A startup paranaense Bike Fácil, com sede em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, captou R$ 9,1 milhões em investimentos, por meio de uma subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A conquista veio com o Hubmob, projeto que visa desenvolver o primeiro sistema brasileiro de micromobilidade. A proposta inclui bicicletas elétricas e a hidrogênio, triciclos de carga e lockers (estruturas seguras para guardar bicicletas), tudo integrado a outros modais de transporte, reforçando o compromisso com soluções sustentáveis e inovadoras para as cidades.
O Hubmob (Hub de Mobilidade Sustentável) foi submetido ao edital da Finep em 2024, impulsionado pelo Ecossistema de Inovação Conecta Pinhais, que reúne Sebrae/PR, instituições de ciência e tecnologia, empresas, governo municipal, startups com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a inovação.

Foi nesse ecossistema que a Bike Fácil estruturou a proposta que resultaria, meses depois, na captação de recursos junto à Finep.
Yuri Reck, sócio-proprietário da pequena empresa, destacou a importância do ecossistema da cidade, que hoje é referência em desenvolvimento econômico e social para o crescimento da empresa.
“A interação com outros empreendedores e especialistas nos proporcionou insights valiosos e abriu portas para investidores que acreditam em nosso projeto”, afirma. Os recursos permitirão investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia nacional, validar soluções e ampliar sua presença no Brasil e América Latina.
Nascimento e conquista
Yuri relembra que a startup surgiu em 2013, motivada por uma necessidade pessoal: utilizar a bicicleta como meio de transporte até o trabalho. Com uma mentalidade voltada à sustentabilidade, ele enfrentava desafios comuns nas cidades, como a falta de estrutura para estacionar, chegando, inclusive, a subir com a bicicleta pelo elevador.
Esse desconforto no dia a dia se transformou em oportunidade. A vivência inspirou a criação de uma startup dedicada a desenvolver soluções para o estacionamento de bicicletas, unindo propósito ambiental e modelo de negócio. Assim nasceu a Bike Fácil, com o objetivo de contribuir para cidades mais inteligentes e sustentáveis.

A operação piloto do Hubmob está prevista para iniciar em 2026 nas cidades de Pinhais (PR) e Niterói (RJ). Atualmente, a Bike Fácil já atua em mais de 50 cidades brasileiras e planeja expandir suas soluções para a Argentina, Chile e Colômbia.
“O Hubmob se destaca por seus potenciais benefícios ambientais e de eficiência. Cada veículo compartilhado tem o potencial de reduzir em até 2 kg de CO₂ por mês, contribuindo para a descarbonização das cidades”, descreve Yuri. Segundo ele, as estações inteligentes do Hubmob são projetadas para promover a integração modal com o transporte público, facilitando o acesso e a conveniência para os usuários.
Para quem está no meio startups e em busca de investimentos, Yuri deixa um conselho: “Focar em um propósito claro, que tenha impacto social e ambiental, e acima de tudo, acreditar nele. O retorno financeiro vem como consequência. Persistência e articulação com o ecossistema fazem toda a diferença”, atesta.
Paulo Grochowicz, consultor do Sebrae/PR, enfatizou o compromisso da instituição em apoiar iniciativas empreendedoras, a exemplo da startup.
“Nosso objetivo é criar ambientes favoráveis para que ideias inovadoras se transformem em negócios sustentáveis, como é o caso da Bike Fácil, cliente atendida pelo setorial de startups e inovação. A empresa tem participado de missões técnicas e recebido consultorias por meio do Sebrae e do Ecossistema Conecta Pinhais, iniciativa criada para impulsionar empreendimentos inovadores. A conquista é um exemplo de como a colaboração entre diferentes atores pode gerar resultados de impacto real para as empresas e para a cidade”, detalha Paulo.

Conecta Pinhais
O Conecta Pinhais é um ecossistema de inovação que promove a integração entre empreendedores, startups, universidades, poder público e instituições empresariais. Foi em uma das reuniões do grupo, realizadas na Prefeitura em meados de 2024, que a Bike Fácil iniciou sua articulação para submeter um projeto à Finep. Esse ambiente colaborativo viabilizou o início da construção técnica da proposta, reunindo competências acadêmicas e empresariais em torno de um objetivo comum.
O professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Pinhais, Álvaro Cantieri, ressalta o papel da academia dentro do próprio Conecta Pinhais e na formação de parcerias estratégicas.
“A colaboração entre instituições de ensino e startups é fundamental para fomentar a inovação e preparar os alunos para os desafios do mercado. Com outras universidades envolvidas, como a UFF (Universal Federal Fluminense), a startup conseguiu compor uma equipe capaz de dar o resultado para atender suas demandas tecnológicas e criar o nível de inovação proposto no projeto”, conclui.
Ana Heemann, cofundadora da Heide Extratos Vegetais, destaca o Conecta Pinhais para inspirar outros empreendedores.
“Em nossos encontros buscamos trocar experiências e informações sobre as oportunidades de inovação, como é o caso dos editais. E foi em um desses encontros que relatei que a Heide havia captado recursos em um edital da Finep para inovação e o Yuri da Bike Fácil estava presente e teve conhecimento dessa oportunidade”, conclui.
Web Summit Rio 2025
Outro resultado comemorado pelo proprietário da Bike Fácil, após a captação de R$ 9,1 milhões em subvenção da Finep, foi a participação inédita da startup paranaense no Web Summit Rio 2025, maior evento de tecnologia da América Latina, que ocorreu em abril de 2025 no Rio de Janeiro (RJ).