ASN PR
Compartilhe

Representantes do Governo Federal participam de reunião do Fopeme

Secretário nacional destacou o Fórum Permanente do Paraná como modelo nacional para políticas de apoio às micro e pequenas empresas
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Representantes do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte estiveram na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, nesta terça-feira (28), para participar da reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).

A pasta foi criada pelo Governo Federal, no ano passado, com o objetivo de alavancar políticas, programas e ações de apoio ao empreendedorismo, incentivo à capacitação, competitividade, formalização, inovação e acesso a recursos financeiros para as micro e pequenas empresas (MPE).

Reunião ordinária do Fopeme foi realizada na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Fotos: Eduardo Pereira.

Durante a 58ª reunião ordinária da Fopeme, o secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, e a diretora substituta da Diretoria de Ambiente de Negócios, Jeane Gonçalves Ferreira Borges, tiveram a oportunidade de conhecer a atuação do Fórum e receberam propostas do Paraná para o ambiente de negócios das MPE.

Maurício Juvenal destacou a importância do Fopeme, no Paraná, e afirmou que o Fórum é referência para outros estados da federação.

“É um dos mais organizados e resolutivos que temos. Sempre que viemos aqui, levamos conteúdos que multiplicamos e repassamos para outros fóruns estaduais”, enfatizou.

Maurício Juvenal, secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, durante reunião com membros do Fopeme.

O secretário nacional falou também sobre a implementação da política nacional para micro e pequenas empresas, estabelecida no início deste ano.

Além disso, ressaltou a necessidade de formalizar e acompanhar empresários para reverter a alta taxa de mortalidade das empresas nos primeiros cinco anos. Ele destacou a parceria com o Sebrae, que possui uma ampla rede, e é crucial para a implementação das políticas públicas em todo o Brasil.

“O presidente [Lula] pediu que o ministério identificasse os gargalos que dificultam a vida do empresário de pequeno porte e trabalhasse nas soluções. Temos duas vertentes principais: resolver problemas de crédito, tornando-o mais acessível e barato, e oferecer um tratamento tributário diferenciado”, pontuou.

Ercílio Santinoni, presidente da Fampepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR.

O presidente da Fampepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, compartilhou a importância da reunião com o pessoal do ministério, destacando como o trabalho desenvolvido pelo Fopeme e pelo Sebrae no Paraná pode servir de exemplo para o Fórum Permanente Nacional.

“Além de sermos exemplos, nós queremos também colaborar com o Governo Federal no sentido de reativarmos os fóruns em todos os estados”, destacou Ercílio.

Também participaram da reunião o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, a coordenadora do Fopeme, Silvana Ribeiro Pereira, e Carlos Henrique de Assis, secretário-técnico do Fopeme. Carlos relembra que o Fopeme está inserido na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic).

“Pudemos receber o secretário nacional para mostrar mais do trabalho do Fopeme, que tem sido um pilar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, promovendo um diálogo contínuo e ininterrupto entre o setor produtivo privado e o governo”, discorreu Carlos, que também ocupa o cargo de diretor de Simplificação e Inovação da Seic.

  • curitiba
  • Fopeme
  • Ministério
  • Ministério do Empreendedorismo
  • mpe