ASN PR Atualização
Compartilhe

Turismo de Curitiba e do Litoral é destaque em viagem com jornalistas da América do Sul

Ação apresentou pratos típicos, como o barreado em Morretes, e pontos turísticos, como o Museu Oscar Niemeyer
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Ação apresentou pratos típicos, como o barreado em Morretes, e pontos turísticos, como o Museu Oscar Niemeyer

Um grupo de jornalistas da América do Sul está em uma série de visitas por cidades no Paraná. A convite do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), os profissionais de comunicação já conheceram Curitiba, Ilha do Mel, Morretes, Pontal do Paraná e Ponta Grossa. A programação segue em Foz do Iguaçu até quarta-feira (12). O propósito é apresentar atrativos turísticos do estado.

Jornalistas da Argentina, Chile e Colômbia tiveram a oportunidade de percorrer a capital e o litoral do estado entre sexta-feira (07) e domingo (09). Foram apresentados diferentes atrativos, como o passeio de trem pela Serra do Mar e o barreado, prato típico do Litoral, que foi degustado na cidade de Morretes, além de pontos de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer, a Feira do Largo da Ordem, o Jardim Botânico e o Parque Barigui, entre outros pontos.

A iniciativa teve como parceiros locais o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Paraná Turismo, Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) e a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) da Rotas do Pinhão e do Litoral.

Para a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patricia Albanez, a visitação marca a retomada das ações voltadas para o mercado internacional, após as restrições estabelecidas por conta do coronavírus.

“Buscamos mostrar como é a vivência nos destinos turísticos do nosso Paraná, o que as cidades têm a oferecer. São atrações que colocam Curitiba e o Litoral em um patamar diferenciado no mercado internacional e nos posicionam para mercados consumidores até mesmo mais distantes da América Latina”, afirma Patricia.

Em 2021, ainda com as restrições, a capital paranaense registrou 1.567.838 desembarques na Rodoferroviária, em Curitiba, e 1.553.769 chegadas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Além disso, o trem turístico da Serra do Mar recebeu 156.860 passageiros.

Jornalistas também visitaram a Praia das Encantadas, localizada na Ilha do Mel. Foto: Divulgação.

A jornalista argentina da Intriper, Agustina Fontirroig, está pela primeira vez no Brasil e ficou entusiasmada pelo Paraná ter sido a porta de entrada.

“É uma bela oportunidade. Na Argentina, vemos vários turistas viajando para outras regiões do Brasil, e foi ótimo ter descoberto e explorado a natureza daqui. A Ilha do Mel, principalmente, me fascinou. Conheci duas mulheres que vieram do meu país para cá. Isso me fez ter vontade de vir morar aqui, me senti inspirada por essas histórias”, comenta.

O jornalista chileno representante do Apuntes y Viajes, Hernán Castro Dávila, conta que conhecia o Brasil, mas foi a primeira vez que teve a oportunidade de visitar o Paraná, principalmente Curitiba.

“Foi uma ótima oportunidade de conhecer um lugar novo. É um espaço moderno, que soluciona problemas urbanos comuns de forma inteligente. Também gostei bastante das áreas verdes e do Centro Histórico. Vem sendo uma experiência maravilhosa”, relata.

Marsolaire Quintana, da FSB Comunicação, conta que participou da criação de todo o itinerário e notou, durante a viagem, o interesse do grupo.

“O turismo é um setor muito importante e o jornalismo traz esse olhar e o apresenta como um ponto estrutural necessário para qualquer país. Essa apresentação pode despertar interesse para o público e, até mesmo, incentivar novas visitas”, completa.

Também estiveram acompanhando o grupo, o gerente de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Aguinaldo Mascarenhas Diniz, e o assessor da Gerência de Relações Institucionais da Embratur, Helber Rubens Santos.

  • experiência em turismo
  • jornalista
  • turismo
  • viagem