Montante é 117% maior do que no ano de 2020, promovendo desenvolvimento tecnológico em Guarapuava
Apesar de 2021 ainda ter sido um ano difícil para os negócios em geral por conta da pandemia da Covid-19, as empresas incubadas na Integ – Unicentro (Incubadora Tecnológica de Guarapuava) faturaram R$ 6,1 milhões, incremento de 117% na comparação com 2020, quando o valor foi de R$ 2,8 milhões. Atualmente, das 10 empresas incubadas, metade ocupa a estrutura física que é disponibilizada pela Integ, enquanto as demais utilizam o espaço coworking.
As empresas atuam na área de alimentos, química, geofísica e meio ambiente, saúde, educação e tecnologia da informação.
“Os resultados gerados pelas empresas incubadas demonstram que estamos colaborando com o desenvolvimento local e regional, notadamente quanto a geração de emprego e renda”, destaca Maico Taras da Cunha, professor, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro e diretor da Integ.
Para Wellington Barbosa da Silva sócio-diretor de empresa incubada na Integ, em 2020 na modalidade residente, o ano de 2021 foi desafiador, porém com crescimento gradual, o que permitiu a contratação de dois novos colaboradores.
“A Prospecta nasceu em novembro de 2019 e, logo após, começou a pandemia. No ano passado tínhamos boas expectativas e aproveitamos para focar na divulgação do nosso negócio”, lembra.
Para o empresário, a incubação gera mais credibilidade para a empresa que presta serviços em Geologia, Geofísica e Meio Ambiente.
“Como professor e pesquisador, eu já sabia da importância de estar incubado, de poder desenvolver novas ideias e do quanto isso nos traria resultados. Esse conjunto foi muito importante para o nosso crescimento”, comenta.
Neste ano, com a empresa ainda mais organizada, passaram para a modalidade não residente, mais dois colaboradores foram admitidos e os investimentos tiveram como foco a aquisição de novos equipamentos.
“Todo o processo até aqui foi importante para nos tornarmos cada vez mais reconhecidos na região e em outros Estados. Tivemos apoio da Incubadora e do Sebrae, com as consultorias. Saímos de dentro da Incubadora para um espaço maior, o que demostra a maturidade e crescimento da Prospecta”, comemora o empresário.
Em 2019, a Integ passou a fazer parte do seleto grupo de incubadoras que têm a gestão reconhecida com o Cerne 1, que é um modelo de certificação desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e tem o apoio do Sebrae, visando a promoção de uma melhoria relevante nos resultados das incubadoras que atuam em diferentes setores.
“Com o apoio do Sebrae, estamos em busca da implementação, aplicação e manutenção dos processos e práticas da etapa Cerne 2”, comenta a assessora jurídica da Integ e coordenadora da Divisão de Propriedade Intelectual da Unicentro, Cláudia Crisostimo.
Para uma empresa ser incubada é necessário participar de um processo seletivo e apresentar um plano executivo para uma banca. As aprovadas recebem auxílio da Integ, que consiste em disponibilizar espaço físico, com baixo custo, além de capacitações e consultorias específicas, conforme a demanda da empresa, e promover o networking.
O consultor do Sebrae Paraná, Agenor Felipe Krysa, ressalta a importância da incubadora como indutora do desenvolvimento de empresas inovadoras em Guarapuava.
“A Integ é um habitat de inovação, ou seja, um local que acolhe e potencializa o empreendedorismo inovador em Guarapuava. Nela, as empresas recebem suporte especializado o que possibilita atingir desempenhos acima do mercado, mesmo em um cenário de crise”, pontua.
Habitats PR
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento e criação de novos ambientes de inovação no Paraná, o Sebrae promove o Programa Habitats PR de Inovação. Nos últimos dois anos, foram realizadas 200 mil horas de capacitação e 700 workshops com a participação de 63 ecossistemas de inovação. A Integ participa do programa.