Auxiliar pequenos negócios a encontrar e acessar recursos estratégicos para alavancar a inovação nas empresas. É com esse propósito que surgiu o Boletim de Oportunidades do Sebrae/PR, material que apresenta possibilidades de fomento à inovação e à captação de recursos, como tendências, novidades e oportunidades.
O conteúdo está disponível em: sebraepr.com.br/servicos/boletim-de-oportunidades/.

Editais, programas de apoio e linhas de financiamento são algumas das oportunidades disponíveis no material, como aponta o coordenador de Inovação do Sebrae/PR, Alan Debus.
“Essa publicação surgiu da necessidade de os pequenos empreendedores encontrarem, em um único local, as informações de acesso a oportunidades de recursos. São iniciativas que vêm para ajudar esses negócios a inovarem e se tornarem cada vez mais competitivos no mercado, que contam com atualizações constantes”, afirma.
Criado em 2021, o radar de inovação está dividido em categorias para auxiliar o usuário na sua busca. Entre elas estão: startups, microempresas e empresa de pequeno porte, médias e grandes empresas, e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTS). Além disso, apresenta informações de iniciativa de parceiros, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Ambev e Google.
Outra iniciativa apresentada no Boletim de Oportunidades é o Sebraetec, programa do Sebrae que estimula a inovação dos pequenos negócios através da melhoria de seus processos, produtos, serviços ou de ações de marketing, com subsídio financeiro de parte dos projetos.
Nesse processo, o Sebrae/PR oferece apoio em pontos como o processo de captação de recursos para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, com a avaliação preliminar da ideia e alinhamento com as oportunidades disponíveis; levantamento dos documentos necessários; elaboração escrita do projeto; submissão ou envio dos projetos e dos documentos necessários e revisão e apontamentos de melhorias quando o projeto já estiver pronto.

Marcelo Adriano Enderle, cofundador da Belinq Pecuária, é exemplo de empreendedor que utilizou o Boletim de Oportunidades para conhecer e acessar informações sobre editais.
Ele conta que soube do material em um encontro do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná e foi em busca de como participar. A empresa está localizada em Francisco Beltrão e trabalha com soluções e tecnologias de precisão aplicadas à nutrição animal para criação comercial de gado de corte.
“Com nossos equipamentos prontos e testados, alcançamos um edital de inovação não reembolsável apresentado em um encontro. Esse acesso foi fundamental para que a gente conseguisse realizar a validação de campo dos nossos equipamentos e a melhoria dos materiais utilizados, já que é um equipamento voltado para a pecuária de corte”, comenta Enderle.