Castro sediou, na última sexta-feira (8), o Ideathon, evento de imersão em inovação realizado durante a programação do Agroleite 2025. Ao longo de quase oito horas, 45 estudantes desenvolveram nove projetos voltados a soluções para o agronegócio. A maratona de ideias foi promovida em parceria pelo Sebrae/PR, Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro, Castrolanda, Escola Evangélica da Comunidade Castrolanda, Instituto Cristão Mackenzie, Colégio Agrícola Olegário Macedo e Sicredi.

A vencedora foi a equipe responsável pela solução S.A.I.A, um sistema de monitoramento do rebanho que integra câmeras com inteligência artificial e aplicativo. A tecnologia permite detectar comportamentos anormais dos animais e, por meio do app, o produtor pode enviar dúvidas em texto ou imagem para análise via IA. A equipe recebeu prêmio de R$ 500, ingressos para o evento ConectaPR e a oportunidade de apresentar a solução para a Castrolanda.
“Foi uma experiência gratificante participar do evento e conhecer novas pessoas. A solução Saúde Animal com Inteligência Artificial contou com a ideia de todos da equipe, muitos não se conheciam, mas a integração foi importante para o resultado”, diz o estudante Antony Gustavo Vivian.
O segundo lugar ficou com a Bio Nutri, ferramenta que auxilia produtores de gado leiteiro e de corte no gerenciamento de dietas, reformulação de cochos e aplicação de tecnologia para melhoria da nutrição animal. Já a terceira colocada, Solutech, apresentou uma solução voltada ao controle e erradicação de pragas, com robôs e armadilhas para moscas transmissoras de doenças, contribuindo para a higiene de bovinos e suínos.

As equipes classificadas em segundo e terceiro lugares também garantiram ingressos para o ConectaPR e a chance de apresentar suas ideias no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro.
“O Ideathon foi uma iniciativa pioneira dentro do Agroleite e que teve como intuito aproximar os jovens dos problemas reais da cadeia leiteira, além de fortalecer a cultura do empreendedorismo e fomentar o protagonismo juvenil. Estamos felizes em apoiar essa iniciativa”, diz o presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro, Bruno de Lima Romano.
Para a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, iniciativas como o Ideathon mostram o potencial criativo de jovens talentos e aproximam estudantes do ecossistema de inovação.
“O evento é um espaço para transformar conhecimento em soluções reais, com potencial de impacto no campo. Vimos ideias maduras e conectadas às demandas do setor, fortalecendo a inovação no agronegócio”, destaca.