
Cerca de 50 comerciantes londrinenses participaram “Da live commerce ao marketplace: leve sua loja para o próximo nível das vendas on-line”, na noite de quarta-feira (29), na sede da Regional Norte do Sebrae/PR. Durante o evento, os lojistas puderam aprender com representantes da Shein e do TikTok sobre práticas para utilização de duas das principais plataformas de varejo on-line do mundo. A palestra gratuita foi promovida pelo Sebrae/PR Fecomércio PR e contou com o apoio do Centro de Inovação do Comércio (CIC) e da Governança Comércio InFoco.
A consultora do Sebrae/PR, Alesandra Almeida, afirma que durante as consultorias aos varejistas, um dos pontos mais reforçados é a necessidade de se investir em diversos canais de atendimento.
“A loja precisa estar presente onde o seu consumidor está. Hoje a jornada de compra é omnichannel e cabe ao lojista identificar os canais de preferência de seus consumidores e estar presente neles, oferecendo a mesma experiência em cada um deles”, pontua.
Shein

Gerente de parcerias da Shein Marketplace no Brasil, Thiago Farhat, explica que eventos como este fazem parte da estratégia de expansão da marca no País.
“Poder contar com este apoio do Sebrae é interessante porque conseguimos conversar diretamente com os empreendedores e oferecer informações qualificadas. Mostramos as melhores práticas dentro da plataforma para eles atingirem a satisfação dos clientes e, claro, aumentarem as suas vendas”, afirma.
Presente no Brasil desde 2022, a Shein afirma ser, atualmente, a principal plataforma de vendas on-line no País.
“Além dos preços competitivos, o usuário brasileiro se identificou com o nosso modelo de marketplace que parece uma rede social. As pessoas podem salvar seus produtos preferidos, ler comentários e conferir fotos de usuários reais. Além disso, temos um algoritmo inteligente porque todo o comportamento do usuário é transformado em dados. Isso garante a ele uma melhor experiência, com mais assertividade. Para o vendedor, esses dados se tornam estratégicos para pensar em como e quais produtos oferecer”, detalha Thiago.
TikTok

Responsável pela educação dos vendedores do TikTok Shop nas américas, Zixuan Zhang, conta que durante o mês de outubro a sua equipe participa de uma missão comercial pelo Brasil. O objetivo é ensinar e recrutar vendedores para a plataforma que conta com 1 bilhão de usuários em todo mundo.
“O TikTok não é apenas uma plataforma de vídeos curtos. Ele é uma rede social em que o conteúdo é o foco e isso gera desejo e descobertas entre os usuários, o que também impulsiona o apelo de compras. Então, estamos nessa missão para ensinar e detalhar aos vendedores brasileiros como fazer isso”, declarou Zixuan.
De acordo com ela, os usuários brasileiros são os mais engajados do mundo. Em média, usam a plataforma diariamente por 120 minutos e abrem o aplicativo 11 vezes por dia. No total, o Brasil envia 287 milhões de vídeos por mês ao TikTok.
Lives no Instagram

Além dos aprendizados com os representantes da Shein e do TikTok, os comerciantes que participaram do evento puderam ainda conhecer a experiência de como as lives do Instagram transformaram o faturamento de uma loja de Londrina.
Empreendedora na cidade, Márcia Majowski conta que iniciou as vendas ao vivo e on-line em março de 2020, nos primeiros dias da pandemia.
“Eu brinco que essa estratégia surgiu por conta de um desespero. As pessoas riem, mas é verdade. Logo após o anúncio de lockdown eu recebi um estoque grande de mercadorias que a gente tinha pedido para a ExpoLondrina, que normalmente ocorre em abril e é um dos nossos principais momentos de venda. Diante de um estoque grande e sem saber o que fazer com aquilo, aproveitamos a onda de todo mundo estar em casa e assistindo às lives do Instagram para evitar um prejuízo”, relatou.
Márcia contou que as primeiras lives foram feitas sem planejamento. A equipe da loja se dividia de forma espontânea para atender à demanda.
“Vendemos 200 pares em 2 horas, mas não tínhamos ideia de como seria. Depois desse aprendizado, passamos a nos organizar a partir do nosso estoque, criamos processos de controle dos pares e do pagamento”, revelou.
Hoje, cinco anos após a primeira experiência, as lives da Márcia já foram adotadas pela empresa franqueadora como uma estratégia nacional.
“A marca e as franqueadas costumam fazer duas grandes lives por ano, logo após as liquidações de janeiro e julho. Isso ajuda a despertar interesse e girar o estoque de todos”, explicou.
Público
Após uma noite de muitas informações, o público presente na palestra “Da live commerce ao marketplace: leve sua loja para o próximo nível das vendas on-line” disse ter saído inspirado para colocar os aprendizados em prática.
A empreendedora Karina Aparecida Silva disse que saiu motivada do evento. “Eu sempre achei que vendas nessas plataformas não eram para o meu negócio porque ainda somos pequenos e focados no atendimento presencial. Agora, depois de aprender tudo isso, estou cheia de ideias sobre o que podemos fazer para aumentar as nossas vendas”, avaliou Karina.
André Guirao, proprietário da loja de produtos naturais também afirma que informações compartilhadas pelos representantes da plataforma o desafiaram a pensar em novas formas de vendas.
“Ainda não estou atuando com vendas on-line, mas acho que chegou a hora de testar novos formatos. Quero testar e colocar em prática todas essas dicas”, completou André.
