ASN PR Atualização
Compartilhe

Ecossistemas de inovação do Paraná estão entre os melhores do Brasil

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram conhecidos nesta terça-feira (26), em São Paulo
Por Eduardo Pereira
ASN PR Atualização
Compartilhe

Quatro ecossistemas de inovação do Paraná estão entre os melhores em suas categorias na oitava edição Prêmio Nacional de Inovação. Realizada na noite desta terça-feira (26), no São Paulo Expo, na capital paulista, a celebração foi promovida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta edição contou com 3.005 inscritos de todo o Brasil, sendo selecionados 56 finalistas, com 39 empresas, oito pesquisadores inovadores e nove ecossistemas de inovação.

As iniciativas paranaenses que alcançaram o pódio são o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro, na categoria pequeno porte; o Bioma de Inovação de Maringá e o Sistema Regional de Inovação do Sudoeste, em médio porte; e o Vale do Pinhão, de Curitiba, em grande porte.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destaca a necessidade de valorizar o trabalho desenvolvido em prol da ciência e tecnologia no Paraná e Brasil.

“A inovação é uma grande ferramenta de transformação onde é aplicada, desenvolvida. No caso dos ecossistemas, regiões inteiras vêm sendo estimuladas para impulsionar a competitividade, ao lado de quem empreende e de diferentes atores, sempre com foco em uma melhora e que, cada vez mais, torne o Paraná como espaço ideal para quem busca inovar”, celebra.

A 8ª edição do PNI foi realizada no Expo São Paulo. 

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, pontua a necessidade de ações de fomento à pesquisa nas áreas contempladas pelo Prêmio.

“Só assim poderemos acompanhar e dar respostas adequadas às mudanças tecnológicas que estão transformando os modelos de produção e de consumo em todo o mundo”, afirma.

Para o PNI, o Ecossistema de Inovação (EI) é um ambiente composto por diferentes atores e que promove articulação, interação e cooperação entre eles, com estímulos a iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo e tendo a inovação como foco principal. A premiação contempla o fortalecimento dos ecossistemas por meio da demonstração de esforço realizado, resultados obtidos, impactos gerados e a evolução obtida nos últimos dois anos.

“A sustentabilidade e a inclusão social são dois dos desafios que temos quando falamos em inovação. Não podemos achar que vamos inovar sem que a gente olhe para um equilíbrio entre a vida e a renda”, reforça o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ecossistema de grande porte

Criado pela prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento, em 2017, o Vale do Pinhão tem o propósito de fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar a capital paranaense em uma cidade mais inteligente.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destaca que o ecossistema tem como pilares a reurbanização e a sustentabilidade, a integração e a articulação, a educação e o empreendedorismo, a legislação e os incentivos fiscais, além da tecnologia.

Representantes do Vale do Pinhão ao lado da diretoria executiva e equipe do Sebrae/PR.

“Esse reconhecimento é muito importante, demonstra a força do nosso ecossistema, que reúne academia, o governo, as empresas e a sociedade civil. Ele vem para reforçar a colaboração entre toda essa governança, além de demonstrar o potencial de impactar que temos no desenvolvimento econômico, sempre com olhar voltado para as questões sociais e ambientais”, destaca Dario Paixão.

Ecossistemas de médio porte

Com destaque para o Paraná, a categoria contou com dois representantes no pódio, sendo o SRI do Sudoeste do Paraná e o Bioma de Inovação de Maringá.

Integrantes do SRI Sudoeste ao lado de diretoria executiva e equipe do Sebrae/PR.

Com quase duas décadas de atuação, o SRI do Sudoeste do Paraná é formado por diversos integrantes do setor produtivo como: tecnologia da informação e comunicação (TIC), agronegócio, eletrometalmecânico, saúde, entre outros. Também possui atuação do Poder Público, das faculdades e universidades com ensino e pesquisa científica, da Rede de Habitats de Inovação, das instituições como Sebrae, Sistema S, Agência de Desenvolvimento Regional entre outras organizações empresariais.

Diretoria executiva e equipe do Sebrae/PR ao lado de representantes do Bioma de Inovação de Maringá.

No noroeste do Estado, o destaque da cerimônia foi para o Bioma de Inovação de Maringá. Entre os três melhores do Brasil, o ecossistema é formado por atores dos campos privado e público, como instituições de ensino, aceleradora, incubadora, associações, Poder Público, ambientes de inovação e empresas, com ações sendo desenvolvidas em prol da integração e do desenvolvimento econômico da região.

Ecossistema de pequeno porte

Também integra os finalistas o SRI do Norte Pioneiro. Criado em 2016, o ecossistema atua para fomentar a cultura da inovação e estruturar projetos que visam promover o desenvolvimento econômico da região. O trabalho teve início em cinco municípios e, hoje, conta com a participação de lideranças de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Ibaiti, Jaboti e Carlópolis.

Em 2022, o SRI do Norte Pioneiro foi o vencedor do prêmio na categoria ecossistemas em estágio inicial.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

Consolidado como a principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no País, o PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação.

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade, da competitividade, da economia nacional e do bem-estar dos brasileiros.

Os grandes vencedores da oitava edição do Prêmio Nacional de Inovação terão acesso a uma imersão nacional em ecossistema de inovação, um curso de educação executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e um curso em Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi).

  • bioma de inovação de maringá
  • prêmio nacional de inovação
  • SRI Norte Pioneiro
  • SRI Sudoeste
  • vale do pinhão