A segunda edição do Challenge Smart Agro promoveu conexões entre dez grandes empresas do agronegócio e 20 startups paranaenses, na manhã desta quinta-feira (13), no Pavilhão Sebrae Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina 2023. O evento foi promovido pelo Sebrae/PR, pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e pela governança AgroValley.
A programação contou com a apresentação do fundo de investimentos Bow sobre as oportunidades de capital de risco para médias e grandes empresas, e de tese de investimento e captação de recursos para as startups, e foi seguida pelas rodadas de negócios em que cada startup apresentou seu produto ou serviço para as empresas.
O CEO da startup Chess It Services, Jean Baena, participou do evento pela primeira vez e aproveitou para divulgar o novo produto do portfólio, uma solução de mapeamento, cadastro e acompanhamento do peso do rebanho para que o pecuarista possa programar o melhor momento para o abate dos bois.
“Foi muito boa a experiência de encontrar com grandes empresas, mostrar o nosso negócio e ter a receptividade e o apoio do Sebrae. É difícil conseguir esses contatos, pois elas recebem muitos convites, então, essa aproximação foi favorável. Estamos animados para fechar parcerias”, afirmou.
A TOTVS, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, que está há 30 anos no mercado e oferece softwares para gestão, serviços financeiros, e tecnologias para aumentar as vendas de empresas em mais de 12 segmentos, entre eles o agronegócio, levou representantes para o Challenge. Juliana Gomes Vieira, executiva de negócios da TOTVS Oeste, conta que a empresa busca por novas ideias e que percebeu, no evento, que há muita gente boa desenvolvendo inovações para o agronegócio.
“Na matriz da TOTVS, em São Paulo, temos um setor que recebe startups e investe nelas. Se fizer sentido para o mercado em que atuamos, introduzimos as inovações no nosso portfólio. Acredito que muitas startups podem ser ajudadas”, contou.
O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, diz que o foco do evento foi conectar startups que desenvolvem tecnologias para o agronegócio com médias e grandes empresas que possuem demandas de inovação neste segmento.
“A partir desses contatos, será possível gerar negócios, construir parcerias para o desenvolvimento de novas soluções e promover a aproximação para futuras relações comerciais”, destacou.
O diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Renan Salvador, descreveu o Challenge como um balcão de negócios, que une as empresas âncoras às startups.
“É um espaço que proporcionamos, dentro da ExpoLondrina, para encurtar o caminho de acesso à vitrine tecnológica que geramos aqui, com as startups expositoras no Pavilhão Smart Agro e na Smart Farm, para as empresas âncoras”, explicou.
Participaram da segunda edição do Challenge Smart Agro, do lado das médias e grandes empresas, a Acil, Belagricola, Celepar, Embrapa Nacional e Soja, Genesis Group, IDR-PR, Cooperativa Integrada, Sicoob, Sicredi e TOTVS. Estiveram presentes as startups Acquaconte Soluções Hídricas Sustentáveis, Agribela, Agriungo, Bio 3, Blueez, Chess It Services, Dioxd, Epicont, Espectro, Fitovision, Fortmobile, Gaia Agrosolutions, Minotauroapp, Natu.me, Novaalga Biotecnologia de Microalgas, Oimob.com, PUBLI.CAR, Yazo, Trace Pack e Zero1 Soluções Biológicas.