ASN PR Atualização
Compartilhe

Curitiba recebe Festival Inove Siapar com foco no futuro do audiovisual

Evento gratuito vai discutir TV 3.0, regulação do VOD, inteligência artificial, mercado e inovação no setor audiovisual
Por ASN/PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nos dias 22 e 23 de setembro, Curitiba será palco do Festival Inove Siapar 2025, evento gratuito promovido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), com apoio do Sebrae/PR. Reunindo especialistas, produtores, executivos e criadores, o festival discutirá as transformações do setor audiovisual diante da chegada da TV 3.0, da regulação do VOD (Video on Demand) e da crescente presença da inteligência artificial nos processos criativos e técnicos. A programação estará concentrada na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, no Prado Velho, na capital do Estado.

A indústria audiovisual vive uma revolução sem precedentes, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças profundas no comportamento do público. O tradicional modelo de produção, distribuição e consumo de conteúdo está sendo radicalmente reformulado, exigindo das produtoras, agências, profissionais e instituições uma postura ativa de atualização e adaptação.

Essa indústria adiciona quase R$ 30 bilhões/ano à economia brasileira, responde por 0,5% do PIB, rende R$ 9 bilhões/ano em impostos e gera mais de 657 mil empregos diretos e indiretos. O Brasil está entre os cinco maiores mercados de consumo dessa produção, e com potencial de crescimento continuado de acesso da população aos meios digitais.

Encontro debate os desafios do setor e a necessidade de atualização. Foto: Inove.

No Paraná, são 722 produtoras registradas na ANCINE, o que coloca o estado na quinta posição do país. Entre 2019 e 2023, a indústria audiovisual paranaense cresceu 44%, o segundo maior índice do Brasil. Além disso, o ecossistema produtivo reúne mais de 15 mil empresas em 341 municípios ligadas diretamente ao setor.

“Esses números demonstram o quanto o Paraná está consolidado como polo de produção, mas também revelam a urgência da atualização dos profissionais. A produção audiovisual sempre conviveu com a tecnologia, mas agora a inteligência artificial é a protagonista dessa mudança. Estar preparado é essencial para garantir a competitividade”, afirma Jussara Locatelli, presidente do SIAPAR.

Pequenos negócios

A competitividade dos pequenos negócios do audiovisual, que representam 98% das 18.511 empresas do segmento no Paraná, está diretamente ligada à sua capacidade de inovar. Em um mercado em rápida transformação, impulsionado por novas tecnologias como a inteligência artificial, TV 3.0 e regulação do VOD, estar preparado para inovar é fator chave para sustentabilidade do negócio.

“O Festival é uma oportunidade para que empreendedores, produtores e profissionais ampliem conhecimentos, conectem-se a novas tendências e fortaleçam o ecossistema audiovisual paranaense, que ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. Para o Sebrae, é também uma oportunidade para promover capacitação e fortalecer o ambiente de negócios do audiovisual”, destaca Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR.

Atualização é questão de sobrevivência

Neste cenário, a atualização profissional e tecnológica não é mais uma escolha, mas sim uma exigência do mercado. Profissionais e empresas que não se adaptarem à nova realidade correm o risco de ficarem fora das oportunidades que estão sendo abertas, tanto dentro quanto fora do país. O Festival tem papel fundamental nesse processo: oferecer acesso ao conhecimento, às conexões estratégicas e aos ambientes de negócio.

Um encontro essencial para reunir o ecossistema audiovisual local, aproximar criadores, investidores e instituições, e promover a troca de experiências que fortalecem a indústria como um todo.

Em 2024, evento reuniu centenas de profissionais do audiovisual. Foto: Inove.

Programação – Festival Inove Siapar 2025

22 de setembro – segunda-feira (a partir das 16h)

16h30 I Painel de Abertura: Diretrizes e Perspectivas para o Audiovisual Paranaense, com representantes da Secretaria da Cultura do Paraná, PrFilm Commission, Sebrae-PR, Fiep, Siapar e Curitiba Film Commission.

17h15 I Oficina de Pitching: Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Pitching (Mas Tinha Medo de Perguntar…), com Krishna Mahon.

18h I Palestra: IA no Audiovisual: o presente e o futuro da produção, com Nelson Porto.

18h45 I Palestra: Fronteiras Criativas: Coprodução Paraná–Paraguai, com Ricardo Arriola Afara.

23 de setembro – terça-feira (a partir das 9h)

9h I Palestra: Produção Regional: com Marcelo Dias Lopes (RPC).

10h I Painel: Animação: cases que inspiram, com Spirit Animation Studios, Abluba Desenhos Animados, Dogzilla Animation Studio e Julieta Audiovisual.

11h I Palestra: A fluidez multidirecional do vídeo, com Gabriela Knibel Vitral (Kantar IBOPE Media).

14h I Palestra: Planejamento Estratégico: ferramentas para o sucesso no audiovisual, com Thiago Gasperin.

Para quem quer se aprofundar ainda mais no uso da inteligência artificial no audiovisual, o festival também oferece o curso “IA no Audiovisual – da Pré à Pós-Produção” que prevê uma taxa de inscrição. O curso faz parte do projeto Procompi (Sebrae/PR – CNI). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site ianoaudiovisual.com.br.

Em 2025, programação será na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, no Prado Velho. Foto: Adriano Oltramari.

Serviço

Local: Sebrae/PR – Rua Cyro Vellozo, 59 – Prado Velho, Curitiba (PR)
Data: 22 e 23 de setembro de 2025
Entrada gratuita (mediante inscrição): https://forms.office.com/r/LAFiGfa3RY

-

  • Audiosivual