
Empresários que visitaram a Feira do Empreendedor nesta quinta-feira (24) podem conhecer linhas de crédito especiais para os participantes do evento. As condições são oferecidas pelas seis instituições parceiras durante a rodada de crédito. Fomento Paraná, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Cresol, Sicredi e Sicoob apresentam aos participantes soluções voltadas para diferentes perfis e setores de empreendedores.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira, cerca de 48 pessoas participaram da primeira edição da rodada de crédito. “Esses empreendedores estão buscando crédito ou conhecimento para conseguirem se planejar em vista de obter capital de giro ou financiamento”, conta Adriano.
Condições especiais
Umas das linhas oferecidas especialmente para os participantes da Feira do Empreendedor em Maringá foi a do Sicoob Metropolitano.
“Trouxemos uma linha de crédito focada em atender empreendedoras mulheres. É uma linha que já é oferecida na agência Mulher do Sicoob Metropolitano, mas que aqui na rodada de crédito terá uma carência de seis meses para a empreendedora começar a pagar”, afirma Andressa Barreto, gerente de contas da instituição.
Ela explica que todas as empresas que tenham mais de 50% de mulheres no quadro de funcionários poderão ter acesso, com montantes que podem variar entre R$ 60 mil e R$ 400 mil em crédito.

Local de Maringá, a professora de yoga Kelen Bueno participou da rodada em um momento de planejamento de um novo serviço.
“Estou na fase de desenhar o modelo de negócio e planejar questões financeiras para ter uma empresa saudável. Por isso, ter a possibilidade de conhecer diferentes linhas de crédito, de diferentes instituições, em um único lugar é muito interessante”, afirma Kelen.
O empresário Júlio Meneguetti também disse ter se organizado para aproveitar as oportunidades oferecidas durante a Feira. Empreendedor da construção civil na região de Umuarama, no noroeste do Paraná, ele conta que ficou satisfeito em conhecer as opções oferecidas por diferentes instituições.
“Na Caixa conheci uma linha de crédito específica para o setor da construção e de vendas imobiliárias, o que é muito interessante para o meu negócio”, afirma Júlio.
Alex da Silva, gerente da Caixa Econômica Federal (CEF), explica que, a partir das linhas disponibilizadas pela instituição, o empreendedor não precisa finalizar a obra para começar a comercializar unidades habitacionais ou comerciais.
“Isso é um diferencial que ajuda o empresário a antecipar o retorno do custo da obra. Essa vantagem é muito interessante para os empresários”, diz.

Rodada de Créditos
As rodadas de créditos acontecem nos dois primeiros dias da Feira do Empreendedor, 24 e 25 de julho, sempre entre as 14h30 e 16 horas, no piso superior do Paraná Expo, complexo onde é realizada a edição 2025 da Feira do Empreendedor do Sebrae. As inscrições para a rodada devem ser feitas antecipadamente pelo formulário.