ASN PR
Compartilhe

Salas do Empreendedor do Noroeste conquistam o Selo Diamante

Certificação concedida pelo Sebrae reconhece cidades que se destacam em excelência no atendimento aos pequenos negócios
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Seis municípios do noroeste do Paraná tiveram suas Salas do Empreendedor reconhecidas com o Selo Diamante, a mais alta certificação concedida pelo Sebrae às cidades que se destacam no atendimento aos pequenos negócios locais. A entrega do Selo ocorreu no dia 26 de junho e reforça o compromisso da região com o fortalecimento do ambiente de negócios. Conquistaram o reconhecimento São Manoel do Paraná, Cianorte, Rondon e Doutor Camargo (em sua primeira certificação Diamante) e Nova Esperança e Nossa Senhora das Graças, que conquistaram o Selo pelo segundo ano consecutivo.

Ao todo, foram avaliados 18 critérios, que consideram qualidade no atendimento, inovação, impacto positivo nos pequenos negócios e eficiência nos serviços prestados. “O Selo Diamante é um marco de excelência, reconhecendo as Salas do Empreendedor que oferecem orientação qualificada, soluções práticas e incentivo real ao crescimento dos empreendimentos locais”, acrescenta Rosineide Pereira, consultora do Sebrae/PR, que atua na região Noroeste junto aos municípios premiados.

Salas do Empreendedor do Noroeste do Paraná recebem o Selo Diamante do Sebrae, reconhecendo a qualidade no atendimento aos pequenos negócios. Fotos: João Lucas.

Além de destacar o alto padrão de atendimento, o Selo também valoriza o comprometimento da gestão pública e o trabalho integrado entre os principais parceiros da Sala: prefeitura e Sebrae/PR. Na parceria, a prefeitura é responsável pela estrutura física, equipe local e apoio institucional, enquanto o Sebrae fornece capacitação, consultorias e metodologias que promovem o desenvolvimento dos empreendedores.

“O atendimento das Salas do Empreendedor tem se tornado referência na região pela qualidade, proximidade com os negócios locais e incentivo à formalização e à gestão eficiente”, ressalta Rosineide. Os serviços incluem orientação gratuita, desburocratização de processos e apoio contínuo para que microempreendedores individuais (MEI) consigam crescer e se manter no mercado.

César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, durante a entrega do Selo Diamante aos municípios que se destacaram no apoio aos pequenos negócios. Foto: Divulgação.

Para os municípios premiados, a conquista do Selo Diamante é mais do que uma certificação técnica: é o reflexo de um ecossistema empreendedor fortalecido, onde o poder público, o Sebrae e os próprios empreendedores caminham juntos para gerar desenvolvimento econômico e social.

Durante a cerimônia de entrega do Selo Diamante, Fernanda Paula, responsável pela Sala do Empreendedor de São Manoel do Paraná, ressaltou o marco histórico para o município, que conta com 172 empresas ativas – das quais 93 são MEI.

“É a primeira vez que somos agraciados com o Selo Diamante, o que confirma a qualidade da nossa entrega e o comprometimento que temos com os nossos empreendedores. Trabalhamos diariamente para oferecer um atendimento próximo, eficiente e que realmente faça a diferença. Agora, o desafio é manter essa excelência, ampliar parcerias e gerar ainda mais oportunidades a quem deseja empreender em nossa cidade”, comenta.

Fernanda Paula celebra a conquista do Selo Diamante por São Manoel do Paraná, reconhecendo o trabalho de apoio aos 172 empreendimentos locais.

Eliana Lemos Porfírio, Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Nossa Senhora das Graças, responsável pela Sala do Empreendedor e agente de desenvolvimento, descreveu o significado de receber o Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo.

“Renovar o Selo Diamante foi ainda mais emocionante e valioso do que conquistá-lo pela primeira vez. Nossa Senhora das Graças, com cerca de 4 mil habitantes e 414 empresas ativas – 249 delas MEI –, mostrou que empenho e parceria com o Sebrae/PR fazem a diferença. Em um ano político tão complexo, manter esse reconhecimento comprova que nosso trabalho de atendimento eficiente, unido à desburocratização e apoio contínuo aos empreendedores, gera resultados concretos e fortalece o desenvolvimento econômico local”, diz Eliana.

Entrega Selo Dimante
Eliana Lemos Porfírio comemora a renovação do Selo Diamante para Nossa Senhora das Graças.

Com as novas certificações para as Salas do Empreendedor no Noroeste, a expectativa é que esse reconhecimento inspire outras cidades da região a investir ainda mais na qualificação de seus atendimentos, tornando os espaços um verdadeiro ponto de transformação local.

Reconhecimento nacional
Em todo o Brasil, 114 Salas do Empreendedor de 16 estados foram reconhecidas, sendo 24 delas de 18 municípios paranaenses. Isso consolida o Estado como o segundo maior em número de conquistas, ficando atrás apenas do Ceará.

  • Cianorte
  • Doutor Camargo
  • Nossa Senhora das Graças
  • Nova Esperança
  • Rondon
  • sala do empreendedor
  • São Manoel do Paraná
  • Selo Diamante