Micro e pequenas empresas paranaenses tiveram a oportunidade de se conectar com as principais tecnologias do setor de material de construção do País nesta quarta-feira (18). A ExpoMatcon 2024, realizada entre os dias 17 e 19 de setembro no Viasoft Experience, em Curitiba, contou com uma rodada de negócios organizada pelo Sebrae/PR, na qual os varejistas puderam dialogar com fornecedores do mercado regional e nacional.
A ExpoMatcon 2024, a 2ª Feira de Varejo de Material de Construção do Paraná, é uma parceria entre o Sebrae/PR, a Associação de Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, Região e Litoral (Acomac Grande Curitiba) e o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco-PR). Além de participantes da Grande Curitiba, o Sebrae/PR organizou caravanas com empreendedores de diversas regiões do Estado, oferecendo a oportunidade de sair à frente nas tendências do setor.
A consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, afirma que, por uma demanda dos varejistas, o foco da rodada de negócios na feira se voltou para fornecedores que oferecem novas tecnologias para o setor.
“Atendemos à necessidade dos lojistas, que estão buscando essas tecnologias em seus negócios. A rodada é uma oportunidade de conexão, podendo gerar resultados a médio e longo prazo. Muitos levaram com boas perspectivas e o planejamento para investir em inovação nas suas empresas”, pontua a consultora.
Oportunidade para inovar
Ao todo, representantes de 24 lojistas e 12 empresas de tecnologia participaram da rodada nesta quarta-feira, em um total de 144 conexões realizadas. Entre os setores presentes para dialogar com as empresas de material de construção, estavam fornecedores de tecnologias para limpeza, robótica, software de gestão, plataformas de atendimento e outros mercados.
Loja de Curitiba, representada pelo gestor Alisson Mara, foi uma das pequenas empresas que participaram pela primeira vez de uma rodada de negócios do Sebrae/PR. Para ele, a conversa “frente a frente” com fornecedores é o grande diferencial da ação.
“É bom ver o que está mudando no mercado. Muito do que vimos por aqui vai ser estudado e, possivelmente, implantado no nosso negócio. Isso foi possível porque tivemos esse contato direto com os fornecedores, algo que segue sendo extremamente importante, mesmo em um mundo digital”, explica o varejista.
Para Adalberto Junior e Augusto Baggio, gestores de empresa de materiais de construção, em Fazenda Rio Grande, a rodada reforçou a necessidade de atenção com o que há de mais avançado no setor.
“No setor de materiais de construção, nós não podemos ficar parados, então ter esse contato com novas ferramentas, insights e tecnologias é bem importante. É disso que os lojistas precisam: acompanhar a evolução do mercado”, afirma Junior.
Para os fornecedores, a ExpoMatcon e a rodada de negócios foram bastante produtivas, pois ofereceram a muitos deles uma proximidade com vários lojistas e um maior potencial de vendas. É o que apontam as gestoras Ester Macionk e Luiza Lachowski, empreendedoras.
“Iniciamos as operações em Curitiba há menos de seis meses, então participar da feira e da rodada de negócios nos interessou. É um mercado gigantesco e os nossos produtos têm tudo a ver com ele”, ressalta Ester.
Caravanas do Paraná
Para o evento, o Sebrae/PR organizou caravanas com empreendedores de todo o Estado, para participar da feira e da rodada de negócios. Foram cinco caravanas presentes, que vieram das regiões de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava. Também compareceram grupos menores, vindos de Pato Branco, Campo Mourão, Apucarana e do litoral do Estado.
“Nós sempre buscamos viabilizar a participação dessas empresas, organizando as rodadas e a logística para que a experiência delas seja completa”, ressalta Suelen.
Márcio Gafuri, representante da área de materiais de construção, veio de Toledo especialmente para a feira. Com 15 anos de atuação no mercado local, o varejista valoriza a oportunidade de conhecer as inovações do mercado e o papel do Sebrae/PR na conexão com fornecedores de diferentes setores.
“Vimos várias novas tecnologias que poderíamos implantar dentro da empresa, inclusive já vamos analisar propostas de alguns fornecedores com quem conversamos. Nesse sentido, foi fundamental, pois nos deu esse apoio para buscar novidades e tomar decisões”, afirma.
A ExpoMatcon 2024 contou com o apoio de parceiros estratégicos durante todo o evento: Fecomércio PR, Sesc, Senac, Efenove, Gallina Stands, Grupo Datacenso, Cscom Filmes, Ser Mídia, RPC, Acomac Oeste PR, Acomac Regional Londrina e Acomac Campos Gerais – Centro Sul.