Dez startups paranaenses participarão da 16ª Expo Paraguay Brasil, que ocorre entre os dias 8 e 10 de setembro, em Ciudad del Este, no país vizinho. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB), é considerado o mais importante do setor no que diz respeito à realização de negócios entre os dois países.
O coordenador de Startup e TIC do Sebrae/PR, Rafael Tortato, ressalta que o evento é uma oportunidade de posicionamento estratégico em um ambiente internacional de negócios.
“A Expo conecta empresas e investidores do Brasil e do Paraguai, amplia a visibilidade das soluções desenvolvidas no Paraná e fortalece as oportunidades de internacionalização e acesso a novos mercados. Além disso, reforça o protagonismo das startups paranaenses no cenário de inovação da América Latina”, projeta.

Rafael Tortato ressalta, ainda, o impacto direto para as startups, com a possibilidade de contato com investidores, potenciais clientes e parceiros estratégicos, geração efetiva de negócios e aprendizado sobre mercados internacionais. Já para o ecossistema de inovação paranaense, segundo ele, a participação fortalece a imagem do Paraná como um polo de inovação, empreendedorismo e tecnologia, mostrando que as soluções criadas aqui têm capacidade de competir e gerar valor em nível internacional.
“Esse movimento também estimula a integração regional e promove novas conexões que poderão se transformar em parcerias e investimentos futuros”, afirma o coordenador.
Startups paranaenses na Expo

Dez startups paranaenses irão reforçar o time de expositores. Ederson Lima, CEO da MiFy Smart Factory, de Curitiba, conta que a participação na feira em território paraguaio faz parte do plano de expansão e internacionalização da empresa.
“Muitas empresas brasileiras já atuam no Paraguai graças à Lei Maquila. Vamos levar a nossa solução para testar a aderência com essas empresas, mas, também, com empresas autenticamente paraguaias. Já atuamos em outros países da América Latina e temos o nosso software também em espanhol, já pensando nessa expansão”, conta o CEO da MiFy. A Lei Maquila (Lei nº 1.064/97) é um regime fiscal para empresas que desejam produzir bens e serviços no Paraguai para exportação e visa atrair investimentos e gerar empregos.
Além do Brasil, a startup curitibana também já está presente no Peru, Colômbia, México, Estados Unidos, Suécia, Alemanha e Tailândia. “Oferecemos uma solução SaaS para potencializar e otimizar a produção de chão de fábrica. Conseguimos atuar em qualquer indústria de transformação”, explica Ederson.
Foco é apresentar soluções e vender
Assim como a MiFy, as demais startups do Paraná que irão integrar o time de expositores do evento paraguaio têm o foco na expansão e conquista de novos clientes.
“O intuito é aumentar a visibilidade e a presença da nossa empresa na América Latina. Já vendemos para o Paraguai, Argentina, Chile, Equador e México, por exemplo, mas queremos aumentar ainda mais as nossas exportações”, explica o diretor de operações da Papel para Mechas, Adailton Maciel Júnior, que irá participar pela primeira vez da feira.
A empresa londrinense oferece uma opção tecnológica ao papel alumínio comumente utilizado em salões de beleza para a descoloração capilar. “Procuramos o apoio do Sebrae desde a concepção e patente da ideia. Hoje estamos consolidados e já em uma fase estratégica de expansão das exportações. Novamente, contamos com o apoio do Sebrae para pensarmos ações para crescer de forma tranquila e segura”, destaca o diretor de operações da Papel para Mechas.

Consolidar presença
Outro participante da missão é o Grupo Gelt, também de Londrina, com a startup Premify. “Quando começamos, em 2003, eu e o meu sócio éramos funcionários públicos e não estávamos familiarizados ao universo do empreendedorismo. Hoje, temos uma empresa constituída no Brasil e outra no Paraguai”, afirma Laerte Paludetto Junior, diretor técnico do Grupo Gelt.
Para expandir ainda mais os negócios no país vizinho, Laerte conta que irá participar da Expo Paraguay Brasil. “No ano passado, inauguramos a sede no território paraguaio para vendermos diretamente às empresas do país. Desta vez, vamos apresentar dois dos nossos produtos focados em promoções e estratégias de Marketing para empresas. O objetivo é solidificar ainda mais a nossa presença no mercado do Paraguai”, explica o diretor.
Também com foco em expandir e aumentar o número de clientes, a empresa de software acredita.se irá participar do evento em Ciudad del Este. “Vamos integrar a caravana do Sebrae/PR para apresentar nossa solução e cativar novas empresas com a nossa solução de gestão de qualidade”, afirma o diretor comercial Atilei Joaquim.
A Expo Paraguay Brasil comprova o potencial para a realização de novos negócios, conforme os números da última edição de 2024, quando movimentou mais de 203 milhões de dólares e se firmou como uma plataforma de prospecção e networking.
Há 14 anos, o Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio/PR, Sistema Fiep e a Ocepar, atua como agente de facilitação e integração entre micro e pequenos empreendedores paranaenses no processo de internacionalização empresarial.
Startups paranaenses na Expo PY BR 2025
- acredita.se (Londrina)
- PremiFy (Londrina)
- QualityStorm (Londrina)
- Papel para mechas (Londrina)
- MobPar (Wenceslau Braz)
- Value tecnologia e Inovação (Londrina)
- Corelab (Londrina)
- Produtivia (Cascavel)
- Bitz Software (Pato Branco)
- MiFy (Curitiba)