ASN PR Atualização
Compartilhe

Produtos turísticos paranaenses ganham destaque na América Latina

Experiências desenvolvidas com apoio do Sebrae/PR foram selecionadas e apresentaram suas ações na feira WTM Latin America
Por Eduardo Pereira
ASN PR Atualização
Compartilhe

Uma oportunidade de se destacar e se tornar vitrine para turistas da América Latina. Foi com esse foco que a CuritiAves e a Trilha Sensorial com Yoga Vivaz, dois produtos de experiências turísticas do Paraná, participaram da WTM Latin America 2025, em São Paulo.

De Curitiba e Foz do Iguaçu, respectivamente, as experiências são exemplos de pequenos negócios paranaenses que movimentam o turismo do Estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 7,1% entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano. Além disso, os pequenos negócios representam 89% das 171 mil empresas turísticas do Estado, segundo dados da Receita Federal.

Experiência inicia no Parque Barigui e conclui em um restaurante com opções gastronômicas inspiradas na Mata Atlântica. Foto: Débora Luiza Pacheco Pereira.

Os dois produtos de experiências integram o projeto Feel Brasil, iniciativa da Embratur e do Sebrae voltado para revelar experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de norte a sul do País, como cidades coloniais, sítios arqueológicos e paisagens naturais singulares.

Entre os dias 19 e 20 de maio, as experiências estiveram no Visit Brasil Summit, promovido pela Embratur, com parceria Sebrae, com foco na promoção turística internacional do Brasil.

Um dos produtos selecionados, a Trilha do Banho de Floresta com Exercícios Bioenergéticos, surgiu após anos de estudo e da participação na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência, desenvolvida pelo Sebrae/PR. O casal Juliane Ebling e Varun Baghel, empreendedores, contam que o negócio existe desde 2018, superou o período da pandemia e alcançou o formato atual em 2022.

Com a proposta de resgatar os cinco sentidos e conectar os participantes à natureza do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a trilha busca mostrar o meio ambiente como uma forma de turismo sustentável, diz a diretora da Iguazú Wellness, Juliane Ebling.

“Por aqui, é muito comum o turismo de massa, e nós buscamos trazer um olhar mais consciente e terapêutico. A participação foi bem produtiva: conseguimos levar nossa experiência para outros públicos e participamos de rodadas de negócios. Agora, estamos em conversa com operadoras da Argentina e do México para compartilhar informações e experiências, com o objetivo de firmar parcerias”, comenta.

Varun Baghel participou das ações da feira em busca de novos negócios. Foto: divulgação.

A Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência acontece no Paraná desde 2021. Desde então, foram criados 317 produtos de experiência, que incluem opções gastronômicas, culturais, históricas e atividades ligadas ao ecoturismo e à natureza. Durante os quatro anos da iniciativa, foram envolvidos cerca de 780 empreendedores de 48 municípios.

“Estar em eventos como esse permite a visibilidade do que temos de mais autêntico em nossa oferta turística. O Paraná tem se destacado por investir em experiências que conectam o visitante ao território de forma sensível, afetiva e memorável — um diferencial competitivo diante das novas tendências globais de consumo no turismo. Esse movimento inclui, de forma decisiva, os pequenos negócios, que são protagonistas na formatação e entrega dessas vivências”, afirma a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

Os empreendimentos foram escolhidos por meio de programa da Embratur, e uma das ações foi a participação no evento realizado em abril.

Trilha resgata os cinco sentidos em meio ao Parque Nacional do Iguaçu. Crédito: divulgação.

“Foi uma experiência muito positiva, participamos de rodadas de negócios, geramos novos contatos e oportunidades de venda do produto para compradores de diferentes países da América Latina”, diz Débora Luiza Pacheco Pereira, fundadora da Marakaiah Escola de Natureza, responsável pelo CuritiAves.

A empreendedora conta que o CuritiAves foi pensado para incentivar as pessoas a voltarem sua atenção à natureza ao seu redor, inclusive em ambientes urbanos como o da capital paranaense. A experiência tem início no Parque Barigui e encerra com exposição de fotos e almoço autoral do chef Felipe Cavalcanti, preparado com pratos inspirados na Mata Atlântica, com a utilização de produtos com Indicação Geográfica como as balas de banana de Antonina, camomila de Mandirituba, melado de Capanema, morando do Norte Pioneiro e erva-mate São Matheus e insumos preferencialmente orgânicos, no Restaurante Tekoa Gastronomia.

“É um meio de destacar a importância das áreas verdes para a biodiversidade, a qualidade de vida, a sustentabilidade e a resiliência das cidades às mudanças climáticas. Propomos um momento de vivência por um dia, despertando nos participantes a vontade de observar aves. A experiência é ideal para todos os públicos — experientes ou não — de diferentes idades e perfis”, finaliza.

Os produtos turísticos de experiência do Paraná estão disponíveis no site do programa e são resultado de uma parceria entre o Sebrae/PR, a Secretaria de Turismo do Paraná (Setu), os municípios e as instâncias de governança regionais.

  • curitiba
  • Experiências Turísticas
  • feira
  • foz do iguaçu
  • Rodadas de negócio
  • turismo