Empresários da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lideranças do setor e autoridades de Maringá e Londrina participaram, nesta terça-feira (30), do lançamento do EcoTICNova 2024, na sede da Sicredi Dexis, em Maringá. O evento que congrega iniciativas do setor de TIC de Maringá e de Londrina, será realizado em Londrina, na Villa Planalto, nos dias 27 e 28 de agosto.
Voltado para empresários, gestores, profissionais, estudantes e outros públicos interessados no mercado da tecnologia, o EcoTIC Nova terá entre os palestrantes representantes da Microsoft e Bemol, atividades como capacitações, estandes com empresas de tecnologia e outras agendas. As inscrições e programação completa estão disponíveis no link: https://www.ecoticnova.com.br/.
O evento é a soma do Eco.TIC (de Londrina) e TIC.Nova (de Maringá), que acontecem desde 2002 e que a partir de 2022 foram unificados, a fim de ampliar conhecimento, conteúdos e oportunidades. Além disso, representa a união de duas cidades que formam um polo de TI.
Levantamento realizado pelo Sebrae/PR com base em dados da Receita Federal mostram que os municípios, juntos, possuem 6.918 empresas de TIC, uma evolução de mais de 72% entre 2019 e 2024, número que posiciona o polo atrás somente do de Curitiba, no Paraná.
O que torna o setor nas regiões norte e noroeste do Estado diferenciado é, na análise do Sebrae/PR, o nível de maturidade empresarial (empresas com mais de três anos de mercado), que representa mais de 60% das empresas.
“Como observamos, é melhor somar do que dividir. O setor de TI movimenta desde o agro até serviços, ajudando a alavancar as empresas do Paraná. Com essa união, a potência do eixo Londrina-Maringá se multiplica e escala, indo além do Paraná e gerando mais desenvolvimento, emprego e renda”, comentou o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete.
Presidente da governança do Arranjo Produtivo Local da Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e Região (APL TIC Londrina e Região), Ana Paula Murakawa destacou que o evento é uma referência não só para as regiões norte e noroeste do Paraná, mas para o Estado todo.
“É uma oportunidade em que lançamos tendências, compartilhamos conteúdo. Neste ano, enfatizaremos o impacto da adoção de soluções de TIC por empresas de todos os setores nos seus negócios”, disse Ana. “Esta edição também é especial, pois iremos comemorar os 18 anos do APL TIC e os 90 anos de Londrina”, acrescenta.
Para o presidente da Software By Maringá (SbM), Joelson Andrade, a junção dos eventos torna a experiência, que passa a ocorrer em anos pares em Londrina e em anos ímpares em Maringá, mais densa.
“A expectativa é que a troca de conhecimento e a grandiosidade do evento dobrem a cada ano. Desta vez, teremos três palcos entre palestras e treinamentos. Traremos grandes nomes para compartilhar conteúdo com os participantes”, destacou Joelson.
O EcoICNova é realizado pelo APL TIC Londrina e Região, Software by Maringá, Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná), Sebrae/PR e Sistema Fiep, com apoio do Ecossistema de Inovação Estação 43 e Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá.