ASN PR Atualização
Compartilhe

Sucos e vinhos: encontro estadual vai apresentar inovação e tecnologia, em Bituruna

Gratuito, evento na cidade que tem a IG de vinhos, acontece nos dias 20 e 21 de março
Por ASN Redação
ASN PR Atualização
Compartilhe

Reconhecida, desde 2020, como a “Capital Estadual do Vinho”, Bituruna, no Sul do Paraná, recebe o I Encontro de Sucos e Vinhos do Paraná nos dias 20 e 21 de março. A ação é promovida pela Associação dos Produtores de Vinho de Bituruna (Apruvibi), Sebrae/PR, Prefeitura de Bituruna, Governo do Paraná e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O evento será realizado no Clube União Progresso.

Bituruna é conhecida como a “Capital Estadual do Vinho”. Fotos: José Fernando Ogura/AEN.

Direcionado para produtores de uva, suco e vinho, além de técnicos, pesquisadores e entusiastas do tema, a programação do Encontro contará com palestras sobre produtos de origem, sobre a viticultura no Paraná e no Brasil, processos de produção e regiões geográficas, políticas públicas, enoturismo, além de visitas técnicas às vinícolas da região.

As inscrições para o I Encontro de Sucos e Vinhos do Paraná, bem como a programação completa, estão disponíveis no site do evento.

Desde 1935, o município tem a tradição do cultivo de videiras por causa dos imigrantes italianos que, além das técnicas, trouxeram a paixão pelo vinho. A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, destaca que o objetivo é oportunizar aos participantes o acesso a novos conhecimentos e a troca de experiências.

“O Encontro traz uma programação voltada para quem é produtor, gosta do tema, é profissional da área ou tem interesse pelo setor. Através desse compartilhamento de conhecimentos, queremos aprimorar a cadeia produtiva, tendo reflexos na profissionalização da área e, consequentemente, nos seus resultados”, conta Alyne.

A presidente da Apruvibi, Michele Bertoletti Rosso, comenta que o evento contará com profissionais que são referências para o setor.

“Estamos trazendo palestrantes de diversos estados, profissionais da enologia, da viticultura, que são destaque no Brasil. Quem passar por aqui, certamente, sairá com muito conteúdo e com muita informação”, conclui Michelle.

O Paraná é o quarto maios estado produtor de uva, com cerca de 51 mil toneladas.

Indicação Geográfica

Os vinhos de Bituruna contam com o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP), que atesta a qualidade de um produto ou serviço graças à sua origem. Ao todo, quatro vinhos casca dura (do tipo branco, aromático, seco, que leva esse nome por ser de uma variedade de uva rosada com a casca mais grossa) têm a IG.

O selo é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), trazendo também reflexos nas vendas e atesta, para o consumidor, que são vinhos produzidos com boas práticas.

A uva ocupa, atualmente, o quarto lugar entre as frutas cultivadas no Paraná, com uma produção estimada em mais de 51 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Dentre as iniciativas de fomento à cultura, em 2019, o Estado lançou o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense com o intuito de estimular a produção de uvas e seus derivados.

Parceiros

O evento conta ainda com a parceria do Sistema Confea/Crea-PR/Mútua, da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), do Sicredi e do Sistema Faep, além do apoio da Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e da Escola de Gestão do Paraná.

  • Bituruna
  • IG
  • Sucos
  • Uvas
  • Vinhos