Mais de 200 pessoas, entre produtores rurais, investidores e empresários, participaram da segunda edição do Conecta Queijo, realizada no último sábado (22) no Parque Tecnológico Biopark, em Toledo. O evento é fruto de um trabalho conduzido pelo Biopark, com o apoio de parceiros como o Sebrae/PR, o IDR – Paraná, o Governo do Estado e o Sistema Faep.
“Estamos organizados, junto aos associados, para que eles aprimorem seus conhecimentos. O contato com os produtores tem como objetivo agregar valor aos produtos que já eram tradicionalmente fabricados nas propriedades da região. Nosso papel é oferecer tecnologia no laboratório e devolvê-la para aplicação no dia a dia. Os produtos são de extrema qualidade, tanto que produtores de Toledo já foram premiados internacionalmente”, destaca Carmen Donaduzzi, fundadora do Biopark.

A região oeste do Paraná se destaca na produção de queijos, impulsionada pelo fato de o Estado ocupar a segunda posição nacional na produção de leite, segundo pesquisa divulgada em 2023 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que contabiliza 4,56 bilhões de litros anuais.
“Desenvolvemos um trabalho contínuo com os produtores de leite da região, e o queijo é um produto que agrega valor a essa atividade. O Conecta Queijo só existe porque há um trabalho sólido no campo. Entendemos como essas famílias iniciaram, como se adaptam ao mercado atual e, principalmente, aonde podem chegar”, explica Augusto Stein, gerente regional Oeste do Sebrae/PR.

Uma das produtoras que está se adaptando às novas oportunidades do setor é Andréia Fabiana Limberger Della Páscoa. Sua família, oriunda da agricultura familiar, em Toledo, produz queijos coloniais há 20 anos, mas, há cerca de oito meses, ampliou a produção para queijos finos, abrindo novas perspectivas.
“Tem sido um processo de reorganização. Recebemos orientação desde a escolha dos produtos até o direcionamento da produção. Vejo a história do oeste do Paraná mudando de direção. Minha família abraçou essa oportunidade e já conseguimos vender queijos finos para todo o Paraná, mesmo com menos de um ano de produção”, destaca Andréia.

O Sebrae/PR é um dos realizadores do Conecta Queijo e acompanha a evolução do setor, vinculada ao Turismo Rural regional. Muitos produtores, especialmente da agricultura familiar, encontraram no evento o direcionamento necessário para o crescimento de seus negócios.

Os agricultores Cíntia de Oliveira e Fábio de Campos, são de Turvo no Paraná, localizada a mais de 300 quilômetros de Toledo, eles estiveram pela primeira vez no Conecta Queijo com o objetivo de implantar ações na propriedade em que moram e trabalham.
“Saímos duas horas da manhã de casa para acompanhar esse evento. Conseguimos aproveitar cada palestra, os workshops foram realmente válidos para colocar em prática, nós como pequenos produtores, vamos conseguir encaixar o que vimos na nossa realidade. Ano que vem estaremos presentes novamente”, contou a produtora Cíntia.

As atividades durante o evento foram divididas em dois momentos. Pela manhã, aconteceram palestras e, no período da tarde, foi realizada uma visita técnica a uma propriedade especializada na produção de queijos finos, além de painéis e workshops sobre inovações no setor.
-