A três meses do fim do ano, 2025 já desponta no horizonte com suas tendências para o ambiente de inovação e negócios. Para Gil Giardelli, especialista em inteligência artificial (IA) e indústria digital, serviços de automatização de atividades repetitivas, tecnologias verdes (green tech) ligadas às mudanças climáticas e robotização estão entre os destaques para o ano que vem. O professor foi um dos palestrantes do último dia da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/PR de quinta-feira (26) a domingo (29), no Viasoft Experience, em Curitiba.
“Estamos vivendo uma era de robótica avançada no Brasil. Curitiba, particularmente, já tem fábrica de robôs. Mas, como sociedade digital e da IA, teremos cada vez mais fábricas assim. Uma das grandes tendências é esse conceito de que se hoje você tem um smartphone no bolso – e quase 7 bilhões de pessoas têm um –, no futuro a gente vai ter um robô social ao nosso lado, ajudando na nossa casa, o que é fantástico”, afirmou Giardelli.
Segundo dados do CB Insights, 2,6 bilhões de dólares foram investidos em 110 negócios de startups com IA generativa pelo mundo em 2023. Outra oportunidade apontada pelo autor do livro “Pensando o Impensável” para o ambiente de empreendedorismo são as traduções simultâneas via inteligência artificial.
“Agora, realmente chegou a hora do Brasil, falando seu idioma e seus sotaques, vender para o mundo inteiro, porque é só colocar uma ferramenta gratuita e ela fala mais de 100 idiomas e dialetos”, projetou.
Dia a dia dos pequenos negócios
Em sua palestra, apresentou 70 ferramentas gratuitas em várias áreas, como a produção de vídeos, que auxiliam no dia a dia dos pequenos negócios.
“Era um serviço que custava muito caro, disponível apenas para estúdios de televisão e cinema, mas que agora é gratuito para as pessoas e seus perfis corporativos nas redes sociais. Também estão à disposição projetos de planejamento estratégico para a criação de empresas ou startups, como os conteúdos gratuitos viabilizados pelo Sebrae”, destacou.
“O que sempre indico para as pessoas: todo dia, separe pelo menos 15 minutos para estudar algo. 15 minutos para estudar sobre inovação, inteligência artificial, porque essa era veio para ficar para os próximos 10 anos, pelo menos. E está vindo aí a computação quântica com potencial para mudar tudo. Estude todo dia, não importa se por vídeos gratuitos ou cursos pagos. Todo conhecimento que contribua com seu aprimoramento é mais do que bem-vindo”, ensina.
E complementa: “Fazer a gestão de seres humanos e de seres com IA é uma necessidade crescente na chamada sociedade 5.0. Isso reforça a necessidade de buscarmos a educação continuada (lifelong learning). E quem puder, invista em um mestrado ou doutorado executivo.”
Automatização e green techs
Giardelli enfatizou que vivemos a chamada “explosão de inteligência”: basicamente tudo que foi escrito ou previsto em filmes de ficção científica está acontecendo ao mesmo tempo.
“As green techs, ou tecnologias verdes, nos ajudam a lidar com uma realidade climática extrema, em que se está muito frio ou muito calor em questão de dias. Também estamos vivendo um momento de automatizar uma série de atividades repetitivas. Ferramentas que eram ativos caros para as micro e pequenas empresas, agora começam a baratear ou ficar gratuitas. Eu tenho três CNPJs e tenho acesso a tudo que está acontecendo no meu bolso, todas as relações de entrada de leads, de caixa. Acho que isso é o mais importante”, finalizou.