Com o objetivo de transformar desafios em soluções, a 3ª edição do Start Farm chega a Toledo, durante cinco sábados consecutivos, ao longo do mês de agosto, para uma verdadeira maratona de inovação voltada ao agronegócio.
O evento gratuito é promovido pelo Sebrae/PR e pela Governança Food Tech Toledo, e segue o formato de um hackathon, maratona em busca de soluções inovadoras para desafios propostos.
Estudantes, programadores, designers, empreendedores e profissionais de qualquer área podem participar. As inscrições podem ser feitas de forma individual ou em equipe pelo link: https://forms.gle/bQ7zSuwbMNSK5Wqv5, até o dia 28 de julho.
“Buscamos soluções reais e inovadoras para os desafios enfrentados pelas empresas do setor agro da região. Mais do que uma competição, é uma jornada de aprendizado, colaboração e impacto prático no agronegócio local. É uma experiência intensa, com desenvolvimento de soluções na prática e contato direto com as demandas do campo”, pondera o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.

Start Farm 2025
O Start Farm 2025 foi inserido na agenda do município de Toledo como um instrumento efetivo de desenvolvimento territorial, geração de valor e transformação de ideias em soluções para o agro regional.
Silvane Guzzi é coordenadora da governança FoodTech Toledo. Para ela, o Start Farm fortalece o ecossistema de inovação regional (Iguassu Valley – Toledo), engajando uma governança voluntária composta por empresários, professores e profissionais do setor.
“Todos estes grupos envolvidos atuam de forma colaborativa para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do agro. Ao mobilizar conhecimento técnico, criatividade e articulação institucional, o Start Farm gera impactos reais, posicionando a região como um exemplo de integração entre educação, tecnologia e agronegócio”, pontua Silvane.

Programação
Nesta 3ª Edição do Start Farm, as maratonas acontecem em instituições diferentes da cidade. O primeiro encontro será no dia 02/08 no campus a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Toledo; dia 16/08 – na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC); 23/08 – Universidade Paranaense (Unipar) e Sebrae/PR e o último, em 30/08, na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).
A ideia é aproximar os participantes das universidades, do mercado e do ecossistema de inovação. Ao final, no último dia, os trabalhos apresentados são avaliados pela banca.