ASN PR Atualização
Compartilhe

Missão internacional vai conectar empreendedores ao universo da inovação

Viagem técnica para a Alemanha levará empresários do Sudoeste do Paraná para buscar conhecimentos no país, que é referência na área de tecnologia
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Empreendedores da área de tecnologia de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, vivenciarão uma experiência diferente entre os dias 7 e 19 de setembro deste ano. Eles participarão de uma missão internacional para a Alemanha, com o intuito de conectar empresários e lideranças do setor a um dos ecossistemas de inovação mais robustos do mundo. A comitiva contará com a participação de empresários, além de representantes do setor público e privado.

A iniciativa integra a estratégia de reposicionamento do setor de tecnologia no município, construída de forma conjunta entre o Sebrae/PR e o Núcleo de Tecnologia da Informação de Pato Branco (NTI), com parcerias envolvendo os demais atores que integram o Ecossistema Local de Inovação.

Consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima destaca que o intuito da viagem é oportunizar aos empresários experiências novas e enriquecedoras em um país que é reconhecidamente um celeiro na área de tecnologia.

“Não tenho dúvidas que conhecer a Alemanha e as experiências que lá serão vivenciadas no setor de tecnologia será um divisor de águas para os nossos empreendedores. Desde a ênfase na inovação, a inteligência artificial, a transformação digital e a indústria 4.0, tudo implicará no fortalecimento estratégico do nosso ecossistema, no desenvolvimento das empresas e de seus serviços e produtos”, afirma Juliano.

Empreendedores do Sudoeste do Paraná se preparam para uma missão internacional na Alemanha. Objetivo é conhecer e trocar experiências em um dos ecossistemas de inovaçao mais robustos do mundo. Foto: Divulgação.

Presidente do NTI e empreendedor, Alessandro Moraes explica a escolha do país como destino.

“O principal fator é a Alemanha ser considerada uma referência global quando falamos em tecnologia e inovação, com hubs de destaque. Só para termos ideia, em 2024 o país atraiu € 9,5 bilhões em investimentos em tecnologia. Só em IA, por exemplo, foram mais de € 910 milhões”, pontua Alessandro.

Na agenda da comitiva estão visitas à cidade de Frankfurt, um dos principais hubs de inovação da Alemanha e parceiro de grandes bancos e aceleradoras internacionais. Em Stuttgart, considerada um dos principais centros de pesquisa da Europa com foco no desenvolvimento tecnológico. Já Munique é o coração da TI no país, contendo gigantes como Microsoft, Google, IBM, Amazon e centros de pesquisa, além de ser destaque em cloud computing, IA, cibersegurança e IoT.

“Visitar a Alemanha é vivenciar um polo de inovação e tecnologia, onde pesquisa, desenvolvimento e aplicação caminham juntos. Para nós é uma oportunidade de conhecer de perto essa cultura que valoriza a eficiência, a precisão e a inovação constante. É uma imersão que transformará a nossa forma de pensar e fazer negócios”, acrescenta Alessandro.

Expectativa

Para Vinicius Weiss Cobos – CTO da Voluti Gestão Financeira, de Pato Branco, a expectativa é que com a viagem seja possível compreender de forma mais próxima como grandes empresas de tecnologia e fintechs alemãs estão enfrentando desafios relacionados a inovação, escalabilidade e regulação.

“Para nós, a missão técnica representa uma oportunidade de benchmarking com empresas que atuam em um dos mercados mais avançados da Europa. Acreditamos que podemos voltar com muitos aprendizados, desde a revisão de processos internos, escalabilidade, aprimoramento de produtos e geração de ideias aplicáveis voltadas para a transformação digital.”

Reposicionamento do setor

Durante a Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco –, em 2024, o Sebrae/PR e o NTI firmaram um termo de cooperação técnica para fomentar a área de tecnologia do município. O objetivo da iniciativa era de posicionar de forma estratégica o setor. De lá para cá, já aconteceram varias etapas deste trabalho que vai desde o mapeamento da área com o número de empresas, empregos gerados e resultados alcançados pelo setor, estudos de mercado nacional e internacional e a definição dos objetivos estratégicos para os próximos 15 anos. A viagem técnica é mais um passo no caminho de fortalecimento da área.

Todas as ações acontecem com a colaboração entre as duas instituições por meio de grupos de trabalho, análises competitivas, definição de posicionamentos, direcionamento, entre outros aspectos.

-

  • Ecossistema de Inovação
  • inovação
  • missão técnica