O Sebrae/PR realizou, nesta semana, o encerramento do Projeto ALI Produtividade, em um evento para celebrar as conquistas de empreendedores que participaram da jornada de avaliações, diagnósticos e acompanhamento com foco em inovação. O encontro, que reuniu 60 pessoas em Maringá, contou com uma palestra sobre a experiência Disney e o reconhecimento de empresas que se destacaram no ciclo.
Durante seis meses, as micro e pequenas empresas (MPE) e empresas de pequeno porte (EPP) que se inscreveram no programa Brasil Mais Produtivo e garantiram participação no ALI Produtividade foram acompanhadas individualmente por duas Agentes Locais de Inovação (ALI).
“Cada empresa atendida recebeu uma agente para a realização de diagnósticos do negócio e implantação de melhorias que resultaram em inovação. Algumas empresas melhoraram processos, outras mudaram de sede ou aumentaram o faturamento”, explicou a consultora do Sebrae/PR, Ana Carolina Molina.
Os resultados gerais serão divulgados no primeiro semestre de 2025. A consultora ressalta que, considerando as edições anteriores do projeto, as empresas participantes apresentaram um ganho médio de 35% em produtividade.
“O projeto oferece suporte, mas os resultados dependem do esforço e dedicação de cada empresário em aplicar soluções. Estão todos de parabéns”, frisou a consultora.
Dois negócios que se destacaram foram reconhecidos durante o evento por cumprirem os requisitos: realização do protótipo, execução dos planos de ação, realização de planos extras, participação nos encontros coletivos e participação nos eventos complementares.
Um dos destaques foi a empresa Positivo Acabamentos Gráficos, atendida pela agente Rafaela Galace. A empreendedora Lúcia Regina Carrara Negri, sócia do marido no negócio que possui 24 colaboradores, contou que foram realizados mapeamento e implantação de processos, entre outras melhorias, possibilitando zerar custos extras com retrabalho.
“Tínhamos um gasto mensal de R$ 3 mil com custos extras gerados por retrabalho. Após adotar processos simples, como planilhas que mostram etapas e status de produção, esse custo foi zerado. Tudo culmina com o período de fim de ano, quando nossa produção aumenta, então estamos muito contentes”, relatou Lúcia.
Também foi reconhecido o restaurante Kaizen Culinária Nipo-brasileira, acompanhado pela agente Lorena Quaglia no projeto. A empresa familiar, administrada pela empreendedora Rosane Satie Hirashima, ajustou o quadro de 15 colaboradores indiretos para 12, otimizou e padronizou processos e adotou soluções sustentáveis.
“O restaurante está renovado, possui procedimentos operacionais padronizados e fichas técnicas dos pratos. Ganhamos clareza das atividades, reduzimos mão de obra e custos. Substituímos materiais descartáveis por vidro e reaproveitamos água da chuva. A consequência foi aumento de faturamento, que acreditamos que será sustentado”, contou Rosane.
Durante o evento de encerramento, os empreendedores assistiram a uma palestra ministrada por Thaise Bueno, pós-graduada em Gestão Estratégica, especialista em experiência do cliente e na metodologia Disney, com formação na imersão Magia e Excelência – Disney Institute. O grupo também teve um momento de confraternização, troca de experiências e networking.
Em janeiro de 2025 terá início um novo ciclo do ALI Produtividade. Desta vez, a edição será focada em pequenas indústrias.