
Considerado um dos principais eventos de negócios do setor moveleiro no País, a Movelpar Home Show 2026 reuniu 190 expositores entre os dias 3 e 5 de fevereiro, nos 19 mil metros quadrados da Expoara Centro de Eventos, em Arapongas (PR). A estimativa é que 30 mil visitantes de 12 países tenham participado do evento, um recorde de acordo com os organizadores. A feira atraiu arquitetos, designers, lojistas, representantes comerciais, fabricantes e fornecedores para a indústria de móveis.
Na edição deste ano, o Sebrae/PR participou com um estande em parceria com o ecossistema de inovação de Arapongas Ninhotech, apoiou dez Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) para expor seus showrooms no evento com estandes de 50 metros quadrados cada.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, conta que o subsídio para viabilizar a participação das empresas na Movelpar chegou a quase 50% do valor original do estande. Ela reforça que a participação das empresas na feira é importante para aumentar a visibilidade das marcas locais, gerar mais oportunidades e viabilizar negócios no Brasil e exterior.

“É uma característica das indústrias moveleiras de Arapongas, maior polo moveleiro do Brasil, serem micro e pequenas empresas com gestão familiar. O Sebrae tem missão atender a este perfil e oferecer consultorias como de sucessão familiar, planejamento de produção, financeiro e até mesmo suporte de ISO para que a indústria esteja cada vez mais capacitada, ofereça melhores produtos e tenha crescimento exponencial”, explica Cinara.
Estreantes na Movelpar
Hugo Manueira, sócio e diretor da Manuflex, em Sabáudia, a 16 quilômetros de Arapongas, afirma que o apoio foi fundamental para a estreia da empresa no evento.
“O custo do estande é alto para uma empresa como a nossa. Começamos em 2019, mas eu conheço a Movelpar há muitos anos porque antes de ter a minha própria fábrica, eu era representante. Então, sei da importância e de como o evento abre portas e amplia os negócios”, destaca.

Hugo relata que representantes de móveis de outros estados brasileiros e até mesmo do exterior visitaram o estande e iniciaram conversas para negócios.
“Recebemos pessoas que não conheciam nossos produtos e que ficaram admiradas com a qualidade. Se a gente não estivesse aqui na feira, não teríamos esses contatos e continuaríamos sendo desconhecidos. A Movelpar é uma vitrine. Isso é indiscutível”, pontua.
Com 23 anos de mercado, também é a primeira vez que a Marflex, de Arapongas, expõe na feira. A sócia Bianca Bozina reforça que apesar de ser uma empresa consolidada, os custos do estande sempre foram um impeditivo já que ainda é uma empresa pequena e familiar.
Pioneira na fabricação da cama box baú, a marca também fabrica painéis, cabeceiras e recamiers.
“Trabalhamos em duas frentes: fabricação própria e terceirização de produtos. Somos fornecedores de marcas nacionalmente conhecidas como a Ortobom. No total, somente de cama box baú que é o nosso carro-chefe, produzimos cerca de mil peças por mês”, conta Bianca.
Além do subsídio para participar da Movelpar, Bianca conta que o Sebrae/PR é importante para a história da empresa graças a diversas consultorias prestadas ao longo dos anos. “Meu pai foi o fundador da marca. Quando ele morreu, eu, meu irmão e minha mãe precisamos enfrentar os desafios de uma sucessão familiar e passamos por um momento de transição, além dos desafios que a pandemia impôs logo após que assumimos. Tudo isso foi importante porque nos fez buscar suporte, pensar em novos modelos de negócio, novas estratégias de inovação e em tudo isso contamos com o apoio do Sebrae/PR”, relata Bianca.

Animada, ela conta que a participação na Movelpar deve impulsionar o crescimento da empresa em 2026. “Recebemos muitos representantes no nosso estande. Muitos já conhecem e até revendem a marca, mas, nesses dias, tivemos contato com revendedores do Uruguai, Paraguai e Colômbia, por exemplo, que são mercados que ainda não exploramos e empolgados com a possibilidade de expansão”, afirma.
Maioria no setor moveleiro
O setor moveleiro de Arapongas (PR), reconhecido um dos maiores polos moveleiros do Brasil. O segmento é constituído majoritariamente por micro e pequenas empresas, de acordo com o Arranjo Produtivo Local (APL). Atualmente 96,5% das 328 indústrias da região estão nesta classificação.

Londrina recebe nova Movelpar
A partir de 2027, a Movelbras Home Show será realizada no Parque Ney Braga, em Londrina, em uma estrutura inédita para o setor moveleiro. O novo projeto prevê mais de 20 mil metros quadrados de área de exposição, com padrão de excelência inspirado em grandes eventos internacionais, ambiente totalmente climatizado, piso tecnológico, iluminação de alta performance e uma estrutura pensada exclusivamente para potencializar negócios e a experiência dos visitantes.
Segundo os organizadores, a mudança de nome e de local a partir de 2027 reforça o compromisso com o crescimento do setor moveleiro, a profissionalização do evento e a valorização da indústria e do varejo.
