O Paraná possui 549.572 empreendedoras, segundo o estudo do Sebrae, “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, que traz o perfil das empresárias brasileiras até o terceiro bimestre de 2020, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). No Paraná, elas estão no comando de 34% das empresas e quase a metade delas (49%), tem menos de 44 anos de idade.
Além de gerenciar o próprio negócio, 47% das empresárias paranaenses também são chefes de domicílio. Mesmo com o desafio de lidar com várias tarefas no dia a dia, a mesma porcentagem de mulheres dedica mais de 40 horas por semana ao negócio. No Estado, 18% delas são empregadoras, a terceira maior proporção no Brasil.
Por conta da pandemia de coronavírus, as empreendedoras em todo Brasil sofreram com os impactos da crise. Conforme o estudo, dos 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil, 33,6%, ou 8,6 milhões eram liderados por mulheres em 2020. No ano anterior, a presença feminina era maior, correspondia a 34,5% do total de empreendedores.
A gestora do Programa Sebrae Delas no Sebrae/PR, Dianalu de Almeida Caldato, explica que um dos fatores para essa retração foi a necessidade de cumprir jornada tripla, com as crianças em casa e a dedicação aos cuidados com idosos, por exemplo, o que faz parte de uma cultura que ainda sobrecarrega mais as mulheres.
“As características comportamentais das mulheres ajudaram na adaptação. Normalmente, elas se preparam mais para iniciar uma atividade, portanto, “antenadas” com as tendências e o cenário de atuação. Isso se refletiu na pandemia. Elas inovaram mais, entraram rápido para o digital e expandiram seus negócios encontrando novos caminhos”, explica Dianalu.
A empreendedora Danila Chaves, de Paranacity, no noroeste do Paraná, vende roupas há 12 anos. Ela já havia começado negócios pela internet, mas com a pandemia decidiu fechar de vez a loja física e permanecer somente com atendimento online. Ela usa principalmente o Instagram para vender as peças, que envia para as clientes por transportadora ou Correios.
“Eu observava as pessoas interagindo com as postagens que fazia e comecei a estudar e entender melhor as ferramentas digitais. Comecei a monetizar e, em 2020, desisti do atendimento físico. Eliminei uma série de gastos mensais e hoje vivo a minha melhor fase financeira”, comemora Danila.
Participante do Sebrae Delas, a empreendedora diz que busca atualização constante e que humanizar as redes tem sido uma estratégia eficaz. A exposição da própria imagem abriu caminho para novos desafios e agora ela também oferece mentorias para outras empreendedoras.
Resiliência e criatividade
Marta Bolette, proprietária de salão de beleza em Marmeleiro, no sudoeste do Paraná, é um exemplo da resiliência e reinvenção dos negócios. Ela havia acabado de investir em um novo espaço para noivas quando veio a pandemia. Com a proibição dos eventos, a saída foi focar no atendimento às clientes do salão, com a comercialização de combos de serviços e pacotes especiais com outros profissionais do setor de eventos, como estúdios fotográficos, combinando a produção de cabelo e maquiagem com ensaios de fotos.
“No salão, com as medidas restritivas e para evitar aglomeração, passamos a adotar os combos, como coloração e manicure. Em vez de ficar três horas, a cliente fica duas, por exemplo. Os valores são menores, mas conseguimos trabalhar mais, atender maior número de clientes, sem aglomerar”, conta.
Outra estratégia de Marta foi aproveitar uma parede do salão para montar um espaço para bijuterias e produtos de beleza e cosmética. “Tenho clientes que vêm ao salão para comprar as bijuterias, e que não vinham antes. A comercialização desses produtos ajuda a pagar a conta de energia elétrica”, pontua.
Marta participou das ações do Sebrae, o que a ajudou a melhorar controles financeiros, organização do negócio e a delegar tarefas. Ela acredita que todo o aprendizado no terá reflexo em 2021.
“O faturamento ainda não é o mesmo de antes da pandemia. Estamos conseguindo nos manter, mas deixamos de crescer. A partir deste ano, deveremos criar novas possibilidades de negócios enquanto os eventos não voltam”, antecipa Marta Bolette.
Liderança
A empresária Viviane Vanessa Genz, do oeste do Paraná, é outro exemplo de superação na crise. Empreendedora, mãe, esposa e multitarefas, está à frente de quatro lojas de bijuterias e acessórios em Marechal Cândido Rondon e tem mais um projeto em andamento. Diante dos desafios trazidos pela pandemia, percebeu que era hora de reforçar um dom natural, a liderança.
“Com o coronavírus, veio o estado de alerta permanente, dada às mudanças bruscas e inesperadas a todo momento, exigindo adaptações constantes. Essa nova situação tornou muito mais explícita minha capacidade de liderar, a fim de manter minha equipe unida e comprometida nesse período que estamos atravessando”, conta Viviane.
Nesse sentido, a empresária reforçou a presença da marca nas redes sociais, fez vários trabalhos de motivação com a equipe, desenvolveu ações sociais e procurou ainda mais capacitações para tornar o trabalho assertivo e bem-sucedido. Hoje, ela aconselha que outras mulheres, que também têm vontade de empreender, sigam seus sonhos, acreditem em si mesmas e sejam fiéis aos seus valores.
“Se você fizer o que realmente gosta, sempre terá forças para superar crises, renovar suas energias e se reerguer, porque tudo fará sentido. Empreender é muito mais que horas trabalhadas sem salário fixo. Empreender é ser psicólogo, é ser apoio de famílias que contam com você, é ser referência”, descreve Viviane.
