ASN PR
Compartilhe

Construtech Week termina com intenção de negócios de R$ 2 milhões

Rodadas reuniram mais de 50 empresas com expectativa de gerar negócios futuros
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

O principal evento de inovação na construção civil, a Construtech Week, já é considerada a maior edição até hoje. Realizada no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, entre 24 e 25 de outubro, a quinta edição apresentou os trabalhos de startups, além de uma intensa programação que incluiu palestras, painéis, espaço para networking, o Ideathon, voltado para estudantes universitários, e as rodadas de oportunidades, que geraram uma expectativa de novos negócios de R$ 2.640.000,00.

Promovida pela Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), contou com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e Sebrae/PR.

O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, explica que as rodadas de negócios fazem parte da programação anual do evento.

“Neste ano, organizamos cerca de 50 empresas, sendo 15 compradoras e 35 de fornecedoras. Uma oportunidade de aproximar pequenas empresas que levariam meses ou anos para acessar esse grupo de compradores para conseguirem atendimento”, explica.

Negrão ressalta que esses contatos iniciais devem percorrer um caminho de aproximação até se concretizarem em negócios.

“São etapas que vão se desdobrando ao longo do tempo, é um relacionamento que se inicia e vai se mantendo. Para o mercado da construção civil, é uma forma de aquecer as vendas, de abrir novos mercados, novos contatos e a carteira de clientes. Para os compradores, é uma oportunidade de aumentar o leque de fornecedores, conhecendo novos produtos, novas tecnologias, ampliando as opções de produtos e serviços. É um ganha-ganha para todos”, aponta.

Experiência

O engenheiro Leonardo Ramos Pinto, sócio proprietário de empresa especializada em estruturas pré-fabricadas e blocos de concreto em Londrina e região, participou da rodada de negócios durante a Construtech Week, como comprador.

“Fizemos contato com empresas fornecedoras de produtos e serviços da construção civil, e também com algumas startups. Foi uma boa experiência. Vemos como muito importante a iniciativa, algo que deve ser ampliado para atingir mais empresas, construtores e fornecedores, no futuro”, analisa.

Multidisciplinar

Promovido pela Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), o evento destaca-se pelo caráter multidisciplinar, favorecendo a conexão, gerando negócios e oportunizando conteúdos sobre as principais tendências e inovações para o setor.

Para o presidente da Governança, Júlio Cotrim, a Construtech Week é um evento que vem crescendo ano a ano.

“A avaliação geral é muito positiva. Foi a maior e a melhor de todas as edições. A Construtech vem crescendo em robustez, em eventos paralelos, na programação, e na qualidade dos palestrantes, conseguindo atingir toda a cadeia produtiva da construção civil”, avalia.

Para Julio Cotrim, o Sebrae/PR é um parceiro importante na realização do evento.

“O Sebrae soma a chancela, com o Ceal e o Sinduscon Paraná Norte, na assinatura do evento, mas também com os recursos humanos especializados na área, as rodadas de negócios, enriquecendo toda a programação com nomes de projeção nacional. É essencial em todas as esferas”, afirma.

Atração de novos parceiros

Cotrim diz acreditar que a Icon está cumprindo a missão de agregar e integrar os ativos da construção civil em prol da inovação.

“Nossa expectativa é convidar e incentivar a participação de outras entidades, como o Secovi [Sindicato da Habitação e Condomínios] e a Acomac [Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Londrina e Região] para se aproximarem. Nossa intenção é uma edição maior para o próximo ano”, adianta Cotrim.

  • Construção Civil
  • Construtech week
  • londrina
  • rodada de negócios