4.0, tudo implicará no fortalecimento estratégico do nosso ecossistema, no desenvolvimento das empresas e de seus serviços e produtos”, afirma Juliano.

Presidente do NTI e empreendedor, Alessandro Moraes explica a escolha do país como destino.
“O principal fator é a Alemanha ser considerada uma referência global quando falamos em tecnologia e inovação, com hubs de destaque. Só para termos ideia, em 2024 o país atraiu € 9,5 bilhões em investimentos em tecnologia. Só em IA, por exemplo, foram mais de € 910 milhões”, pontua Alessandro.
Na agenda da comitiva estão visitas à cidade de Frankfurt, um dos principais hubs de inovação da Alemanha e parceiro de grandes bancos e aceleradoras internacionais. Em Stuttgart, considerada um dos principais centros de pesquisa da Europa com foco no desenvolvimento tecnológico. Já Munique é o coração da TI no país, contendo gigantes como Microsoft, Google, IBM, Amazon e centros de pesquisa, além de ser destaque em cloud computing, IA, cibersegurança e IoT.
“Visitar a Alemanha é vivenciar um polo de inovação e tecnologia, onde pesquisa, desenvolvimento e aplicação caminham juntos. Para nós é uma oportunidade de conhecer de perto essa cultura que valoriza a eficiência, a precisão e a inovação constante. É uma imersão que transformará a nossa forma de pensar e fazer negócios”, acrescenta Alessandro.
Expectativa
Para Vinicius Weiss Cobos – CTO da Voluti Gestão Financeira, de Pato Branco, a expectativa é que com a viagem seja possível compreender de forma mais próxima como grandes empresas de tecnologia e fintechs alemãs estão enfrentando desafios relacionados a inovação, escalabilidade e regulação.
“Para nós, a missão técnica representa uma oportunidade de benchmarking com empresas que atuam em um dos mercados mais avançados da Europa. Acreditamos que podemos voltar com muitos aprendizados, desde a revisão de processos internos, escalabilidade, aprimoramento de produtos e geração de ideias aplicáveis voltadas para a transformação digital.”
Reposicionamento do setor
Durante a Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco –, em 2024, o Sebrae/PR e o NTI firmaram um termo de cooperação técnica para fomentar a área de tecnologia do município. O objetivo da iniciativa era de posicionar de forma estratégica o setor. De lá para cá, já aconteceram varias etapas deste trabalho que vai desde o mapeamento da área com o número de empresas, empregos gerados e resultados alcançados pelo setor, estudos de mercado nacional e internacional e a definição dos objetivos estratégicos para os próximos 15 anos. A viagem técnica é mais um passo no caminho de fortalecimento da área.
Todas as ações acontecem com a colaboração entre as duas instituições por meio de grupos de trabalho, análises competitivas, definição de posicionamentos, direcionamento, entre outros aspectos.
-