Fazer o que ama
A empreendedora Bruna Havresko, de Irati, na região dos Campos Gerais, que há oito anos começou um negócio no segmento de moda feminina com poucos recursos, diz que a pandemia não a impediu de crescer e conquistar novos clientes para o e-commerce da marca, que entrega as peças para todo o Brasil.
“Mexemos na parte operacional para atendermos melhor nossos clientes e focamos no atendimento, já que muitos não sabiam o processo de uma compra online”, relembra.
Da necessidade de se relacionar com o público já fidelizado e potenciais clientes, surgiu um blog, com artigos e dicas para mulheres. “O início da pandemia foi muito sombrio. Queríamos ser um ‘ombro amigo’ e passamos a dar dicas de como se exercitar em casa, manter a calma, enfim, assuntos que ajudaram no momento de reclusão”, conta. Para ela, é preciso acreditar no poder do recomeço e estar aberta às mudanças que a vida oferece. “Empreender não é uma tarefa fácil, mas as recompensas são maravilhosas”, reforça.
Foco no digital e na expansão do negócio
A ex-executiva de marketing Cleonice Teresinha Wasilkoski decidiu empreender há quatro anos, quando inaugurou, em Curitiba, uma loja de moda íntima e pijamas. Com apoio do Sebrae/PR, por meio de cursos e consultorias, estudou bastante sobre o segmento.
“Optei por abrir um negócio relacionado a algo que eu gosto muito e, ao longo do tempo, tenho me capacitado, feito parcerias com fornecedores e buscado um mix de produtos para um modelo mais rentável e produtivo”, afirma.
Além da loja de rua, que foi bastante afetada pelas medidas restritivas tomadas pelos governos na pandemia, ela inaugurou um segundo ponto em um shopping da capital paranaense em meio à crise. Para driblar a diminuição do número de clientes nas lojas físicas, a empresária criou do zero o próprio site, passou a comercializar as peças online e já tem planos de expandir os negócios.
“Quero aumentar as vendas no site e redes sociais e tenho o sonho de abrir uma marca própria de lingeries. Outro sonho é o de desenvolver um projeto de peças especiais voltadas a mulheres mutiladas e mastectomizadas, como uma forma de dar mais autoestima a elas”, conta, entusiasmada.
Tecnologia impulsiona faturamento
Em Londrina, a empresária e contadora Analita Lima Soto, que está à frente de um escritório físico de contabilidade e de uma startup de gestão e contabilidade online focada em pequenos negócios, viu a rotina de trabalho ser transformada na pandemia.
Mãe de duas crianças e, além de levar as tarefas profissionais para casa, passou a somar na rotina mais um desafio, o de acompanhar de perto as aulas e atividades escolares dos filhos após o horário comercial.
Ao mesmo tempo, como dona das empresas, teve o desafio de adaptar os processos de trabalho para que toda a equipe de colaboradores passasse a atuar em home office.
Mas, a pandemia não trouxe apenas dificuldades, e sim coisas boas. A startup, que está há apenas um ano no mercado, passou a atrair o interesse de mais empreendedores. “Pessoas de uma faixa etária que antes não usavam muito a internet ou não eram adeptas de novas tecnologias passaram a se interessar pelos produtos online”, conta.
O resultado foi a necessidade de contratação de mais pessoas para dar conta do volume de trabalho e um aumento de 15% de faturamento no negócio digital.
Desafios
Nesse momento de incertezas, com novas medidas restritivas adotadas para conter o avanço da pandemia, a consultora Sebrae/PR, Dianalu de Almeida Caldato, orienta a realização de um planejamento de curto prazo.
“As mulheres têm como habilidade se reerguer diante de grandes desafios. Vale a pena traçar estratégias de sobrevivência de curto prazo, que incluem alternativas imediatas. O período turbulento vai passar e quem sem planejou e inovou terá melhores condições de crescer na retomada”, orienta.
A 9ª Pesquisa de Impacto do coronavírus nos pequenos negócios, de novembro de 2020, já indicava que as mulheres empreendedoras foram mais prejudicadas no que diz respeito ao faturamento mensal (75% delas acusaram diminuição, contra 71% dos homens). Mas, as empreendedoras foram mais proativas no enfrentamento às dificuldades, sendo que 46% delas passaram a comercializar novos produtos/serviços, contra 41% dos empresários.
Outros dados sobre o empreendedorismo feminino
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Paraná:
18% das empreendedoras paranaenses são empregadoras (no Brasil, o número é de 13%);
- 67% delas têm de 1 a 5 empregados;
- 49% têm até 44 anos;
- 45% das paranaenses empreendem no setor de serviços;
- 60% das empresárias contribuem para a previdência social;
- 47% trabalham mais de 40 horas por semana no negócio;
- 23% das empreendedoras paranaenses são negras;
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Brasil:
No 3º trimestre de 2020, haviam 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil, sendo 8,6 milhões de mulheres (33,6%) e 17 milhões de homens (66,4%);
- Entre as donas de negócio no Brasil, 29% têm nível superior, 39% nível médio, 24% fundamental, 1% sem instrução e 7% não informaram;
As mulheres Donas de Negócio (comparado aos homens):
- Têm maior grau de escolaridade
- São mais jovens
- Ganham menos
- Trabalham mais sozinhas (Conta Própria)
- Trabalham menos horas no negócio
- Estão há menos tempo na atividade atual
- 49% são chefes de domicílio
- Empregam menos (menor proporção de empregadoras e menor número de empregados)
- Têm estruturas de negócio mais simples
- Contribuem mais à previdência na atividade atual
- Trabalham mais no setor de serviços (destaque: alojamento e alimentação)