Quem empreende ou deseja empreender no Paraná tem parada obrigatória no estande montado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR e Sistema Fiep na 42ª ExpoApras. Ao longo dos três dias do evento, o espaço será palco de uma programação intensa, com atendimentos especializados, rodadas de negócios nacionais e internacionais, visitas guiadas, recepção de caravanas do interior do Estado e atrações como o Sesc Mesa Brasil, o Senac Café, o safari da indústria e uma vitrine especial com produtos reconhecidos por Indicação Geográfica (IG).

Organizado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), o evento acontece no pavilhão do Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e segue até quinta-feira (24).
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, lembrou da força da cadeia supermercadista nacional e estadual, com o Paraná em evidência e os pequenos negócios com papel importante nesse cenário.
“Desde pequenas indústrias, produtos de origem até minimercados, é notável a importância desse segmento para a sociedade paranaense. Estamos aqui, com ações diversificadas e realizadas em parcerias com foco no fomento de novos negócios, por meio do associativismo, da colaboração e da apresentação de tendências e oportunidades para os empreendedores”, destacou.
Entre os destaques da programação estão as rodadas de negócio. Elas acontecem na quarta-feira (23) e reúnem fornecedores e compradores de diferentes segmentos, como transporte, logística, alimentos, bebidas, higiene e limpeza, além da participação de empresas da Argentina. Além disso, durante os três dias de feira, empreendedores de Curitiba, Região Metropolitana, centro e sul do Estado participam das ações.

Conselho Deliberativo
O estande também sediou a reunião mensal do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PR, nesta terça-feira, dia 22. O presidente do CDE, José Roberto Ricken, destacou a união das instituições e seu papel para que empreendedores ligados ao segmento possam promover ainda mais os negócios.
“Muitas pequenas empresas são associadas das redes mercadistas como prestadoras de serviços e fornecedoras. Elas atuam, direta e indireta, no abastecimento de toda a cadeia e isso reforça o papel que temos aqui na ExpoApras, de aproximar, movimentar e conectar empreendedores de diferentes regiões do Paraná”, afirmou.
A reunião do CDE ainda foi marcada pela posse dos novos representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná (Seic) – Marco Aurélio Ribeiro (Marco Brasil), como titular e, Christiano Puppi, como suplente.

Presidente da Apras, Carlos Beal, participou da reunião e enalteceu o movimento em favor do desenvolvimento estadual.
“Temos o papel de fortalecer os varejistas, em especial os pequenos e médios, pois esse é o local onde nascem as grandes empresas. E, junto das instituições que participam dessa reunião, temos o objetivo em comum de fortalecer o setor e de dialogar na busca por soluções”, apontou.

A ExpoApras 2025 conta com uma área de 14 mil metros quadrados e segue até quinta-feira (24). A feira traz o tema da “Inovação e Tecnologia Conectando Gerações”, com foco na apresentação de soluções inovadoras e tecnologias que visam o fortalecimento do setor varejista.