O Programa de Excelência no Nível Empresarial (ENE), realizado pelo Sebrae/PR e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), concluiu a terceira edição, com a participação de 61 empresas de Maringá, de setores como construção civil, serviços educacionais e tecnologia.

A cerimônia de encerramento e reconhecimento foi realizada nesta quarta-feira (15), no Noah, com a participação do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, gerente regional Wendell Gussoni, presidente da Acim, José Carlos Barbieri e prefeito de Maringá, Silvio Barros.

No total, foram auditadas 39 empresas, das quais 35 conquistaram selos de reconhecimento pelo nível de desempenho. Os selos Ouro foram entregues para empresas que alcançaram pontuação acima de 94.5. Receberam Prata os negócios que somaram entre 84,5 e 94,4 pontos. Quem atingiu entre 70,5 e 84,4 pontos ficou com o Bronze. No total, 16 empresas foram reconhecidas com o Selo Ouro, 9 empresas alcançaram o Selo Prata e dez empresas receberam o Selo Bronze.
Com uma metodologia voltada para o amadurecimento dos negócios, o ENE ofereceu, durante sete meses de capacitação, 660 horas de consultoria, nove visitas técnicas e 19 workshops baseados em nove temas estratégicos: otimização de processos internos, maximização do uso da informação e comunicação, fortalecimento da liderança e da gestão de equipes, busca por resultados e lucratividade, definição de uma visão estratégica sólida, aprimoramento das relações comerciais, promoção da sustentabilidade, estímulo à inovação e adaptabilidade e construção de uma cultura organizacional sólida.
Mais de 50% das empresas participaram pela primeira vez, o que reforça o alcance e a renovação contínua da iniciativa. Na comparação entre o diagnóstico de gestão no início do ENE e ao final, os negócios apresentaram evolução de 15%.
“É uma metodologia com pontuações específicas e que permite que as empresas demonstrem claramente, com resultados práticos, seus avanços. Nós tivemos em Maringá um resultado com empresa, com mais de 100% de evolução. O papel do Sebrae/PR é prepará-las cada vez mais para gerarem mais emprego, renda e se destacarem no mercado”, disse o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
O presidente da Acim destaca o orgulho de conduzir um programa que fortalece micro e pequenas empresas, tornando-as mais competitivas e sustentáveis.
“O ENE eleva a gestão, desenvolve o empreendedor e potencializa resultados, gerando negócios mais sólidos e um mercado mais forte para toda a região. Parabenizamos cada empresa que elevou o nível empresarial e de gestão. Que cada empresário tenha aprimorado o processo de gestão e tenha um futuro mais sólido e próspero”, destacou José Carlos Barbieri
Reconhecimento
Com 138% de evolução entre o diagnóstico inicial e a devolutiva ao final do Programa, a Mundi Optical ficou em primeiro lugar no ranking das empresas que mais evoluíram no período. A Vidraçaria Ametista ficou em segundo lugar, com 57% de evolução, seguida pelo Grupo Imobiliário KAK, que evoluiu 41%.
A empresa participou pela primeira vez, e segundo um dos proprietários, Rafael Carlos Batista, os aprendizados já estão sendo aplicados na empresa. “Foi de muito proveito. Melhoramos em muitos processos. O que aprendemos nos pilares estamos implementando e está funcionando”, relata.

A Vidraçaria Ametista participou do Programa pela terceira vez. “A cada ano nós aprendemos mais, implantando mais ferramentas dentro da empresa e consequentemente mudando a cultura da empresa para melhor”, avalia um dos sócios, João Inácio da Silva Lisboa.

Para uma das proprietárias do Grupo Imobiliário KAK, que participou da capacitação pela primeira vez, Ana Satie Kakihata, já foi possível implementar os conhecimentos no dia a dia da empresa. “Nós que somos empresários muitas vezes queremos implementar algo mas não sabemos como começar, então através do Programa ENE nós tínhamos o compromisso de estar nos workshops e seguir um plano. O mais importante foi conseguir parar para aplicar as ferramentas”, diz.

Empresas premiadas
Bronze: Barbearia Magalhães, Betoni, Brasfec Engenharia, Claudia Cavalcante, Frontiertec, Grupo Imobiliário KAK, Imedie, Imperium Automotiva, Personalli e Vidraçaria Ametista.
Prata: Bitsafe Soluções em TI, CEI Agnus Dei, CEI Crescer e Aprender, CEI Domus Dei, Comidinhas da Vovó Elza, Construtora Dutra Garcia, Mundial Inox, Resoluto e Voltec Engenharia.
Ouro: Agrocred, CEI Mater Amabilis, CEI Meu Mundo, CEI Meu Mundo Maringá, CEI Pais e Filhos, CEMS Academia, Doki Home, Door2door Brasil, Ekolist Consultoria Ambiental, Global Assessoria, Manipulação Farmácia São Paulo, Patrimonium, Rhema, Trade Technology, Triângulo Consórcios e Uniformes Paraná.