ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR e Fecomércio PR promovem oficina durante Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Lunardelli

Objetivo é capacitar empreendedores para a oferta de produtos turísticos diferenciados
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Foi durante uma capacitação que o agricultor Rosano de Souza Machado despertou para a oportunidade de abrir as portas do seu sítio, em Lunardelli, no Vale do Ivaí, para receber turistas que visitam o Santuário Santa Rita de Cássia mensalmente. Hoje, o turismo rural gera a renda principal para a sobrevivência da família, de quatro pessoas, que vive na propriedade. Ele contará a sua experiência de empreendedorismo na sexta edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que será realizado nos dias 24 a 26 de abril, na cidade. A participação é gratuita.

Antes de receber turistas no Recanto Serra Azul, a família de Machado vivia da agricultura familiar. No sítio de dois alqueires, planta café, milho, feijão e frutas. Hoje, ao lado da esposa, do filho e da mãe, recebe os fiéis que participam de romarias servindo porções, almoço e jantar, mediante reserva, com capacidade de atender até 50 pessoas por refeição. Na propriedade, os turistas podem, ainda, visitar o pomar, um pequeno pesqueiro e ter acesso a produtos como café moído e torrado e geleias caseiras.

“Fiz um curso, fomos visitar muitos lugares e eu encarei o turismo rural, fiz um rancho rústico e abri a porta da propriedade para receber as pessoas. Graças a Deus, deu certo”, conta.

O objetivo do evento, realizado no Santuário Santa Rita de Cássia, é contribuir para a qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. A programação traz palestras e painéis, além da Oficina de Produtos Experienciais no Turismo Religioso, voltada para empresários e organizada pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR. As inscrições para a participação podem ser confirmadas no link: https://bit.ly/4b3Emmk.

“Com a oficina, queremos qualificar a oferta de empreendimentos turísticos para os empresários se diferenciarem no mercado. Também teremos um estande para realizar atendimentos, orientações e consultorias”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa.

De acordo com a consultora, a capacitação integra uma série de ações realizadas pela instituição no Vale do Ivaí para organizar os produtos turísticos na região, trabalhar a conquista do Selo do Turismo e contribuir para o desenvolvimento dos negócios, fomentando a economia local.

“Pretendemos ajudar os empresários de turismo da região a desenvolver produtos de experiências marcantes e de qualidade, que vêm a somar às experiências de fé dos destinos de turismo religioso, contribuindo para que o visitante fique mais dias na localidade”, complementa o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Diego Cauduro Bagatini.

Riquezas do Vale

O Fórum também vai trazer a segunda exposição “Riquezas do Vale”, estendendo a programação com feiras regionais, gastronomia e atrações culturais durante a tarde e à noite, inaugurando o novo espaço de eventos da Prefeitura de Lunardelli, anexo ao Santuário, que deverá receber centenas de pessoas nos dois dias de evento.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Lunardelli, Francisco Aparecido Izidoro, explica que o objetivo do evento é promover uma série de discussões sobre temáticas relacionadas ao turismo, infraestrutura e gestão dos destinos turísticos. O município recebe, em média, 200 mil visitantes por ano e, atualmente, trabalha na criação de uma rota das capelas para fomentar o turismo rural.

“O turismo religioso mudou a realidade de Lunardelli, dos empreendedores e da economia local. A movimentação da cadeia do turismo gera renda, emprego e dignidade para a população”, comenta.

Idealizado em 2018 pelo Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, o Fórum reúne profissionais envolvidos com o setor, entre destinos turísticos, entes públicos e privados, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes expressões, entre outros. Durante os dias de sua realização, o Fórum promove a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas em Turismo Religioso do Paraná e de diversos estados.