Incentivar a interação entre os atores da saúde e tecnologia no Brasil, com o objetivo de criar um ambiente propício para fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança na área da saúde. Esse é o foco do Health Connect Summit (HCS) 2024, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no Centro de Convenções do Aurora Shopping, em Londrina, com o tema “Conectando pessoas e inovações em saúde”. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
O evento é realizado pelo Polo de Saúde de Londrina e Sebrae/PR, em parceria com a governança Saúde Londrina União Setorial (Salus) e a Associação Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis).
Para a quinta edição, estão programados painéis temáticos (veja a programação completa no site) e apresentações de startups. Pela primeira vez, acontece também uma rodada de negócios internacional dentro do evento, onde podem participar como compradores representantes de hospitais, laboratórios e clínicas especializadas; e como fornecedores, podem se inscrever indústrias, distribuidoras, startups, empresas de serviços, softwares especializados. As inscrições podem ser feitas neste link.
“A rodada de negócios era realizada em outra data, mas decidimos acoplá-la ao evento para facilitar as conexões”, diz a consultora do Sebrae/PR Liciana Pedroso.
O Health Connect Summit é o maior evento do Paraná sobre inovação, ressalta Pedroso. Segundo ela, o objetivo é trazer as atualizações mais recentes para a cadeia tanto na área de inovação quanto em pesquisas.
“Estamos trazendo um profissional para falar sobre a Terapia Car-t no tratamento de câncer e sobre as novas tecnologias que estão vindo para a área da saúde, além de assuntos voltados ao tema de liderança”, explica.
Conteúdos para áreas múltiplas
A programação é voltada para profissionais da área, empreendedores, startups, estudantes, docentes e interessados em contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de saúde, promover o desenvolvimento econômico e a transformação produtiva. Os conteúdos atendem múltiplas áreas e oferecem a oportunidade de atualização, integração e aprendizado aos participantes.
Um dos idealizadores do Health Connect Summit e coordenador do Salus, João Santilli, explica que o evento vem se consolidando e tomando uma dimensão significativa, principalmente na área de inovação em saúde pós-pandemia.
“A aplicação dessas inovações e tecnologias foi muito alavancada a partir da pandemia de Covid-19. Muitas coisas que já eram trabalhadas e discutidas, no pré-pandemia, mas tinham uma velocidade de desenvolvimento que deixava um tanto a desejar. Na pandemia, a velocidade de pesquisas e desenvolvimento aumentou significativamente. Isso deu um gás para a área da saúde”, avalia.
Segundo Santilli, Londrina tem destaque no segmento, com um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias e inovação.
“Dessa forma, o objetivo do evento é colocar, num mesmo ambiente, palestrantes, pessoas e empresas envolvidas com saúde para difundir o que está acontecendo aqui, no País e no mundo. Tem muita startup, tem muita gente fazendo pesquisa e isso abre um leque muito grande de oportunidades de aplicação”, afirma.
Santilli cita a participação em palestra, na edição do ano passado, de um dos pesquisadores de Oxford que utiliza a Inteligência Artificial em um estudo para orientação de prescrição de medicamentos mais assertiva para pacientes com depressão.
“Ele deu a palestra no evento e, em dezembro, voltou e firmou convênio com a Universidade Estadual de Londrina e a PUC-Londrina. Hoje, Londrina é um dos polos dessa pesquisa, juntamente com Oxford e Canadá. O evento abre portas para começarmos a trazer tecnologias e pesquisas para a cidade e, com isso, vamos formando profissionais especializados”, garante.
A próxima edição do HCS tem entre os destaques um painel com três médicos de Londrina que trabalham com tecnologias há muito tempo e que já têm seus produtos aplicados no Brasil todo.
Indústria e inovações
O presidente do Alis, Gilmar Machado, acentua que o Health Connect Summit vem crescendo a cada ano e se tornou um momento importante de integração entre a indústria londrinense, seus fornecedores e clientes.
“O evento mostra a pujança que é setor na região de Londrina, uma das áreas com grande número de empresas voltadas para saúde. A cada edição, a gente procura sempre mostrar as inovações, que evoluem muito rápido não só em tecnologias, mas também nos processos”, afirma.
Para os empresários, a rodada de negócios dentro do evento vai facilitar os contatos entre os participantes do Brasil e do exterior, abrindo novas possibilidades de negócios.
“Isso será complementado com a segunda feira de produtos, que estarão em exposição”, completa.