Pequenos negócios do Programa Tech By Sebrae participam de ações coletivas para trocar informações e aplicar conhecimento nos negócios
Micro e pequenas empresas de alimentos e bebidas, do agronegócio, tecnologia da informação, construção civil e do varejo, além da indústria, das regiões dos Campos Gerais e centro do Estado, participaram nesta quarta-feira (6), do workshop “GPS das vendas: o mapa definitivo para alavancar suas metas”, com o especialista Marcelo Baratella, e uma visita técnica na Casa Rigani Sem Glúten, em Ponta Grossa. As ações integram o Tech By Sebrae, programa que promove a evolução por meio da inovação e aceleração do crescimento, que teve início em maio e segue até novembro.
“São 67 empresas que participam do Programa, dessa jornada de inovação, com ações individuais e coletivas, que incluem o panorama e diagnóstico do negócio, plano de inovação, também consultorias especializadas, palestras, seminários, workshops e rodadas de negócios”, comenta a consultora do Sebrae Paraná, Nádia Joboji.
Para o empresário Cláudio Alberto Pogere, que atua na área comercial de uma empresa de segurança, em Ponta Grossa, o workshop reforçou a importância do foco, da disciplina, da repetição de processos e da motivação para aumentar as vendas. “Foi uma palestra descontraída, mas com conteúdo de fácil absorção. Escrevemos todas as dicas que, posteriormente, foram repassadas para nossa equipe”, diz.
Bruno Henrique Gibala Carrico, empreendedor de Ponta Grossa, afirma que o workshop reforçou a necessidade de ter um processo de vendas bem estruturado, com métricas e projeções. “A iniciativa foi sensacional para entender todo o processo e a necessidade de ter um setor específico de vendas”, comenta.
A visita técnica contemplou uma empresa que é cliente do Sebrae e está presente em 80% dos estados brasileiros e exporta wrap sem glúten, que é uma tortilha com preparo rápido. “Acredito que é importante compartilharmos nosso conhecimento, pois sabemos das dores de quem é empreendedor. Estamos felizes em sermos referência e mostrarmos nossa trajetória até aqui”, comenta o empresário Oneivo Atilio Bertussi, da Casa Rigani.
“A Casa Rigani contou com o apoio do Sebrae para chegar no patamar que está hoje. É incrível ver o quanto eles estão vendendo para outros estados e o volume de produção. Isso mostra que também podemos chegar a esse patamar”, projeta Bruno.
-