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Evento conecta grandes empresas a startups para fomentar projetos de inovação aberta, na ExpoLondrina

Challenge Smart Agro promoveu uma rodada de negócios entre pequenas empresas de base tecnológica e grandes organizações que atendem o setor do agronegócio
Por ASN Paraná
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Com a proposta de fomentar iniciativas de inovação aberta e aproximar startups de grandes empresas que atendem o setor do agronegócio foi realizada, na tarde desta quinta-feira (11), a terceira edição do Challenge Smart Agro, no Pavilhão Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na ExpoLondrina 2024.

Participaram como empresas âncoras a Cooperativa Integrada, a TOTVS e a Sicredi Dexis. Previamente ao evento, elas lançaram desafios e oportunidades para que seis micro e pequenas empresas de base tecnológica pudessem se conectar e oferecer soluções para as demandas.

A Clickweb se inscreveu para o desafio pela primeira vez e trouxe três soluções para apresentar durante as rodadas. Com 21 anos de atuação no mercado, a empresa atua com a geração de novos produtos e lançamento de startups.

“Trouxemos para o Challenge casos de sucesso nas áreas de rastreamento de provas do campo, como soja, milho e trigo; integração de unidade climática; e aplicativos e portais para relacionamento com clientes B2B e B2C”, afirma o CEO da empresa, Paulo Henrique Ferreira.

Para o gerente de ciclo de crédito da Sicredi Dexis, André Luiz Zamoro, empresa que estreou no desafio em 2024, o evento foi uma oportunidade de buscar ideias inovadoras para atender aos produtores rurais associados. Entre os desafios propostos aos participantes, estavam o acompanhamento via satélite de propriedades rurais, facilitação de acesso a documentações e mensuração do endividamento dos produtores.

“São desafios mais operacionais do atendimento ao setor do agronegócio. Precisamos de apoio nessa área”, conta Zamoro.

Rodadas de negócios aproximaram empresas das startups com soluções de base tecnológica para solucionar desafios do agronegócio. Foto: Thomé Lopes.

Veterana no Challenge, a Cooperativa Integrada, representada pelo gerente de planejamento e desenvolvimento, André Galletti Junior, trouxe como desafios testes para controle de fraudes ou adulteração de fertilizantes, rastreabilidade de produto e monitoramento climático.

“São desafios que, muitas vezes, dentro da empresa a gente não consegue atender, por isso buscamos parceiros no mercado”, comenta Galletti.

O CEO da Quality Storm, Brahim José Málaque Neto, trouxe soluções para desafios apresentados pela Cooperativa Integrada e Sicredi Dexis. A empresa está no mercado desde 2018.

“Nosso objetivo é fechar parcerias para poder rodar, pelo menos, uma prova de conceito e quem sabe virar fornecedor dessas empresas”, completa.

A TOTVS também voltou para o Challenge em 2024 e trouxe como desafios como ter uma geração de leads qualificados dentro do universo B2B e como medir o relacionamento e a experiência dos clientes com a empresa.

“Boa parte das tecnologias que estamos levando para o mercado é fruto de parcerias como essas. Então, se a gente identificar que a solução se encaixa e teremos mercado para atender, com certeza vamos trazer para o nosso portfólio de produtos e de comercialização”, afirma o diretor comercial da TOTVS Oeste, Alessandro Peralta.

O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que processos de inovação aberta são vantajosos tanto para a grande empresa, que consegue acelerar o desenvolvimento de uma solução inovadora, como para a pequena empresa, que abre novos mercados.

“Colocamos as startups para conversar com as grandes empresas para terem a chance de abrir novos mercados mais rapidamente do que se tivessem que bater na porta de cada uma para negociar suas soluções”, analisa Ishikawa.

O Challenge Smart Agro foi promovido pelo Sebrae/PR, pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e pelo Cocriagro.