Ação pretende incentivar o desenvolvimento de startups por meio de programas de fomento
Mais de mil acadêmicos vão se beneficiar da parceria entre a Faculdade da Indústria e o Sebrae Paraná. O evento, realizada na noite de segunda-feira (15), em São José dos Pinhais, apresentou as ações que serão desenvolvidas com foco no fortalecimento do ecossistema empreendedor e no estímulo a criação de startups em instituições de Ensino Superior, na região metropolitana de Curitiba.
Uma das ações prevê a criação da disciplina de “Empreendedorismo na Prática”, que será ministrada por consultores do Sebrae Paraná. Com carga horária de 80 horas, serão abordados temas como a introdução ao universo empreendedor e desenvolvidas atividades práticas, por meio da realização de palestras, oficinas, workshops, consultorias online e presencial, além de conectar os participantes com potenciais investidores do mercado.
Os alunos poderão, ainda, participar do Startup Garage, programa em que serão incentivados a percorrer o ciclo completo de uma startup. Com apoio da equipe técnica do Sebrae Paraná, as atividades terão início com o desenvolvimento de uma ideia, passando pelos processos de criação, de validação, da geração do modelo de negócio e de prototipação até alcançar a fase final com a realização de vendas em atividades práticas e vivenciais no ambiente acadêmico.
Essas ações terão o apoio da incubadora de novos negócios presente na Faculdade da Indústria, espaço voltado aos estudantes e a comunidade que tem o objetivo de fomentar o conhecimento para que novas ideias possam ser aplicadas e incubadas.
“Nos próximos seis meses, o Sebrae, junto com a Faculdade da Indústria, proporcionará aos alunos experiências relacionadas ao empreendedorismo e suas nuances, pois isso se aprende com a mão na massa. Essa vivência visa que o aluno pense na criação do seu próprio negócio, mas também a entender qual o papel de um colaborador no desenvolvimento da empresa onde atua”, comenta o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini.
A diretora da faculdade, Tania Mara Rinaldi, acredita que a iniciativa renderá bons resultados e expressa o desejo de ampliar a parceria para os próximos semestres.
“Queremos trazer, para os nossos alunos, mais informações e noções sobre o empreendedorismo. Para isso, nada como ter o Sebrae ao lado, que é o melhor especialista do Brasil para entregar isso à nossa comunidade. Esperamos que os participantes se preparem para o mercado de trabalho e conquistem bons resultados”, diz.
O evento contou ainda com palestra sobre tendências do mercado com Ticiana Pereira, especialista em inovação. Durante sua fala, a empreendedora abordou temas como o intraempreendedorismo, meios de se destacar em um ambiente de trabalho e o uso de tecnologias, como metaverso e blockchain, para empreender. Os alunos ainda participaram de uma experiência de realidade virtual, com a utilização dos óculos do metaverso.
Também estiveram presentes o gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, Weliton Perdomo, e o coordenador acadêmico da Faculdade da Indústria, Joubert Alexandro Machado.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.