ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR apresenta destinos turísticos paranaenses e oportunidades de negócios no Festival das Cataratas

Evento segue até sexta-feira (02), em Foz do Iguaçu; estande do Sebrae/PR tem programação especial
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Os visitantes da 18ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, poderão conhecer mais sobre os destinos turísticos paranaenses e criar conexões para gerar negócios. Tudo isso está contemplado no estande do Sebrae/PR que, mais uma vez, leva para o evento uma agenda focada no empreendedorismo e no fomento ao turismo do Paraná.

O espaço está aberto à visitação e a programação abrange pitches (apresentações rápidas e dinâmicas) de destinos turísticos; degustação de menus feitos com base em produtos que possuem Indicação Geográfica e Identificação de Origem; exposição de artesanatos; e palestras sobre programas do Sebrae/PR disponíveis para empreendedores do setor turístico.

“O Festival das Cataratas é um evento consolidado, que reúne os principais fornecedores e empreendedores do setor. Neste ano, trouxemos uma programação que valoriza algumas das opções turísticas do Paraná e todo o conteúdo visa a conexão e a promoção do segmento”, destaca a coordenadora estadual de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez.

Estande do Sebrae/PR tem programação intensa até amanhã (02), no Festival das Cataratas. Crédito: Adriano Oltramari.

Rodadas de negócios
Outro destaque da programação do Sebrae/PR durante o Festival das Cataratas são as rodadas de negócios. A primeira ocorreu nesta quinta-feira (01), realizada pelo Instituto Água e Terra (IAT), com foco no uso público de Unidades de Conservação (UC).

Um dos participantes foi Rodrigo Nascimento, da agência de turismo Nattrip Brasil. Ele veio do Rio de Janeiro para participar do Festival e decidiu se inscrever na rodada para ampliar os contatos com os representantes de institutos e entidades ligadas às UC e, também, para adquirir mais informações.

“Quando falamos das Unidades de Conservação, ouvimos muito, mas às vezes entendemos pouco. Por isso, decidi participar da rodada. Fiz alguns contatos estratégicos, tirei dúvidas e ainda pude trocar informações e experiências com outras empresas que também fazem uso destes espaços”, comenta Nascimento.

Nesta sexta-feira (02), ocorrerá a segunda rodada, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e a Fecomércio PR, com foco nas operadoras de turismo, das 9h às 12h.

“As rodadas são sempre as mais esperadas e, neste ano, demos foco a elas, principalmente pelas oportunidades que trazem aos participantes. Hoje [quinta-feira], as atividades visaram o relacionamento e o esclarecimento de dúvidas. Nesta sexta-feira, a ideia é promover essas conexões para os negócios entre operadoras de turismo, fornecedores e compradores”, comenta Patricia Albanez.

Para a segunda rodada, ainda é possível fazer a inscrição pelo site.

Rodada de relacionamento e negócios ocorreu hoje (01). Amanhã (02), foco é nas operadoras de turismo. Crédito: Adriano Oltramari.

Programação
Nesta quinta-feira (01), houve apresentação das linhas de crédito disponíveis para o turismo por representantes da Fomento PR. Na sequência, foi a vez dos representantes do turismo da região sul do Estado apresentarem as opções turísticas da localidade, além das soluções que foram desenvolvidas para fomentar o segmento.

A consultora do Sebrae/PR, Amanda Fagundes, apresentou o Programa Sebraetec, que disponibiliza recursos para projetos e negócios inovadores. Os representantes de Guarapuava apresentaram os atrativos turísticos da cidade e realizaram, também, o lançamento da Rota da Cerveja, visto que o município é referência na produção de malte e cevada e é sede de diversas cervejarias artesanais.

Na sequência, a partir das 17h, haverá uma apresentação dos destinos turísticos da região dos Campos Gerais em uma experiência que utiliza ferramentas de inteligência artificial e realidade aumentada combinadas com a tecnologia do metaverso. Depois, a apresentação do destino Prudentópolis e do aplicativo APP Prude, que facilita o acesso a mapas e opções turísticas da cidade.

No final da tarde, São Mateus do Sul retornará ao palco com uma demonstração da Ancestral Gastronomia, um espaço voltado às vivências gastronômicas por meio de pratos preparados com ingredientes típicos e receitas que seguem as tradições paranaenses.

Para encerrar a agenda do dia, haverá apresentação do destino Medianeira, que tem trabalhado com projetos de artesanato local e economia criativa para fortalecer a identidade cultural e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Já na sexta-feira (02), o dia começa com uma apresentação do Selo de Qualidade no Turismo, com exposição do caso do Hotel Del Rey, em Foz do Iguaçu. Depois, às 15h, o projeto “Passaporte de Oportunidades – transformando negócios não turísticos em turísticos e impulsionando suas vendas”, do Sebrae/PR, será apresentado aos participantes pela consultora Maisa Silvestre.

Na sequência, às 15h30, os empreendedores Alessandra Bussador, Leandro Vandré e Marcelo Valente compartilharão a visão da academia, do setor público e da iniciativa privada em relação ao desenvolvimento do turismo inteligente no município de Foz do Iguaçu no painel “Desvendando Foz do Iguaçu – o futuro do turismo inteligente em um destino de natureza”.

A partir das 16h, haverá uma palestra sobre experiência Disney com foco na formatação de produtos turísticos de experiência. A ideia é explorar as possibilidades de criação e desenvolvimento destes produtos para que eles ofereçam experiências autênticas e memoráveis para os visitantes, além de destacar os desafios enfrentados e as oportunidades proporcionadas por essa abordagem inovadora. Depois, às 16h30 o tema será a implantação de boas práticas de ESG para viagens, eventos corporativos e resorts do Brasil.

Na sequência, a partir das 17h, representantes do Visit Iguassu e Visit Cascavel vão abordar a importância do papel dos anfitriões locais na criação de conexões significativas com os visitantes e na promoção da identidade e do encanto do destino. Já às 17h30 será apresentado o Parque Vila Velha, de Ponta Grossa e, às 18h, o encerramento das atividades.

Sobre o Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC, Sebrae, Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.

A programação ocorre no Rafain Palace Hotel & Convention (Avenida Olímpio Rafagnin, nº 2.357) com uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios.

A área de exposição tem 7 mil metros quadrados e conta com a presença de mais de 1,3 mil marcas dos diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros.

  • festival das cataratas
  • festival de turismo
  • paraná
  • turismo
  • turismo no paraná