ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae/PR lança guia com 10 tendências de IA para pequenos negócios

Material gratuito reúne insights de mercado e histórias de sucesso para apoiar decisões estratégicas
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Em um contexto de rápida disseminação de informações e inovações tecnológicas, o Sebrae/PR disponibiliza o novo Guia de Tendências – Especial Inteligência Artificial. Gratuito, o material reúne 10 tendências de mercado, ilustradas com histórias de sucesso de aplicação para guiar a jornada empreendedora. O objetivo é ampliar o acesso e alavancar o potencial que a tecnologia oferece, como: otimização de tarefas, aumento de produtividade e apoio na tomada de decisões.

De acordo com a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, realizada no Brasil com apoio do Sebrae, 80% dos empreendedores iniciais planejavam utilizar mais tecnologias digitais nos próximos seis meses da pesquisa. Além disso, 60% deles se preocupavam com o uso de inteligência artificial, como comenta a consultora do Sebrae/PR, Bianca Scharneski.

“Com o guia, buscamos aprofundar, de forma prática, os comportamentos de consumo e trazer histórias de sucesso de outros empreendimentos que estão aplicando tendências em suas operações”, aponta.

Uma das tendências apresentadas é a de análise de sentimento. Segundo o estudo, a inteligência artificial pode identificar características do perfil do cliente, se é ansioso, extrovertido ou indeciso, por exemplo. Além de usar as informações para pontos como o tom das mensagens de marketing, as recomendações de produtos e até o caminho de compra mais confortável.

Nesse processo, transparência é essencial. O Guia demonstra que o avanço da IA trouxe grande preocupação pela dificuldade de cada vez mais identificar o que é criado. Nesse contexto, a adoção de práticas transparentes contribui para ampliar a confiança e evitar a sensação de engano por parte do público.

Bianca comenta, ainda, que as tecnologias podem mudar com rapidez. Por outro lado, os comportamentos de consumo tendem a se manter por períodos mais longos, em média por até cinco anos.

“Identificamos que existem inseguranças e dúvidas vindas dos empreendedores. Mas, essas oportunidades podem se traduzir em um aumento de competitividades por parte dos pequenos negócios”, destaca.

Na prática

Em Toledo, no Oeste do Paraná, uma das pequenas empresas que já utilizou o material foi I.PRO está consolidada como uma plataforma especializada na estruturação de modelos de negócio e inovação aplicada. Sócio do empreendimento, Tiago Rockembach destaca a utilização do especial de Inteligência Artificial como uma ferramenta para a equipe. Hoje, ele conta que são 14 colaboradores em núcleos técnicos.

“Nossa equipe, já sensibilizada e desenvolvida para o uso de IA, encontrou no Guia um caminho prático para ganhar tempo e direcionar o uso das ferramentas com muito mais assertividade. Sua organização objetiva e inteligente permite relacionar diferentes soluções com eficiência e foco nos resultados”, afirma.

Material vem para auxiliar empreendedores e equipes em seus negócios. Crédito: divulgação.

Ao longo dessa trajetória o empreendimento tem contado com apoio do Sebrae/PR e utilizado materiais como o especial de IA.

“Um exemplo prático foi a utilização combinada de ferramentas de IA generativa, análise de sentimento e automação de fluxos, hoje incorporadas em um produto recém-lançado que é voltado ao aculturamento, desenvolvimento e retenção de talentos”, diz.

Guia de Tendências

Os Guias de Tendências do Sebrae/PR reúnem análises e mapeamentos de padrões que moldam o consumo e o posicionamento de marcas de diferentes continentes do planeta, apresentando dados, cenários e ideias aplicáveis para quem empreende. Anualmente, materiais são divulgados pela instituição e estão disponíveis em: https://sebraepr.com.br/tendencias/

  • GEM
  • guia
  • Inteligência Aritficial
  • tecnologia
  • tendências