Quem passou pela sede de Curitiba do Sebrae/PR para participar do Conecta PR, nos dias 14 e 15 de junho, pôde degustar e saborear cafés especiais com Indicação Geográfica (IG) do norte pioneiro do Paraná. Uma cafeteria foi montada no evento para que os visitantes conhecessem um pouco sobre os grãos produzidos na região.
O cafeicultor Jonas Aparecido da Silva levou os cafés da sua propriedade e torrefação para serem apreciados. Com o terroir característico da região, os grãos com aroma e sabor de caramelo e chocolate, levemente adocicados e com acidez média, foram produzidos em Pinhalão, onde fica a propriedade e a torrefação de Silva, que também tem uma cafeteria no Mercado Municipal do Capão Raso, em Curitiba.
“O ConectaPR nos deu uma visibilidade grande com o público de startups, o que é importante para os produtores e para a divulgar a Ficafé. Nossa ideia é representar os cafés do norte pioneiro em outros eventos do Paraná”, afirma.
O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, diz que a instituição tem trabalhado em um processo de expansão para dar visibilidade e acesso a novos mercados aos cafés especiais do norte pioneiro, e a participação em eventos contribui para este objetivo.
“O ConectaPR atraiu um público jovem de todo o Paraná. Fizemos um projeto piloto colocando uma cafeteria para a degustação da bebida e aproveitamos a oportunidade para divulgar a IG e a Ficafé, nosso principal evento voltado para a produção de cafés especiais e outros alimentos diferenciados”, conta.
Em dois dias, o Conecta PR reuniu mais de 1.500 pessoas em Curitiba e levou ao público uma programação de palestras, pitches, workshops, mentorias, exposição e conteúdo especializado para auxiliar os empreendedores em busca de conhecimento em inovação e tendências de negócios.