Após uma jornada de sete meses de capacitação, o Programa de Excelência em Nível Empresarial (ENE), realizado pelo Sebrae/PR e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), concluiu a sua terceira edição, com a participação de 61 empresas da cidade, de setores como construção civil, serviços educacionais e tecnologia.

A cerimônia de encerramento e reconhecimento será realizada na próxima quarta-feira (15), às 19h, no Noah. No total, foram auditadas 39 empresas que estão aptas a serem premiadas com os selos Ouro, Prata e Bronze, conforme os resultados obtidos no processo de auditoria e aprimoramento contínuo.
O acompanhamento foi voltado à implementação de melhorias e à elevação dos padrões de gestão, com um total de 660 horas de consultoria, 19 workshops e nove visitas técnicas.
O evento tem como propósito reconhecer o empenho das empresas participantes e reforçar o compromisso do Sebrae/PR e da ACIM com a promoção da excelência em gestão. Mais do que uma certificação, o ENE representa uma jornada de aprendizado e evolução contínua, que fortalece o desenvolvimento econômico da região e consolida Maringá como referência em boas práticas empresariais.
Para o gerente regional do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, com a participação no programa as empresas têm acesso às referências das melhores práticas de gestão para poderem implementar ferramentas em suas empresas. “E isso, com certeza, vai gerar melhores resultados, mais crescimento, mais lucratividade e longevidade”, diz.
O presidente da ACIM, José Carlos Barbieri, destaca que o programa ENE fortalece micro e pequenas empresas, tornando-as mais competitivas e sustentáveis. “Ele eleva a gestão, desenvolve o empreendedor e potencializa resultados, gerando negócios mais sólidos e um mercado mais forte para toda a região”, reforça.