
Empreendedoras, gestoras e lideranças femininas se reuniram, na tarde de terça-feira (8), no Pavilhão Smart Agro, na ExpoLondrina 2025, para se conectar e debater sobre o papel de protagonismo exercido por mulheres nas governanças e no ecossistema de inovação local. O evento Founders Mulheres no Ecossistema foi promovido pelo Sebrae/PR, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Estação 43.
A programação incluiu dois painéis, o primeiro com mulheres em ambientes de inovação, que reuniu as consultoras do Sebrae/PR, Ana Rizzi, de Cascavel, e Danubia Milani, de Londrina; a coordenadora de tecnologia e inovação do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, Silvana Kumura; e a CEO da Cocriagro e diretora de inovação do SRP Valley, Tatiana Fiuza.
O segundo painel debateu o papel das lideranças femininas na governança da inovação em Londrina e contou com as participações da CEO da Decola Startup School e presidente da governança RedFoot Community, Ana Paula Murakawa; da assessora de relações institucionais e inovação da Fundação Araucária e presidente da governança Londrina Inteligente, Cristianne Cordeiro Nascimento; e da diretora da Âncora Comunicação e coordenadora da governança de Turismo, Maria Angela Rocha Ferraz.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, que atua nos projetos de startups, TIC e mercado internacional, explica que a ideia de trazer o evento foi evidenciar o protagonismo feminino dentro do ecossistema de inovação de Londrina. Ela lembra que, até pouco tempo atrás, não se viam mulheres à frente das governanças. O APL de TIC, por exemplo, que já existe há cerca de 20 anos, foi ter sua primeira presidente mulher apenas em 2023. Mas a situação vem mudando.
“Hoje, a gente tem mulheres assumindo a liderança das governanças da construção civil, comércio, turismo, na RedFoot, que é a governança de startups, agronegócio, cidades inteligentes. Então, vemos como as mulheres têm se posicionado e mostrado seu valor e protagonismo. Queremos aproximá-las para que uma possa ser apoio para a outra”, cita.
Para a diretora de inovação da SRP Valley, Tatiana Fiuza, é importante ver mulheres em cargos de liderança para que outras possam se inspirar e querer ocupar essas posições também. Ela conta que foi interessante poder trocar experiências e perceber que muitos desafios são compartilhados, como o de trabalhar só com homens, ou de equilibrar carreira com a maternidade.
“A ideia não é fazer terapia em grupo, mas a gente conseguir trocar mesmo. Ainda precisamos ocupar mais cargos de liderança. Às vezes, somos a maioria dentro de uma empresa, mas nas lideranças somos poucas. Então, quando a gente começa a se fortalecer e a caminhar juntas, podemos ampliar a possibilidade de estar em mais posições de destaque”, afirma.

Na avaliação da presidente da governança Londrina Inteligente, Cristianne Cordeiro Nascimento, a mulher é capaz de preencher lacunas que o homem não consegue dentro do mercado, por causa desse olhar diferenciado que ela tem, de cuidado, que pode transformar a sociedade. Ela diz que é importante as mulheres se unirem e se apoiarem.
“Muitas ainda têm receio de estar nesse ambiente tão masculino. Mas, se a gente não se doar um pouco, não conseguiremos ter um papel de protagonistas. Então, é isso, inspirar pessoas a ocupar espaços, a falar suas ideias, ter coragem de se posicionar”, enfatiza.
A executiva comercial de uma empresa de seguros, Miriam Bordin, acompanhou o evento e se viu representada entre as painelistas. Ela trabalha em um universo ainda bastante masculino e disse que um dos maiores desafios foi o retorno às atividades depois de ter sua filha. Para ela, o bate-papo foi interessante para reconhecer a importância do papel da mulher no mercado e para que todas se sintam empoderadas, pois muitas ainda se sabotam no dia a dia.
“Temos que valorizar a importância de ter mulheres nos cargos de liderança e ocupando cadeiras importantes. Nós temos tantos outros papéis, que é fundamental lembrarmos do nosso valor”, comenta.
O evento contou com a presença da deputada federal, Luísa Canziani, da secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social de Londrina, Marisol Chiesa, além de líderes de governanças, empresárias, representantes de hospitais, universidades, da Câmara Municipal de Londrina, entre outros.