As Salas do Conhecimento da Feira do Empreendedor Sebrae, em Curitiba, estão entre os espaços mais procurados do evento. Com encontros rápidos e objetivos, de 30 minutos, os ambientes temáticos são dedicados a orientar empreendedores e potenciais empresários em diferentes fases da jornada dos negócios.

São quatro salas que traduzem o caminho de quem empreende em etapas práticas: Comece, Faça, Alcance e Seja. Cada uma delas é conduzida por especialistas do Sebrae/PR, que compartilham ferramentas, experiências e tendências para quem deseja iniciar, inovar, fortalecer ou expandir um empreendimento.
Na Sala Comece, o foco é o primeiro passo para quem deseja abrir um negócio.
“Eu tenho perseguido uma ideia de negócio já há algum tempo, cometi alguns erros, mas aqui eu finalmente encontrei como se fosse uma placa de sinalização me mostrando um caminho objetivo para seguir”, conta Fabio Luiz Battin, de Curitiba, que deseja lançar uma plataforma de indicações de serviços.

Já a Sala Faça apresenta técnicas de gestão e operação de negócios. A empresa de Marcelo Szczepanik está em Piraquara há 37 anos no ramo de estética automotiva e estava em busca de informações sobre a reforma tributária que entrará em vigor em 2026.
“As dicas que recebi aqui vão me ajudar a decidir se continuamos como microempresa Simples ou se migramos para o regime de Lucro presumido”, afirmou.

Na Sala Alcance, os temas envolvem crescimento e estratégias de mercado. “Descobri novas formas de ampliar minha presença digital e alcançar novos clientes. Foi um aprendizado que quero aplicar imediatamente”, diz Simone Silva, empreendedora da área de festas infantis em Curitiba.

Por fim, a Sala Seja discute o papel do empreendedor como agente de transformação. Isabella Gaia veio com as amigas Kelly Graça e Ana Paula Langowski em busca de motivação. Há um ano e meio ela presta assessoria para vistos americanos e conta que vinha se sentindo desanimada.
“O caminho do empreendedorismo pode ser solitário, nem sempre temos apoio da família, que muitas vezes prefere nos ver na segurança de um trabalho CLT. Esses eventos do Sebrae nos conectam com quem tem os mesmos objetivos e nos ajudam a continuar insistindo nos nossos sonhos”, avalia Isabella que participou da palestra “Saúde mental do empreendedor”.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Acea Evgueni Ratcheva, as Salas do Conhecimento são um convite para que os empreendedores avancem em suas trajetórias de forma estruturada.
“Queremos oferecer conhecimento aplicável, que faça diferença no dia a dia. Cada sala foi pensada para trazer conteúdos específicos e, ao mesmo tempo, complementares, acompanhando a evolução natural de quem empreende”, explica.

Feira do Empreendedor Sebrae 2025
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.