Quarenta Salas do Empreendedor e 11 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) do norte do Paraná conquistaram o Selo de Referência em Atendimento. O Selo é uma metodologia de avaliação do Sebrae/PR para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados aos microempreendedores individuais (MEI) e pequenos negócios. Entre as Salas do Empreendedor, 17 obtiveram o Selo Ouro, 12 receberam o Prata e 11 ficaram com o Bronze. Entre os PA, foram nove selos Ouro e dois Prata.
As Salas do Empreendedor funcionam por meio de parcerias entre prefeituras e o Sebrae/PR e oferecem serviços, capacitações, consultorias e atendimento aos microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pessoas que desejam abrir um negócio. Já os Pontos de Atendimento ao Empreendedor são resultado de parceria de instituições empresariais com o Sebrae/PR e atuam como uma rede de suporte local a microempresas e empresas de pequeno porte.

Uma das vencedoras da categoria Ouro foi a Sala do Empreendedor de Londrina, que reconquistou a posição de destaque após a mudança de sede, do prédio da Prefeitura Municipal para a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda. O diretor da pasta e gestor da Sala, Cristian Roberto Marcucci, conta que, além de seguir as diretrizes do Sebrae/PR, a equipe usou muito da vivência prática para melhorar processos e atendimento.
“O selo consolida o trabalho que temos feito de melhorar a qualidade do atendimento, é um reconhecimento do esforço da equipe, que se dedicou e vestiu a camisa”, comemora.
Em Andirá, a agente de desenvolvimento do PA, Nathalia Romano dos Santos, comemora seu quarto selo Ouro consecutivo. Ela conta que, desde que assumiu a função, o espaço é reconhecido pela excelência máxima na qualidade do atendimento. Para ela, o diferencial são as parcerias entre Sebrae/PR, Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead) e Sicredi.

“Foi muito bom receber a premiação mais uma vez. Ela representa o reconhecimento do trabalho realizado com muito amor”, agradece.
O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, destaca que a premiação é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelos agentes e parceiros na oferta de soluções para os empreendedores. A função desses canais de atendimento, segundo ele, é tornar as informações e capacitações mais acessíveis aos empresários e oferecer uma extensão dos serviços do Sebrae/PR nas cidades, principalmente naquelas onde não há escritórios da instituição.
“É um modelo de sucesso no Paraná, tanto que recebemos representantes de outros estados e do Sebrae Nacional no evento de premiação, interessados em conhecer essa iniciativa. Em parceria com municípios e entidades, oferecemos atendimento gratuito e fortalecemos o apoio ao empreendedorismo”, afirma.
Confira a lista dos canais de atendimento selados no norte do Paraná:
PA
Porecatu – Ouro
Cambé – Ouro
Andirá – Ouro
Assaí – Ouro
Cornélio Procópio – Ouro
Rolândia – Ouro
Arapongas – Ouro
Ibaiti – Ouro
Apucarana – Ouro
Sertanópolis – Prata
Ibiporã – Prata
-
Salas do Empreendedor
Arapongas – Ouro
Assaí – Ouro
Cambé – Ouro
Ibiporã – Ouro
Londrina – Ouro
Rolândia – Ouro
Bandeirantes – Ouro
Cambará – Ouro
Florestópolis – Ouro
Jaboti – Ouro
Joaquim Távora – Ouro
Miraselva – Ouro
Nova Santa Bárbara – Ouro
Porecatu – Ouro
Primeiro de Maio – Ouro
Sertaneja – Ouro
Siqueira Campos – Ouro
Pinhalão – Prata
Andirá – Prata
Apucarana – Prata
Centenário do Sul – Prata
Conselheiro Mairinck – Prata
Leópolis – Prata
Lunardelli – Prata
Tomazina – Prata
Jacarezinho – Prata
São Jerônimo da Serra – Prata
São Sebastião da Amoreira – Prata
Sapopema – Prata
Congonhinhas – Bronze
Cornélio Procópio – Bronze
Grandes Rios – Bronze
Ivaiporã – Bronze
Quatiguá – Bronze
Londrina – Sala da Mulher Empreendedora – Bronze
São José da Boa Vista – Bronze
São João do Ivaí – Bronze
Cafeara – Bronze
Lupionópolis – Bronze
Prado Ferreira – Bronze