ASN PR
Compartilhe

Campo Mourão tem três startups no maior programa de aceleração da América Latina

Município iguala números de Maringá e Londrina
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

O InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração da América Latina, coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae, selecionou 314 projetos para o Ciclo 2021.2. Do total, 24 startups aprovadas são do Paraná, três delas de Campo Mourão: a Bentiviu, a Metaltechne Inovações em Engenharia e a Fortalece. 

Para o consultor do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, o resultado indica que Campo Mourão vem acertando nas estratégias de fomento ao empreendedorismo e inovação. “Para nós, o número é significativo, pois iguala o município a polos como Maringá e Londrina. E em termos de números de habitantes, a nossa capital Curitiba teve 12 aprovadas, quase uma para cada 163 mil habitantes, enquanto Campo Mourão teve quase uma aprovada a cada 32 mil habitantes”, pontua. 

O ciclo de aceleração do InovAtiva se divide sem duas etapas. Na de aceleração, a participantes receberão mentorias coletivas e individuais, baseadas em entrevistas com os gestores do programa, além de cursos nas áreas de finanças, proposta de valor, mercado e capital e propriedade intelectual. No segundo momento, as empresas que forem escolhidas avançam para a fase de conexão, com conteúdo específico e treinamento de pitch, além da chance de participar do InovAtiva Experience, evento que encerra o ciclo. 

Uma das selecionadas, a Bentiviu, surgiu durante a pandemia como plataforma de telemedicina. Remodelada, hoje a startup se configura como uma plataforma de teleatendimento, tendo desenvolvido uma lógica de filas, com início da validação do serviço nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campo Mourão.

O projeto foi aprovado depois de inscrito com o incentivo do ecossistema de inovação de Campo Mourão. “Participamos de um edital de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Sebrae ofereceu consultorias financeiras. Participamos de capacitações. Tudo isso foi importante para o nosso desenvolvimento. Com apoio do ecossistema local, nos candidatamos ao InovAtiva. A expectativa é encontrar pontos de melhoria e nos aproximar de investidores”, comenta Eduarda Altoé, CEO da startup, que é formada ainda pelo programador Thomas Mazon e o especialista em marketing digital Giuliano Vitti. 

Thays Perassoli Boiko, diretora executiva do Calvary Impact Hub, habitat de inovação de Campo Mourão, diz que o estímulo do Sistema Regional de Inovação (SRI) para que as startups da cidade participem de editais, tem entre as razões o desenvolvimento local.

“A ideia é que as empresas aprendam a participar de editais, refletindo sobre o próprio negócio e aprimorando a forma de falar sobre ele. Além disso, que o maior número de startups participe, colocando nosso SRI no radar, e que os negócios saiam mais maduros dos processos, ajudando no desenvolvimento local”, comenta Thays.

Conecta 2021

De forma 100% online e gratuita, o Conecta 2021 vai abordar temas como liderança multidisciplinar, visão humanista dos negócios, conexões entre sustentabilidade e saúde mental, inovação, negócios, empreendedorismo e diversidade. Na sua sétima edição, ele será realizado pelo segundo ano consecutivo no ambiente virtual, mas, dessa vez, com formato ainda mais dinâmico e intuitivo.

O evento, que reúne startups e ecossistemas de  inovação, ser será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, com painéis de 20 a 40 minutos, apresentações culturais, mentorias e conexões. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site https://conecta.pr.sebrae.com.br/.

-

Contato para imprensa:

Telefones: (44) 99882-1525 | (44) 98820-7083 | (41) 33305895