A terceira fase do projeto Consultoria Solidária foi lançada no dia 8 de agosto. O projeto tem como objetivo prestar consultoria gratuita para micro e pequenos empresários de Curitiba e região metropolitana. O serviço é desenvolvido pela FAE em parceria com o Sebrae/PR e Fecomércio PR. As empresas interessadas nas consultorias podem procurar a FAE para inscrições e mais informações por meio do telefone 0800 727 4001, até o dia 31 de agosto.
O projeto alia benefícios tanto para os estudantes como para os empresários: os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria com as consultorias gratuitas; e os empresários melhoram seus negócios com as dicas dos acadêmicos, que são supervisionados pelos professores e recebem orientação do Sebrae/PR. As áreas em que os alunos, professores, Sebrae/PR e Fecomércio atuam vão desde gestão e planejamento financeiro até marketing – a depender da necessidade de cada empresa atendida.
De acordo com o professor da FAE e gestor operacional do Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, o projeto vem trazendo impactos positivos – tanto para empresas como para os estudantes – e desde o ano de 2023 está ainda mais significativo devido ao aumento do número de participantes – de alunos, cursos e empresários. Em 2024, o objetivo é atender pelo menos 100 empresas, envolvendo cerca de 430 alunos.
“O projeto traz uma proposta de valor para as organizações e, consequentemente, para a sociedade. Temos no meio acadêmico uma grande capacidade para desenvolver as soluções de que os empreendedores precisam”, afirma o professor.
O Frei João Mannes, presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, destacou na abertura da terceira fase a importância de grandes instituições, como a FAE, Sebrae/PR e Fecomércio PR, prestarem esse serviço à sociedade.
“É importante que grandes instituições se unam, movidas pelo espírito de solidariedade, para promover projetos que causem grande impacto na sociedade, e especialmente na formação de nossos alunos”, afirma o Frei João.
O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauaick, que também participou do lançamento da terceira fase do projeto, destaca a importância da união das instituições e os resultados positivos que o projeto traz para empresas e alunos.
“A nossa participação junto com o Sebrae/PR e com a FAE é fundamental para esse projeto exitoso, que está na terceira edição, e nós já sentimos os resultados das primeiras. Com a expertise de cada instituição, vamos entregar aos jovens a percepção sobre os empreendedores que eles vão ajudar. Muitos estão empreendendo por exclusão, por não se encontrarem no mercado de trabalho. Então, os alunos vão lidar não apenas com CNPJs, mas também com CPFs, pessoas que têm sonhos, e queremos que estes sejam realizados”, avalia Nauaick.
Para o consultor do Sebrae/PR, Mauricio Reck, mais do que uma oportunidade de aprendizado prático para os estudantes, o Consultoria Solidária também é um aliado para quem empreende em Curitiba e região.
“Nos atendimentos que prestamos, a sensação de solidão durante a jornada empreendedora é uma das queixas mais comuns. O projeto vem para agregar nesse sentido, com apoio e diagnóstico especializado para que os empreendedores possam ter atenção a todas as áreas importantes do seu negócio, otimizando tempo e recursos”, aponta.
Histórico
Desde 2022, quando foi realizada a primeira fase do projeto, cerca de 100 empresas já receberam o atendimento de 467 alunos da graduação e pós-graduação da FAE, sob supervisão dos professores. Agora, em agosto, o projeto entra na sua terceira edição, com o objetivo de atender mais 100 empresas. As empresas interessadas nas consultorias podem procurar a FAE para inscrições e mais informações por meio do telefone 0800 727 4001 até o dia 31 de agosto.
Na primeira fase, em 2022, apenas o curso de Administração desenvolvia o trabalho, com cerca de 50 estudantes que atenderam gratuitamente 15 empresários. O projeto cresceu tanto que, a partir de 2023, 417 estudantes de nove cursos passaram a participar das consultorias, atingindo cerca de 85 empresas. Os cursos da graduação envolvidos são Administração, Ciências Contábeis, Ciência de Dados para Negócios, Ciências Econômicas, Comunicação Digital, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Já os alunos da pós-graduação atuaram como mentores das equipes, apoiando no desenvolvimento de soluções.
O reitor da FAE Centro Universitário, Jorge Apóstolos Siarcos, comentou a importância do projeto no sentido de auxiliar as empresas a resolverem problemas que enfrentam no dia a dia e, consequentemente, a se manterem no mercado. Ressalta, ainda, os ganhos para os estudantes.
“Ganhamos no processo de aprendizagem, pois aliamos a teoria com a prática, mas também na formação pessoal de nossos alunos por meio dos valores franciscanos do projeto”, afirma.
O diretor de Relações Corporativas da FAE Centro Universitário, Paulo Cruz, ressaltou durante a abertura da terceira fase que o projeto auxilia as empresas a se tornarem ainda mais competitivas e, ao mesmo tempo, cria um ambiente para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades, na prática. “O mercado não exige apenas conhecimento, mas sim, competência, ação”, avalia.
Também presente na abertura da terceira fase, o Frei Claudino Gilz, coordenador do FAE Social, destacou a solidariedade presente no Consultoria Solidária, “uma das virtudes mais importantes para o ser humano”. “Com o projeto, é isso que queremos oportunizar aos nossos alunos”, diz o frei.
*Com assessoria de imprensa da FAE.