Centenas de pessoas participaram da 2ª edição do e-Cria, evento de Economia Criativa de Londrina e região. Realizado no Espaço Villa Rica, um complexo cultural da cidade, a programação aconteceu no sábado (20) e contou com palestras de especialistas que discutiram temas como Inteligência Artificial, inovação, regulação do setor audiovisual, propriedade intelectual, inclusão social e sustentabilidade.
Entre os palestrantes, o cineasta Normando Vitorino, o diretor de fotografia, Daniel Bernardon e Maikon Nery, diretor de cinema e realizador cultural. Também participaram da programação nomes como Marioo, diretor criativo da Human Academy, Louisa Savignon, cineasta, produtora e arquiteta, além de Caio Cesaro, consultor de Economia Criativa e Inovação.

Audiovisual
A edição 2025 do e-Cria, dedicou boa parte da sua programação a conteúdos ligados ao audiovisual. O vice-presidente do Lavi, governança de audiovisual da cidade, Lucas Balconi, reforçou a importância do fortalecimento e organização do setor.
“O diálogo entre poder público e iniciativa privada é crucial. Há alguns anos, Londrina trabalha para que além de um polo criativo, a gente também participe e tenha acesso a editais para o setor. O trabalho é árduo porque historicamente esses editais são acessados majoritariamente pelo eixo Rio-São Paulo, mas trabalhamos por essa descentralização”, refletiu Lucas.
O consultor do Sebrae/PR, Everton Perussi, afirma que existe uma preocupação em capacitar profissionais de Londrina e região para o acesso aos editais e captação de recursos. “Também trabalhamos para criar políticas públicas que olhem pelo setor e entendam que o audiovisual cabe em editais de inovação, assim como inovação também cabe em editais originalmente pensados para o audiovisual”, destacou Everton.
Ele lembrou que o Sebrae/PR participa do Lavi desde a criação da governança, em 2017.
“Trabalhamos em várias ações de fortalecimento do audiovisual e da Economia Criativa. Desde o apoio à abertura de empresa, gestão, capacitação e articulação para a criação de políticas de fomento para esses setores”, ressaltou.

Profissionais em busca de atualização
A designer Camila Rosolen conta que participou do e-Cria em busca de atualização profissional. “A maior parte do meu trabalho é dedicada ao Design Digital. Então, quando vi que a programação iria trazer discussões sobre Inteligência Artificial e, também, sobre regulamentação deste tipo de ferramenta, fiquei interessada porque entendo que é um assunto que preciso estar atenta e atualizada sempre”, observou Camila.
A produtora-executiva Jéssica Augusto também participou em busca de atualização. “Fiquei um tempo fora do mercado. Como o e-Cria reúne os principais nomes da região, vim para fazer networking, mas, também, para me atualizar das discussões ligadas ao setor.”
Ambiente de Inovação

Durante o e-Cria, o e-Cria Hub, localizado no Espaço Villa Rica, recebeu os certificados de credenciamento ao Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), gerenciado pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), como mais um Ambiente Promotor de Inovação de Londrina. O credenciamento foi realizado no ano passado, mas a cerimônia de formalização do espaço ocorreu no último sábado, com a presença do chefe do Núcleo Regional da SEIA, Alexandre Cordeiro.
“É com muita alegria que recebemos esse credenciamento. O Villa Rica sempre foi um espaço de referência e com a revitalização do cinema em um espaço de incentivo ao audiovisual, mas também, de apoio profissional à toda Economia Criativa, receber esse reconhecimento do Separtec é muito gratificante”, afirmou o diretor do Espaço Villa Rica, Rodrigo Fagundes.