Um grupo de 40 lojistas da Rua Ponta Grossa, uma das mais tradicionais do comércio de Apucarana, se reuniu, nestas segunda (17) e terça-feira (18), no Escritório do Sebrae/PR, para participar do workshop sobre “Novos modelos de negócios para o varejo” e realizar o planejamento comercial para a via que, no ano passado, passou a integrar o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais.
O programa é uma iniciativa do Sebrae/PR, Fecomércio, Sesc e Senac, Prefeitura de Apucarana e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e irá contemplar todo o trecho comercial da Rua Ponta Grossa, beneficiando cerca de 150 estabelecimentos comerciais, em oito quadras – da esquina com a Rua Miguel Simeão até o entroncamento com a Rua Padre Severino Ceruti.
“A Rua Ponta Grossa se insere entre as ruas comerciais das cidades paranaenses que recebem o programa de revitalização promovido pela Fecomércio, Sebrae e entidades locais, pela sua importância para o comércio de Apucarana. É uma rua tradicional, que voltará a ser a grande atração do comércio de rua da cidade”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e vice-governador do Paraná, Darci Piana.
O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, conta que, durante os workshops, o grupo de lojistas trabalhou no planejamento comercial da rua no longo prazo, para um período de aproximadamente 20 anos. O objetivo foi identificar oportunidades e incorporar novos modelos comerciais e inovações.
Entre as ideias discutidas, estão a possibilidade de criar um e-commerce da Rua Ponta Grossa, programa de cash back entre lojistas, eventos culturais e esportivos para movimentar a região e levar qualidade de vida para a população.
“A revitalização vai posicionar a rua como um polo comercial de referência para Apucarana e Vale do Ivaí, e contribuir para o desenvolvimento dos lojistas e a geração de emprego e renda”, avalia o consultor.
A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, que possui uma floricultura na Rua Ponta Grossa, diz estar animada com o projeto que, na avaliação dela, é estratégico para os lojistas.
“Esse modelo de workshop foi muito interessante para unir os comerciantes e todos entenderem os benefícios do projeto para a rua. Estamos muito otimistas”, conta.
A comerciante e dona de uma farmácia que está instalada há 28 anos na Rua Ponta Grossa, Silvana Nunes Vieira Baptistão, afirma que os workshops ajudaram os lojistas a visualizar a rua de maneira diferente e ter novas ideias para atrair e reter os clientes. Segundo ela, os comerciantes sofrem com problemas como a falta de segurança e iluminação e calçadas fora de padrão.
“Queremos que a rua se transforme num shopping a céu aberto. Trabalharemos em conjunto, em datas comemorativas, e estamos pensando até em um marketing próprio da rua”, cita.
As ações do programa começaram em 2022, com o desenvolvimento do projeto a partir do diagnóstico da rua para levantamento das necessidades de melhorias estruturais. A partir de agora, serão feitas as capacitações dos comerciantes para transformar a identidade visual e promover melhorias estruturais nas lojas, além de aperfeiçoar a gestão empresarial e gerar ações de mercado.
Para o segundo semestre, está previsto o início da revitalização na infraestrutura pública, com melhorias na parte física da rua, incluindo o trânsito, iluminação, floreiras e mobiliário urbano.
A Rua Ponta Grossa tem mais de 80 anos de história. Construída por diversas etnias, que deixaram suas marcas na arquitetura, é dona de um comércio forte e diversificado, que contempla desde as tendências de moda até itens de agropecuária, móveis, relojoarias, cosméticos e serviços públicos.
Um terceiro encontro com os lojistas ficou agendado para 16 de maio.