ASN PR
Compartilhe

Congresso vai debater tendências e estratégias para o setor moveleiro nacional, em Curitiba

Evento promoverá, também, a realização do 1º Prêmio Design da Movelaria Nacional
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Palestras, painéis, rodadas de negócios, dinâmicas e ideathon. Essas são algumas das atividades que acontecerão no 11º Congresso Nacional Moveleiro. Realizado no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, nos dias 1 e 2 de outubro, o evento vai estimular encontros e discussões entre participantes com foco na indústria nacional. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento.

O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel), e pretende reunir profissionais e empresas do setor para discutir tendências, inovações e melhores práticas na indústria moveleira.

Entre os destaques do evento está a promoção do 1º Prêmio Design da Movelaria Nacional. Com o tema “Ergonomia sensorial”, o prêmio vai reconhecer iniciativas que unam bem-estar, beleza, simplicidade e conforto, trazendo um novo olhar para o papel da movelaria brasileira na reconstrução de regiões afetadas por catástrofes. Para concorrer basta se inscrever pelo site da premiação. O Prêmio é realizado pela Abimóvel com a correalização do Sebrae, Apex e Fiep.

Coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Suzuki afirma que o Congresso busca fomentar o desenvolvimento e o diálogo na cadeia moveleira, incentivando a inovação e a sustentabilidade.

“O ramo de madeira e móveis é um dos segmentos industriais mais importantes do Paraná, não só pelo número de empresas, como também por sua relevância no cenário nacional e internacional. Essa indústria exportou, em 2023, o equivalente a US$1,6 bi no Estado”, disse Suelen.

Ela reforça que o 11º Congresso Nacional Moveleiro será uma oportunidade única para networking, geração de negócios e troca de conhecimento entre os principais players do setor.

“Ao apoiar o Congresso Moveleiro e o Prêmio de Design, o Sebrae reafirma seu compromisso em impulsionar a competitividade do setor, abordando temáticas importantes como a tecnologia, a inovação e o design como ferramentas para geração de valor e diferenciação dos produtos paranaenses”, completou Suelen.

Irineu Munhoz, coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep, ressaltou a relevância do evento para o setor de móveis no Brasil.

“Este congresso é uma vitrine para a indústria moveleira, proporcionando uma plataforma para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, disse Irineu, que também é presidente da Abimóvel.

O tema central da edição de 2024 envolve a indústria e a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes. Foto: Gelson Bampi.

Atividades

A programação do congresso oferece uma variedade de eventos projetados para fornecer insights e oportunidades de networking aos participantes. Entre os destaques estão palestras e painéis que abordarão temas como macrotendências futuras para a indústria moveleira e as normativas para exportações de móveis. Essas sessões proporcionarão uma visão abrangente das direções e desafios do setor, permitindo aos participantes se prepararem melhor para o futuro.

Além das palestras, o evento incluirá rodadas de negócios focadas nas necessidades do varejo, exportação e fornecedores, proporcionando uma oportunidade única para estabelecer parcerias e expandir o mercado. Complementando a programação, o Concurso da Movelaria Brasileira, direcionado aos alunos do Colégio Sesi Paraná, promoverá a cultura de inovação e do empreendedorismo entre os jovens, desafiando-os a desenvolverem soluções sustentáveis para a indústria moveleira.

Tema do Congresso

A edição de 2024 terá como tema “O olhar da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes”. A escolha do tema reflete a necessidade de abordar as consequências dos problemas climáticos recentes, como os ocorridos no Rio Grande do Sul, e discutir a responsabilidade social e sustentável da indústria moveleira.

  • abimóvel
  • Fiep
  • indústria
  • Móveis
  • tecnologia